Sabem aqueles companheiros leais e inestimáveis? Os ‘sidekicks’, os parceiros leais que lutam ao lado do herói e que tanto sonhamos em ser ou ter um ao nosso lado. Bom, os vilões também tem os deles. E aqui vai um breve ranking de alguns dos melhores comparsas que todo o vilão gostaria de ter ao seu lado!

15. As Fuinhas

Uma Cilada para Roger Rabbit (1988)

Uma gangue de mafiosos que são fuinhas despirocadas e loucas extremamente leais e hilárias. Se um dia você quiser conquistar a cidade dos desenhos animados, é obrigatório ter esse grupo selvagem ao seu lado. Só cuidado para não fazer elas rirem muito!

14. Bob

Batman (1989)

Precisa realmente explicar o porque? É O BOB! O braço direito do Coringa de Jack Nicholson, um amigo dedicado, um seguidor fervoroso e companheiro leal do vilão ícone antes e depois dele se transformar no Coringa. Quer um amigo que não te julga por sua aparência ou atos melhor que esse?! Tracey Walter realmente pouco fala no papel mas sua presença já é calorosa de longe, e sua perda no final inestimável… Bom, mas vida que segue.

13. Kronk

A Nova Onda do Imperador (2000)

Se fosse para listar todos os comparsas icônicos da Disney, merecia um ranking só pra eles (hmm quem sabe), mas de todos os vilanescos que marcaram a infância de muitos, o mais especial consegue ser talvez o pobre coitado do Kronk. Um gigante musculoso de bom coração que apenas serve lealmente sua comandada Yzma, mas se sente completamente desconfortável com tanta maldade, ao mesmo tempo que sempre consegue abrir um sorriso. Um vilão que não é um vilão e que todos gostaríamos ter como servo/amigo leal.

12. Mini-Me 

Austin Powers: O Agente Bond Cama (1999)

Para o grande nemesis de Austin Power, Dr. Evil, o Mini-Me de Verne Troyer é um companheiro nada menos do que ideal. Não só o pequeno clone é uma destilação impulsos mais vilanescos do vilão, como também consegue ser ainda mais focado em sua crueldade, como um furão raivoso. Além disso, ele nunca pronuncia uma palavra e sempre leal ao fazer o mal em nome de seu chefe. Não é à toa que  Scott, filho do Dr. Evil é tão ciumento do pequeno maléfico.

11. Minions
Franquia Meu Malvado Favorito

Não poderia mesmo faltar eles aqui! Há quem odeie e os despreze fortemente, mas uma coisa é inegável, o exército quase infinito de Minions sob a tutela do vilão/herói Gru, possuem uma extrema lealdade invejável. E não importa o desafio ou as loucuras desses peculiares seres amarelos de vários formatos de olhos, eles sempre cumprem o trabalho que lhes é dado. Não poderíamos pedir por um exército de capangas melhor que esse! Em Meu Malvado Favorito 3 que estreia nessa semana, há um arco dramático totalmente focado neles!

10. Fritz

Frankenstein (1931)

Ah pois é, antes mesmo de vermos um clássico personagem como Igor assolando as histórias de Frankenstein, já tínhamos um tal de Fritz (que é praticamente a mesma pessoa) iniciando a base característica que milhões comparsas do mal que o cinema viria a criar deveriam ter. E Fritz de Dwight Frye consegue ser realmente um personagem fantástico mesmo em pouco tempo de tela. Não se engane pela fragilidade em sua fisionomia, Fritz é um poço de crueldade prestes a esnobar os mais fracos perante ele, mas sempre sendo leal ao seu mestre, o ajudando sem pudor em suas macabras criações.

9. Karl Vreski

Duro de Matar (1988)

Quer melhor membro da sua equipe do que um Alemão enorme sedento por sangue  e vingança contra seu arqui-inimigo? Hans Gruber o tem e não é de mais ninguém! Vreski pode ser enforcado, atirado e esmurrado que ele não vai parar até conseguir o que quer. Não podemos pedir mais do que isso!

8.OddJob

007 contra Goldfinger (1964)

Um motorista chauffeur com uma força brutamontes e que tem um chapéu perfurante que é lançado como um frisbee. Quem nunca quis ter um desses?! Extremamente leal e que só foi derrotado por pura sorte do agente 007 do Connery. Uma pura força da natureza do comparsa leal e letal!

7.Wez

Mad Max 2: A Caçada Continua (1981)

Sem sombra de dúvidas, uma das criações mais estranhas, intimidadoras e maníacas já criadas no cinema, Wez de Vermon Wells é a representação viva da insanidade criada pelo apocalipse. Um soldado totalmente comprometido com a loucura abrasiva que o rodeia, bem como sua dedicação sem falhas a qualquer trabalho colocado na frente dele pelo seu líder Lorde Hummungus, embora sua verdadeira lealdade está em saciar sua sede por morte.

6. Mad Dog

Operação Invasão (2011)

O maior lutador de artes marciais da década sem sombra de dúvidas. Sedento por luta, desafio e sangue, Mad Dog é o comparsa fodão definitivo que todos gostaríamos de ter ao nosso lado e nunca querer encarar de frente. Ele parece sugar um pedaço da alma de suas vitimas a cada golpe que dá. Sua participação no filme é tão marcante que ele foi ressuscitado no segundo filme com outro nome e papel, mas com o instrutor de luta e agora ator de ação Yayan Ruhian mostrando ter um ótimo carisma e forte presença em cena!

5. Clarence Boddicker

Robocop – O Policial do Futuro (1987)

Um mascador de chiclete voraz, um vilão homicida com uma inclinação para o assassinato e um completo desprezo pela vida humana e pela lei, Boddicker de um soberbo Kurtwood Smith é um proficiente sádico altamente hábil, habilidoso e cruel. Mas que claro se move em nome do dinheiro de seu patrão corrupto nas ruas de Los Angeles onde ele pode saciar sua sede por maldade e violência! Torcemos por sua morte talvez ao longo do filme, mas seria tentador sermos um chefão do crime só para ter um capanga tão hábil como esse!

4. Gogo Yubari

Kill Bill Vol.1 (2003)

Antes de você partir para uma jornada de vingança contra a líder da Yakuza Japonesa, vá sabendo que você poderá dar de cara com alguém como a jovem Gogo de Chiaka Kuriyama. A  jovem de 15 anos, vestindo um uniforme da escola, equipada com uma risada sinistra e uma bola com pontas afiadas singularmente mortal anexada a uma longa corrente para proporcionar um efeito devastador, a menina é um vilão mangá trazido à vida. Bom Tarantino, você conseguiu, você inventou a melhor comparsa/guarda-costas que algum mafioso poderia querer! Boa sorte em quem for dar de cara com ela.

3. Luca Brasi

O Poderoso Chefão (1972)

Interpretado por um próprio capanga, Luca Brasi de Lenny Montana não poderia ser mais perfeito do que já é, e tão marcante quanto! Nunca realmente vemos ele cumprindo uma das tais ‘ofertas irrecusáveis’, mas sua intimidadora presença em cena já deixa bem claro a sujeira que ele deve deixar e o porque que o próprio Don Corleone teme em ve-lo de perto. Só nunca mande ele sozinho pra lidar com uma gangue inteira, ninguém é perfeito.

 2. Jaws

007 – O Espião que me Amava (1977)

Ok vai, era impossível não colocarmos mais um da franquia Bond aqui, ainda mais o talvez mais icônico de todos. Sempre presente onde quer que esteja, o Jaws de Richard Kiel sempre esteve ali para proteger qualquer um dos vilões principais contra seu arqui-rival James Bond / Roger Moore. Uma força descomunal e os dentes mais assustadores do cinema, ele é o capanga que até tememos ter ao nosso lado de quanto imprevisível ele é, ou seja, perfeito!

1. Darth Vader

A Saga Star Wars

Pois é meus amigos, um dos maiores vilões de todos os tempos também não passa de um mero ajudante do temível Imperador. E não tem argumentos o suficientes para descrever o quão intimidador, maléfico, poderoso, etc, ele é. Apenas tenha grande força no lado sombrio e consiga ser o mestre tutor desse perfeito vilão!

Agora imagine só você ser um vilão e ter que escolher entre um desses ajudantes, qual seria? Ou imagine só ter um exército composto por todos eles?! O mundo seria só seu…