em ,

Lista | Os 10 Melhores Vilões dos Games

Eles são os aqueles que nos perseguem até o final da fase, que criam todos os obstáculos que devemos superar, e precisam ser derrotados na última fase, esbanjando poder de ataque e barra de HP. Esses são os vilões dos videogames, os personagens que nós amamos odiar e que no final das contas, não teríamos um game sem eles. Reunimos os 10 melhores e mais icônicos inimigos da história dos jogos eletrônicos. Então aperte Start e vamos para a lista!

10- Wesker

Primeira aparição: Resident Evil (1996)

Albert James Wesker é daqueles vilões misteriosos, onde nunca sabemos suas reais intenções até os instantes finais do jogo. E isso já era visto em sua primeira aparição, no Resident Evil de 1996. Traindo o grupo S.T.A.R.S. liderado por Jill Valentine e Chris Redfield, Wesker começou sua carreira de principal antagonista da série, aparecendo em mais títulos que qualquer outro personagem. Wesker, uma espécie de criação dos fundadores da Umbrella, é no final um agente do caos, que trabalha para a empresa  a fim de completar os planos de dominação mundial dela. Na última vez que vimos, Wesker foi destruído por um míssil lançado por Chris e Sheva no final de Resident Evil 5. Mas como um clássico vilão, essa provavelmente não será a última vez que veremos seu cabelo com gel e óculos escuros na série de zumbis mais famosa dos games.

9- Dr.Willy

Primeira aparição: Mega Man (1987)

Talvez não tão icônico para a geração atual, já que a franquia Mega Man não está muito presente nas gerações de consoles atuais, Dr. Willy já foi um dos principais símbolos vilanescos nos games na época do NES e do SNES. Dr. Albert Wesker Willy (isso mesmo, outro Wesker na lista), era um renomado cientista que, junto com o Dr. Light, construiu 6 robôs que ajudariam a humanidade em diversas tarefas. Porém, Dr. Light acabou recebendo todos os créditos, levando Willy a loucura e revertendo a programação de seus robôs para causar caos ao redor do mundo. Light então ativa seu ajudante robô chamado Mega e o modifica para a batalha que estava por vir. Após diversas sequências, Willy sempre consegue voltar e atrapalhar a vida de Mega e seus companheiros robóticos.

8- Dracula

Primeira aparição: Castlevania (1986)

Não tem inimigo na lista mais clássico que este. Mais antigo que a própria existência dos videogames, Dracula é o clássico monstro de Bram Stoker que recebeu uma vida extra na franquia de jogos Castlevania, que se inspirou em clássicos da literatura e do cinema do gênero para criar seus inimigos. Com seu castelo, Dracula atormenta a humanidade (e especialmente a família Belmont) a cada vez que reencarna e volta para o mundo terreno. Mudando de aparência física a cada título da franquia, o vilão sempre foi o final boss da série, com suas habilidades de teleporte, transformação e emissão de bolas de energia. E quando você achava que estava para acabar, ele prontamente se transformava em uma criatura maior e mais poderosa, dando um belo trabalho como o derradeiro inimigo do game.

7- GLaDOS

Primeira aparição: Portal (2007)

Talvez o personagem com menos títulos da lista, mas GLaDOS (ou Genetic Lifeform and Disk Operating System) só precisou de 1 game para se tornar uma das vilãs mais amadas e odiadas pelos jogadores. A sarcástica inteligência artificial que controla as câmaras de testes no Laboratório de Pesquisas da Aperture se torna sua guia durante toda a história de Portal, controlando os obstáculos que Chell, a protagonista do game, deve encarar. Ao longo dos testes nos é prometido um certo bolo como recompensa pelo árduo trabalho de testar a arma de portais. Porém, como muitos já sabem, tal doce era uma mentira. GLaDOS na realidade estava mandando Chell para uma fogueira ao final de todas aquelas salas de testes. A partir daí, GLaDOS se torna uma perigosa entidade capaz de controlar todo o ambiente à sua volta. Mesmo após a sua derrota no primeiro game, ela retorna na sequência, agora ajudando a protagonista a derrotar outra inteligência artificial insana. Depois de enfrentar GLaDOS, você certamente terá um pouco de medo quando a Siri falar algo no seu celular.

6- Sephiroth

Primeira aparição: Final Fantasy VII (1997)

O antagonista de Final Fantasy VII não é o mais lembrado da franquia de RPG’s japoneses à toa, já que é por culpa dele que temos também uma das mortes mais lembradas pelos fãs da série, a de Aerith Gainsborough, morta na frente do protagonista da história, Cloud. Sephiroth é o soldado mais habilidoso e poderoso do mundo, idolatrado por soldados e temido por seus inimigos. De seus cabelos cinzas e a longa lâmina da espada Masamune, tudo em Sephiroth espelha a frieza e visão de mundo que ele carrega: a de que o resto do mundo não se equipara ao tamanho de seu poder. Poucos vilões tem um tema tão memorável atrelado a seu nome. Quando lembramos de Sephiroth, a balada de One Winged Angel já ressoa em nossas cabeças. E que tema apropriado para um vilão!

5- M.Bison

Primeira aparição: Street Fighter II (1991)

Jogos de luta são fonte de personagens memoráveis e chefes finais de arrancar os cabelos de seus jogadores. E não podemos deixar de citar um dos primeiros e mais importantes do gênero. M.Bison (ou Vega no japonês) é o vilão recorrente da franquia de jogos de luta da Capcom. Originalmente apresentado em Street Fighter II como o final boss do game, dono da organização criminosa Shadaloo tem como o clássico (e manjado) objetivo de dominar o mundo através de sua própria força, adquirindo habilidade psíquica para destruir seus oponentes em combate. A maioria dos lutadores participantes do Street Fighter tiveram suas vidas afetadas por Bison de alguma forma, seja com a morte de um parente próximo (Chun Li) ou aliados que entraram no torneio para oferecer suporte e limpar os “mais fracos” (Sagat). Apesar de ser derrotado, Bison sempre arranja uma forma de voltar para desafiar Ryu e seus amigos em mais uma treta nas ruas.

4- Liquid Snake/Ocelot/Liquid Ocelot

Primeira aparição: Metal Gear Solid (1998)

Muitos vilões conseguem voltar da morte de formas inexplicáveis e até mesmo milagrosas, apenas como uma desculpa esfarrapada para que eles retornem nas sequências dos jogos de suas franquias. Mas no caso de Liquid Snake, a coisa é mais complexa. Para aqueles que não conhecem a história da franquia Metal Gear, explicar como Liquid Snake volta da morte após o primeiro Metal Gear Solid, com Ocelot (um dos capangas que trabalhavam para ele) pegando para si o braço direito do cadáver de Liquid e tendo sua personalidade compartilhada com ele, é praticamente impossível em apenas alguns parágrafos. Obra da mente de Hideo Kojima, Liquid é um dos vilões mais lembrados por sua obsessão em conseguir realizar seus objetivos e ser páreo duro para o herói da série, Solid Snake. Após tantos problemas causados pelo vilão, enfrentá-lo no final do quarto capítulo da saga se torna um daqueles momentos que o jogador e o personagem se conectam emocionalmente através de um único objetivo: socar a cara de Liquid Ocelot até não dar mais.

3- Dr.Robotnik/Dr. Eggman

Primeira aparição: Sonic the Hedgehog (1991)

Começando o nosso top 3, como não deixar de citar o vilão com o melhor bigode do grupo. Dr. Ivo Robotnik (ou Dr. Eggman) é o nêmeses de Sonic The Hedgehog desde seu game de estreia em 1991. Com sua forma semelhante a um ovo, o cientista maluco tem como objetivo capturar as Esmeraldas do Caos e assim ter sua fonte de energia infinita para criar seu próprio império, Eggmanland. Capturando todos os seres vivos e os transformando em robôs, tudo parecia correr bem para os planos do cientista, mas o que ele não imaginava era que um ouriço azul superveloz se tornaria a fonte de seus problemas dali pra frente, sempre conseguindo sabotar seus planos. Apesar de caricato e não refletir nenhuma ameaça em sua aparência oval, Robotnik é um dos vilões mais ativos nos games, seguindo Sonic aonde quer que o ouriço azul vá.

2- Ganondorf

Primeira aparição: The Legend of Zelda (1986)

Através do tempo, o bem e o mal irão sempre existir. E em The Legend of Zelda isso é levado às últimas consequências, com o eterno confronto entre Link e Ganondorf. Um dos vilões mais importantes da história dos games, Ganondorf (ou Ganon) faz parte de um eterno ciclo no universo da série protagonizada por Link, sendo o terceiro lado do triângulo do destino que conecta nosso herói, Ganon e a princesa Zelda. Sempre em busca dos poderes da Triforce, Ganon ressuscita múltiplas vezes na linha do tempo da série para alcançar seus objetivos e espalhar caos e trevas no mundo. Mas com ele, a reencarnação de Link também ressurge, e nós, como o lendário herói do tempo, devemos impedir os planos do vilão, resgatando Zelda e trazendo paz e harmonia para o mundo novamente, até a próxima reencarnação do inimigo de Hyrule.

1- Bowser

Primeira aparição: Super Mario Bros. (1985)

O verdadeiro sinônimo de vilão nos videogames, Bowser fica em primeiro lugar na nossa lista não só por ser um dos mais antigos membros do time de antagonistas, mas também por sua força de vontade em conquistar o objetivo de casar com a princesa Peach, algo que Mario e seu irmão Luigi sempre estiveram preparados para detê-lo. O líder da organização Koopa Troop está disposto a tudo para conseguir seus objetivos. Nas pistas de kart, quadras de tênis, dando chutes e socos em outros personagens da Nintendo ou até mesmo competindo nas Olimpíadas com Sonic e sua turma, Bowser é também o vilão mais proficiente em sua profissão como inimigo do encanador, apesar do seu formato de tartaruga mutante parecer meio fora de forma e dizer o contrário. E mesmo com mais de 30 anos na estrada, Bowser não parece ter cansado nem um pouco de sua profissão e com certeza tem fôlego para mais 3 décadas de planos infalíveis para capturar a princesa do Reino dos Cogumelos. E nós estaremos sempre lá para impedi-lo.

Gostou da lista? Tem outro vilão que você achou que faltou? Deixe nos comentários abaixo!

O que você achou desta publicação?

Avatar

Publicado por Rodrigo Ribeiro

Jornalista e aficionado por games e cultura pop. Acredita que os games podem ser considerados uma forma de Arte e que o mundo seria um lugar melhor se as pessoas parassem de brigar na internet e voltassem a jogar seus queridos videogames.

Comentários

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

0

Comente!

Avatar | Próximos filmes da Franquia dispensam óculos para assistir aos filmes no efeito 3D

Lista | Os Melhores Personagens de Grey’s Anatomy