A terceira geração de Pokémon foi inaugurada com os games Pokémon Ruby/Saphire/Emerald e rapidamente conquistou uma legião de fãs pela qualidade indubitável dos games, além do design das criaturas ser bastante criativo, criando algumas das mais icônicas de toda a franquia. Trazendo a região inédita de Hoenn com a inclusão de 135 novos bichinhos para capturar, o game manteve o sucesso da franquia a atualizando para a nova geração de consoles da Nintendo com gráficos aprimorados e efeitos de clima.

Obviamente que com um rol tão vasto de criaturas, tivemos novidades substanciais para figurar entre os melhores Pokémon até a época – hoje já contamos com 7 gerações nos games. Confira e se surpreenda com a lista de melhores, pois é a primeira vez que um inicial figura na seleção.

Blaziken

Já comentando em iniciais, a mistura de tipos Fogo e Lutador em Blaziken é muito valiosa, tornando ele um dos Pokémon iniciais mais fortes já oferecidos ao jogador. O Pokémon é um ótimo atacante em geral, com bases sólidas de ataque físico e especial, além de possuir velocidade razoável. Apesar da defesa não ser muito impressionante, Blaziken consegue resistir bem a diversos adversários somente entrando em apuros com os tipos Voador, Psíquico, Terra e Água.

Breloom

Um dos Pokémon mais fortes do game já pode ser capturado em questão de poucos minutos. Bom, ao menos sua forma inicial como Shroomish. É um bom Pokémon agressivo por atacar forte em dano físico, quebrando os oponentes com facilidade, mas é preciso ficar atento ao perigo dos Pokémon voadores que podem derrota-lo sem qualquer esforço já que o dano recebido é quadruplicado.

Dusclops

O nosso primeiro Pokémon tanque da lista. Dusclops é um dos Pokémon fantasma mais eficientes de Hoenn tendo a vantagem de ser imune a uma miríade de danos físicos. Com atributos de defesa e defesa especial altíssimos, o Pokémon consegue assombrar o oponente com muita persistência, aplicando dano de maldições ou de status que derrubam grandes inimigos, afinal somente golpes sombrios ou fantasmas representam perigo real.

Claydol

O segundo Pokémon tanque é o bizarro Claydol, um dos Pokémon psíquicos da terceira geração. Também contando com atributos altos de defesa e totalmente imune a danos elétricos e terrestres, é um ótimo Pokémon para ser usado como escudo enquanto ataques de status ferem o oponente ou simplesmente para recuperar seu time.

Gardevoir

Gardevoir é um Pokémon excelente para ser usado tanto na defesa quanto no ataque graças aos bons atributos especiais básicos que possui. Totalmente imune aos Pokémon do tipo Dragão, Gardevoir é uma das criaturas tipo Fada mais fortes de toda a geração. Para ser utilizada contra esse tipo específico, com certeza é muito fácil vencer o duelo. Já contra outros Pokémon, Gardevoir somente sofre com ataques Venenosos, de Aço e Fantasmas.

Flygon

Quem treinou um Trapinch até se tornar um Flygon sabe do grande esforço que é para conseguir esse dragão terrestre. Com um design cativante, Flygon não é só um dos melhores da geração, mas como entra na lista dos melhores Pokémon do tipo dragão. O subestimado bichinho é um dos mais equilibrados da geração, sendo bastante rápido, com boas stats em geral. Especializado em ataque físico e imune aos tipos Elétrico e Terrestre, esse Pokémon bate forte, mas perece facilmente aos golpes de gelo já que partilha da fraqueza original dos tipos Dragão.

Swampert

Não só um inicial está na lista dos melhores, mas dois! Swampert talvez seja o melhor inicial aquático de todas as gerações por conta do seu tipo partilhado em Água e Terrestre, se tornando imune a todos os ataques elétricos que geralmente devastam todo Pokémon aquático. Embora realmente seja ameaçado pelos tipo Planta, Swampert ataca forte e defende bem em todos os sentidos. É um dos melhores já criados no game e com sua mega evolução, se torna ainda mais completo.

Milotic

Milotic é um dos Pokémon mais difíceis de conseguir em toda a franquia. É preciso fazer Feebas se sentir muito belo ou trocar o Pokémon com uma prism scale para conseguir, mas todo o esforço é compensado com essa criatura incrível. Possuindo valores altos de ataque e defesa especiais, esse Pokémon só possui fraquezas contra os tipos Planta e Elétrico. De resto, consegue ser uma boa criatura resistente no seu time.

Metagross

Outro Pokémon chatíssimo de conseguir por conta do treinamento lento desde sua forma inicial como Beldum, mas que se torna uma poderosa máquina em sua evolução final. Metagross é potente em receber e distribuir ataques físicos, além de ser resistente a nove tipos de espécie Pokémon. Apenas Pokémon Terrestres, Fogo, Fantasma e Sombrio representam verdadeiro perigo a Metagross. Por conta disso é uma das criaturas ideais a ser mantida em seu time.

Salamence

De evolução terrivelmente lenta, Salamence é o mais difícil de treinar em Hoenn, mas também é o Pokémon mais forte da região sem contar os lendários. Sendo praticamente um dos melhores tipos Dragão em geral, Salamence foi feito para atacar letalmente de forma rápida e eficaz. Mesmo com uma defesa medíocre, o Pokémon é tão poderoso (ainda mais em sua mega evolução) que consegue limar a maioria dos oponentes em apenas um ataque, nem oferecendo a chance de turno para ser atacado.

Em geral, esses são os melhores Pokémon de Hoenn que curiosamente possui muito foco em criaturas equilibradas e de tanque, com poucas de velocidade. Além desses, outros excelentes são Sceptile, Medicham, Slaking, Armaldo e Ninjask, além de, obviamente, os lendários sempre estupidamente poderosos.

Em breve chegaremos na 4ª geração, abrindo a majestosa era de games desenvolvidos para o Nintendo DS e 3DS.