Listar os melhores filmes baseados em jogos é certamente um grande desafio, pois de um modo geral, não existe realmente nenhum que seja bom. A verdade é essa, querendo ou não. Parece que o cinema ainda não enxergou uma maneira de adaptar as narrativas dos vídeo games para as telas, tanto que os melhores filmes sobre jogos, são aqueles que não baseados em jogo nenhum em especifico, como é o caso do Jogador Nº 1, dirigido pelo Steven Spielberg.

Mas enfim, mesmo sendo uma árdua tarefa, listamos aqui os seis melhores filmes baseados em jogos, não que eles sejam realmente bons, são apenas os melhores dentre os muitos fracassos.

TOMB RAIDER: A ORIGEM (2018)

Lara Croft, interpretada por Alicia Vikander, é a filha de um pesquisador excêntrico que desapareceu quando ela ainda era uma criança. Agora, uma jovem de 21 anos sem qualquer foco ou propósito real, Lara vive em Londres trabalhando como uma mensageira, mal consegue pagar o aluguel e faz cursos universitários, raramente chegando às aulas. Determinada a forjar seu próprio caminho, ela se recusa a tomar as rédeas do império global de seu pai tão firmemente quanto ela rejeita a ideia de que ele realmente se foi. Aconselhada a encarar os fatos e seguir em frente depois de sete anos sem ele, Lara finalmente resolve entender os motivos de seu desaparecimento, que a levam até uma ilha remota no meio do oceano.

RESIDENT EVIL: O HÓSPEDE MALDITO (2002)

Quando um vírus acaba escapando de uma instalação secreta, transformando toda a equipe em zumbis famintos e sanguinários. O computador complexo desliga a base para evitar uma infecção em longa escala. E a base central da empresa envia uma unidade militar de elite para resolver a situação. Eles acabam encontrando Alice, interpretada por Milla Jovovich, que está sofrendo de amnésia. A equipe militar deve desligar o computador e sair, mas para isso eles e Alice terão que lutar contra zumbis, mutantes e o próprio computador, antes que o vírus escape e infecte o resto do mundo.

PRÍNCIPE DA PÉRSIA: AS AREIAS DO TEMPO (2010)

Adotado nas ruas de Nasaf pelo rei Sharaman da Pérsia, o jovem Dastan, interpretado por Jake Gyllenhaal cresce entre a realeza e rapidamente ganha seu lugar como um poderoso guerreiro e príncipe. Enquanto seus planejam estratégias de batalha, um espião envia a notícia de que a Cidade Sagrada de Alamut tem fornecido armas aos inimigos da Pérsia. Tomando o assunto em suas próprias mãos, um dos príncipes ordena um ataque à cidade sagrada e, após sua queda, Dastan encontra a bela princesa Tamina, interpretada por Gemma Arterton. Quando o rei Sharaman morre em circunstâncias misteriosas, pouco depois, e Dastan é acusado de seu assassinato, ele foge com a princesa em uma missão angustiante para limpar seu nome. Aprendendo com Tamina os verdadeiros motivos por trás da invasão de Alamut, Dastan deve embarcar em uma perigosa busca para deter que uma arma mística que pode controlar a própria estrutura do tempo caia nas mãos erradas

MORTAL KOMBAT (1995)

O poderoso deus Raiden guia o guerreiro Liu Kang, a detetive de polícia Sonia Blade e o astro de cinema de artes marciais, Johnny Cage para uma ilha remota para competir no Torneio Shaolin conhecido como Mortal Kombat. Se o reino de Outworld ganhar o Torneio Shaolin dez vezes seguidas, eles poderão entrar no Reino da Terra e assumir o controle do planeta. Eles foram vitoriosos nas últimas nove vezes, e com guerreiros como Scorpion, Sub Zero e Goro, o destino da Terra parece estar mesmo em risco.

FINAL FANTASY (2001)

Feito inteiramente de computação gráfica, a trama se passa no ano de 2065, o próximo grande ataque contra uma raça invasora de alienígenas, chamados fantasmas, está prestes a acontecer. A Doutora Aki Ross, uma jovem cientista brilhante, corre para encontrar os segredos dos invasores, não apenas para salvar o planeta, mas também para se salvar, depois que seu corpo é infectado por partículas alienígenas. Ela se junta a um prestigioso esquadrão militar, liderado por seu velho amigo Gray Edwards, para então conseguir deter eles.

RAMPAGE: DESTRUIÇÃO TOTAL (2018)

O pesquisador Davis, interpretado por Dwayne Johnson, compartilha um vínculo inabalável com um gorila branco chamado George, que está sob seus cuidados desde que era jovem. Quando o experimento genético de uma corporação da errado, George e outros animais em todo o país são transformados em criaturas gigantes e agressivas que destroem tudo em seu caminho. Davis então tenta encontrar um antídoto, não apenas para deter uma catástrofe global, mas também para salvar a temível criatura que um dia já foi o seu melhor amigo.