Seja através de O Exorcista ou Sobrenatural, o Cinema já nos entregou alguns belos exemplares de filmes sobre possessão e continua, ano após ano, trazendo novas experiências assustadoras para os espectadores e apreciadores do gênero terror.

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema «

Pensando nisso, decidimos montar uma lista elencando os cinco melhores filmes sobre o assunto. Para isso, buscamos evitar filmes da mesma franquia, de resto, tudo vale – possessão de adultos, crianças, casas, etc.

Confira, portanto, abaixo, nossa lista e não deixe de nos dizer quais são os seus filmes de possessão preferidos!

5. Sobrenatural (2010)

Insidious é um filme de terror que realmente lhe proporciona horas de puro medo. Se você está procurando um ótimo filme que te assuste, ofereça uma música típica do gênero, uma sonoplastia digna de blockbusters e uma fotografia impecável, vá sem duvida alguma. Além de se divertir, ficará tenso e enervado com o artístico suspense do longa. Porém fique ciente que o último ato do filme é simplesmente deplorável e acaba totalmente com a atmosfera aterrorizante construída assemelhando-se a um filme de comédia fracassado. E lembrem-se, não façam como eu fiz. Não assistam esse filme sozinhos de forma alguma, pois a insônia te esperará de braços abertos. Ou não…

4. A Morte do Demônio (2013)

Foi doloroso não colocar o clássico trash de Sam Raimi nessa posição, mas optamos por focar somente em filmes de terror de verdade (que não se misturam, muito, com a comédia). Dito isso, o remake de A Morte do Demônio conta ainda com um desfecho impagável que abraça a alma trash da franquia,  é um remake que tem potencial para agradar tanto aos fãs do original, quanto à nova geração. O resultado aqui é tão inventivo que até oferece possíveis formas de conectar este filme com a trilogia de Sam Raimi. Fique de olho.

3. O Exorcismo de Emily Rose

Baseada em um caso que aconteceu nos anos 1970 na Alemanha, com uma jovem chamada Anneliese Miche, O Exorcismo de Emily Rose sabe seguir a cartilha do clássico de William Friedkin, ao mesmo tempo que mantém sua identidade, trazendo, muitas vezes, o terror sob ponto de vista da própria garota possuída.

Se você não acordou no meio da noite (especialmente perto das 3 da manhã) com medo após assistir esse filme, então você está mentindo!

2. Invocação do Mal

Contando um núcleo familiar extenso, todas as cenas com a família Perron são extremamente eficientes e comoventes, agradando pela naturalidade com que trata temas clichês, mas que também nos faz torcer e ficar ao lado daqueles personagens – que definitivamente ignoram a burrice das figuras que geralmente povoam o gênero. O amor da mãe vivida por Lili Taylor é genuíno a cada cena, e o fantástico trabalho da atriz é um dos pontos altos de toda a produção, seja em suas cenas mais amorosas, ou naquelas em que é literalmente tomada pelo demônio. E já falei brevemente sobre os dois ali em cima, mas Patrick Wilson e Vera Farmiga são simplesmente impecáveis como o casal Warren, deixando explícito o profissionalismo do casal para lidar com eventos sobrenaturais, assim como a forte paixão que os mantém unidos. Se eu visse algo estranho na vizinhança, eu definitivamente chamaria Farmiga e Wilson.

Com um trabalho de som espetacular, Invocação do Mal é uma grande surpresa. O terror não anda lá grande coisa nas terras ianques, mas é sempre bom encontrar uma obra decente em um gênero cada vez mais esgotado. Que James Wan siga comandando a arte de nos meter medo por muito tempo.

1. O Exorcista

O Exorcista é só mais uma prova de como os anos 1970 foram incríveis para o cinema – talvez sua última Era de Ouro. 42 anos não foram suficientes para tirar o brilho dessa joia do horror. O filme simplesmente não envelhece como tantos outros dos anos 1980 e 90. Até hoje seus efeitos práticos impressionam – não faço ideia de como fizeram as levitações. Pode não assustar mais que o filmes de hoje, mas com certeza ainda é um dos mais aterrorizantes.

Afinal, poucos são os filmes que fixam imagens poderosas em sua mente na hora de dormir. Isso é obra de mestre.

Comente!