em

Lista | As maiores escritoras da História da literatura

Listamos aqui algumas mulheres que quebraram barreiras e mesmo com os desafios conseguiram seguir com o sonho de serem escritoras. E independente do gênero escolhido para suas obras, foi pelo talento de cada uma são referências até hoje.

  • Jane Austen

A famosa escritora inglesa é conhecida principalmente pelos romances que já foram adaptados para o cinema e até em séries. Seu primeiro livro publicado foi Razão e Sensibilidade de 1811, depois veio Orgulho e Preconceito, que talvez seja a sua obra mais conhecida no mundo, e mais diversas outros romances e obras mais curtas. Jane também escreveu uma peça teatral chamada Sir Charles Grandison por volta de 1792, mas foi publicada apenas em 1980.

  • Agatha Christie

Agatha é conhecida como “Rainha/Dama do Crime” e entrou para o Guiness Book como a romancista mais bem sucedida da história da literatura mundial em número total de livros vendidos, cerca de quatro bilhões de cópias. Seu primeiro livro publicado foi O Misterioso Caso de Styles em 1920, mas durante toda a sua carreira publicou mais de oitenta obras, sendo alguns sobre o pseudônimo de Mary Westmacott. 

  • Clarice Lispector

O que poucos sabem é que Clarice Lispector nasceu na verdade na Ucrânia, mas se naturalizou brasileira. Entre as suas obras estão romances, contos, crônicas e até livros de literatura infantil. Sua primeira obra publicada foi o romance Perto do coração selvagem de 1943, mas talvez a sua obra mais conhecida é o livro de contos Laços de família de 1960 e A Hora da Estrela de 1977.

  • Emily Brontë

Emily é a irmã Brontë que menos se tem informação. É a autora de O Morro dos Ventos Uivantes de 1847, que hoje é reconhecido como clássico da literatura mundial. Também publicou outras obras em parceria com suas irmãs, como Glass Town. Ela costumava escrever sobre o pseudônimo masculino Ellis Bell, devido a dificuldade da época de conseguir ter um livro publicado sendo mulher.

  • Charlotte Brontë

Charlotte Brontë também costumava escrever sobre o pseudônimo masculino Currer Bell, assim como suas irmãs. Suas obras mais conhecidas foram o seu primeiro romance, Jane Eyre de 1847 e Villette de 1853 que é considerado a sua obra mais madura, pois é baseado no tempo que trabalhou como professora em Bruxelas.

  • Simone de Beauvoir

Uma das autoras feministas mais conhecidas, ela publicou obras que são usadas como referência até hoje para o movimento, como por exemplo o livro O Segundo Sexo de 1949 e Memórias de uma moça bem-comportada de 1958, sendo esse último autobiográfico. Ela também publicou diversos romances, como Os Mandarins que ganhou o Prêmio Goncourt de 1954, que é a premiação mais importante da literatura francesa.

  • Cora Coralina

Poucos sabem que Cora Carolina é o pseudônimo de Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, nome verdadeiro da contista e poetisa brasileira. Sua primeira obra foi publicada em 1965, o livro Poemas dos Becos de Goiás e estórias mais. Depois veio Meu Livro de Cordel em 1976 que é uma de suas principais obras, mas também teve livros publicados depois de sua morte como Tesouro da Casa Velha em 1996 e Vila Boa de Goias em 2001.

  • Mary Shelley

Filha de escritores, Mary escreveu o famoso Frankenstein em 1818 que é reconhecido como clássico mundial e ganha até hoje adaptações audiovisuais pelo mundo. Mesmo esse sendo a sua grande obra, ela também publicou Mathilda que tem temas polêmicos como incesto e suicídio. Entre outras obras da autora também estão o livro de ficção cientifica O Último Homem de 1826 e o romance Valperga de 1823.

  • J. K. Rowling

A autora de Harry Potter é mundialmente reconhecida. Lançou o primeiro livro da série em 1997, Harry Potter e a Pedra Filosofal, e o último, Harry Potter e as Relíquias da Morte, em 2007. Nesse meio tempo fez diversas obras relacionadas ao universo de Harry Potter como Animais Fantásticos e Onde Habitam e Os Contos de Beedle, o Bardo. Ela também publicou obras independentes de Harry Potter como Morte Súbita de 2012 e a série de livros Cormoran Strike.

  • Anne Rice

Anne é ficou popular principalmente por abordar o tema fantasia e terror com seus vampiros que se tornaram referência até hoje. Sua primeira e mais conhecida obra foi Entrevista com o Vampiro publicado em 1976. Depois disso escreveu diversos livros com esse mesmo tema como A Rainha dos Condenados em 1988 e Cântico de Sangue em 2003. A autora também tem obras com outros temas como o livro Christ The Lord: Out of Egypt de 2005 que conta a história de Jesus quando tinha sete anos de idade.

APOSTA: Gillian Flynn

A nossa aposta é em Gillian Flynn pelo talento que ela vem mostrado em suas obras. A autora de obras como Objetos Cortantes de 2017, Lugares Escuros de 2010 e Garota Exemplar de 2012, ela vem conquistando mais espaço e reconhecimento principalmente porque suas obras ganharam adaptações cinematográficas pouco tempo depois do lançamento. O nosso conselho é ficar de olho nas próximas obras de Gillian, pois talento é algo que ela tem de sobra realmente.

Redação Bastidores

Publicado por Redação Bastidores

Perfil oficial da redação do site.

Um Comentário

Leave a Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crítica | Fome de Poder