em , ,

Nada a Perder | Igreja Universal responde polêmica envolvendo resenhas deletadas do IMDb

No dia 11 de abril reportamos que o IMDb deletou as resenhas positivas do site em razão de suspeita de fraude. Agora, a Igreja Universal nos enviou sua resposta sobre o caso. Segue a declaração, na íntegra, abaixo:

“Senhor editor,

Com referência ao texto “NADA A PERDER | IMDB DELETA RESENHAS POSITIVAS POR SUSPEITAS DE FRAUDE”, a Igreja Universal do Reino de Deus lamenta que, novamente, o preconceito religioso dê o tom da cobertura jornalística do filme “Nada a Perder”.

Convidamos publicamente as pessoas que assistiram ao filme para que compartilhassem sua experiência em sites de avaliação. Ninguém pediu elogios ou notas altas, como comprova a postagem no Facebook do dia 4/4: https://www.facebook.com/IgrejaUniversal/posts/2068036796540844

Utilizamos nossa capacidade de mobilizar as pessoas para que o filme fosse assistido. A Universal não tem “robôs”, tem milhões de adeptos e seguidores nas redes sociais que existem e têm nome, e podem ser confrontados por qualquer veículo que queira confirmar.

Por outro lado, devemos questionar o que levou o IMDb, de modo preconceituoso, a apagar apenas as postagens positivas. Com que base poderiam fazer isso? Esta é uma explicação que a Imprensa deveria buscar.

Este episódio joga luz sobre outra questão: por que razão os adeptos da Universal continuam sendo ignorados? Não podem frequentar cinemas, avaliar filmes em sites colaborativos, comprar livros, ou mesmo distribuir ingressos de cinema voluntariamente. São vigiados, contados, censurados como se fossem consumidores de segunda classe.

Por fim, vale destacar a questão de concentração de notas 1 e 10 na avaliação do filme no IMDb. Na verdade, isso é um triste retrato da sociedade: há uma grande maioria que respeita e ama o trabalho da Universal. Mas uma pequena minoria que tem verdadeiro preconceito contra a instituição.

Não deveria haver lugar para tal em uma sociedade desenvolvida.”

Abaixo, vocês podem ler a reportagem original:

Nada a Perder, cinebiografia de Edir Macedo, é alvo de mais uma polêmica. Após o filme misteriosamente ocupar a posição número 1 nas bilheterias brasileiras, com ingressos esgotados (e salas vazias), a obra adquiriu uma avaliação perfeita no site IMDb, o maior banco de dados da indústria cinematográfica do mundo. O problema é que inúmeras acusações surgiram de que bots, ou robôs, foram usados para aumentar a avaliação do filme no site, de acordo com o Adoro Cinema.

Após tais acusações, o IMDb decidiu remover algumas das avaliações escritas do filme, caindo de 150 para 6 (no momento atual). Além disso, a nota da obra caiu para 7,8 (o que ainda não é plausível, mas é mais aceitável que um 10 perfeito).

A biografia Nada a Perder, financiada pelo próprio Edir Macedo, fundador da Universal e acusado de estelionato, importação fraudulenta, discriminação religiosa, dentre outros, estreou no dia 29 de março de 2018

O que você achou desta publicação?

Avatar

Publicado por Guilherme Coral

Refugiado de uma galáxia muito muito distante, caí neste planeta do setor 2814 por engano. Fui levado, graças à paixão por filmes ao ramo do Cinema e Audiovisual, onde atualmente me aventuro. Mas minha louca obsessão pelo entretenimento desta Terra não se limita à tela grande - literatura, séries, games são todos partes imprescindíveis do itinerário dessa longa viagem.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

0

Comente!

Falcão Negro | Steven Spielberg vai comandar adaptação dos quadrinhos da DC

Crítica | Submersão – Luz Depois das Trevas