É hora de colocar o dedo na ferida! E também aproveitar a chance de que já que teremos outro grande e promissor ano para o Universo Cinematográfico da Marvel à frente, é bem válido relembrar de suas constantes e recorrentes marcas presentes em todos os seus filmes até hoje. Um jeito mais florido de dizer que essa lista vai destacar todos os incansáveis clichês que perpetuaram sua presença, se não em todos, com certeza pelo menos em 90% de todos os filmes do MCU até hoje. Mas só por se tratarem de clichês não quer dizer que esta será uma lista pejorativa, apenas destacar e ver o lado bom e ruim que a presença desses clichês fizeram nos filmes dos Vingadores e companhia até hoje.

Os Vilões sempre querem uma Tecnologia, o poder ou arma do Herói

Não é exceção em nenhum dos filmes do MCU até agora em que você sempre pode ver o vilão principal cobiçando algo do herói, seja desde o primeiro Homem de Ferro com Obadiah Stane querendo a tecnologia do arc da armadura de Stark para construir sua própria, ou em O Incrível Hulk onde Emil Blonsky cobiçava o soro do super soldado que desencadeou na criação do Hulk em Banner. E com os exemplos recentes de sobra nos últimos filmes da franquia, Killmonger em busca de usurpar o trono de Wakanda em Pantera Negra; Thanos em busca de todas as jóias do infinito em Guerra Infinita e até em Homem Formiga e a Vespa com a Ghost caçando a energia do Reino Quântico. Um clichê que não escapou de nenhum filme do MCU até hoje!

Todos os filmes tem uma cena flasback

Todo filme de super-herói desde Batman Begins não evitaram esforços de se usarem do truque do flashback para destacarem momentos importantes e definitivos da vida dos seus heróis, ou até mesmo dos vilões. Desde a intro do primeiro Homem de Ferro que era basicamente um grande flashback, até hoje onde vimos brevemente o início da relação pai e filha com Thanos e Gamorra em Guerra Infinita, podem checar que é uma verdade irrefutável para o MCU e todas as cenas flashback que fizeram parte de todos os seus filmes.

O herói sempre é tomado prisioneiro

E as vezes o vilão também como foi o caso em Homem de Ferro 2, Vingadores,Thor: O Mundo Sombrio, Doutor Estranho e Pantera Negra. Mas o fato é, em todo filme do MCU você vê claramente os heróis sendo presos de alguma forma ou de outra. Em uma caverna por terroristas; em uma prisão no espaço; capturados pela Hydra, Ultron ou Thanos, não importa onde. Poderia adicionar ao clichê o também fato de que todos sempre conseguem escapar, mas isso é o óbvio.

Alguém sempre tem “daddy-issues”

Isso nem é um clichê prioritário somente do MCU, mas haja pessoal com problemas com os pais em todo santo filme. Seja Tony Stark que sempre carrega a sombra do pai com ele para todo filme que ele participa, ou a treta inteira iniciada em Wakanda exatamente por briga entre pais, sem deixar de mencionar as constantes discussões entre Thor e Loki onde o pai Odib sempre é um tópico de conversa. E o que falar de Guardiões da Galáxia volume 2 ou Guerra Infinita onde os grandes vilões do filme são dois paizões do mal?! Tudo seria mais fácil no MCU se houvesse alguma intervenção familiar para ajudar nossos heróis psicologicamente afetados pelos pais.

Sempre tem mais que um vilão

Claro que isso não é um defeito perto da atrocidade feita em filmes como Batman e Robin ou O Espetacular Homem-Aranha 2 com inúmeros vilões juntos no mesmo filme e acabando sendo apenas uma enorme desordem. Mas é um fato já recorrente em todos os filmes do MCU onde sempre além do grande vilão principal você ainda tem outra figura antagonista para criar um desafio maior para os heróis. As vezes de forma completamente descartável, vide Justin Hammer em Homem de Ferro 2 ou os gigantes de gelo em Thor, ou de forma benéfica como Alexander Pierce em Soldado Invernal e Ulysses Klaue em Pantera Negra. Só não vale Guerra Civil pois o Zemo nem precisava sequer existir ali.

Alguém sempre é traído

Seja ele herói ou vilão, não há escapatória dentro do MCU de você receber uma grande de uma traição, seja uma mudança de lado, Feiticeira escarlate e Mercúrio em Era de Ultron ou Mordor em Doutor Estranho; ou dentro do círculo de heróis com a Hydra ressurgindo em Soldado Invernal e W’Kabi em Pantera Negra. Não há falta de traíras por aqui.

Um personagem com o único propósito de ser o alívio cômico

Isso dava uma lista por si só, e escuso dizer todos os nomes que já apareceram desde o início do MCU até hoje, apenas um fato irrefutável, você sempre vai encontrar um personagem com o solene propósito de servir como o provedor de piadas para o filme. As vezes de forma realmente engraçada e memorável, vide Korg em Thor Ragnarok ou o Luis nos filmes do Homem Formiga, ou de forma completamente descartável e irritante como a Darcy nos dois primeiros Thor. Para toda rede interminável de humor nos filmes da Marvel precisaria ter esse equilíbrio de qualidade e desgaste.

Piada corta clima

Se já citamos os personagens alívio cômico, o que mais pode ser dito sobre o resultado da demasiada presença deles e que já se tornou um dos maiores e constantes pecados do MCU, a piadinha completamente fora de hora. Pois se ela de um lado consegue ser usada até bem no primeiro Guardiões da Galáxia quando Peter começa a dançar “O-o Child” no meio do clímax e no segundo ele se transforma no Pacman, no outro lado temos…sequências ininterruptas de piadas fora de hora em todo filme do MCU. Até quem é fã tem que admitir que isso consegue ser irritante e desgastante.

O nome Stark é sempre mencionado

Podemos até tirar Pantera Negra e os filmes dos Guardiões da equação, mas isso já se tornou um elemento tão obrigatório quanto um filme dar Marvel ter uma cameo do Stan Lee, afinal todo o universo do MCU deverá ser eternamente grato para o personagem que a tudo iniciou. E nem precisa ele estar presente no filme para ser mencionado, que privilegiado.

Contêm uma cena pós-crédito

Outro fator que já se tornou marca obrigatória do MCU, que tanto serve para conectar todos os filmes dentro do mesmo universo ao dar aquele gostinho ao público sobre o que podem esperar no próximo filme, como já inspirou à outras franquias de sucesso fazerem o mesmo. E que tanto já serviu como um propósito benéfico para deixar os fãs excitados, ou ser uma completa perda de tempo para causar umas risadas. Nem vale citar uma entre milhares, vejam todos os filmes e julguem por si mesmo qual a melhor e a pior.

Uma cameo do Stan Lee Cameo

É até com pesar escrever isso já que, depois de sua triste partida, todos os fãs agora talvez nunca mais poderão ver o velho Stan Lee agraciando os filmes cuja obra ele ajudou a inspirar por anos com sua presença sempre hilária e querida. Mas pelo menos ele sempre estará para sempre marcado em nossas memórias com todas suas aparições em todos os filmes do MCU até hoje.

Acha que pegamos muito pesado? Teve algum clichê sempre presente nos filmes da Marvel que deixamos de fora? Não deixe de nos dizer qual!