em , ,

Nokia é contratada pela NASA para criar rede 4G na Lua

A NASA escolheu a Nokia para construir uma rede sem fio na Lua. A previsão é que o acordo com a empresa desenvolva e implemente uma rede com capacidade de suportar uma internet de 4G/LTE em território lunar, com a ideia de que ela seja atualizada para 5G em um futuro próximo.

A possibilidade é a de que a nova rede se adeque como uma base para o uso de comunicações por satélite, sendo utilizada para transmitir dados de aplicativos como o “controle das sondas lunares, navegação em tempo real da geografia lunar e transmissão de vídeo em alta definição”. Com informações divulgadas pelo Twitter da própria Bell Lambs, divisão de inovação da Nokia.

O objetivo da empresa finlandesa é o de desenvolver uma rede que consiga suportar climas extremos e que também consiga suportar a pousos na superfície lunar, que assim possam causar certos tipos de tremores assim como outras situações do tipo. A ideia é a de que a instalação seja feita de forma remota e terá ajuda da Intuitive Machines, que já auxilia a NASA com outras soluções em hardware e software para assim facilitar a permanências de pessoas no local.

O investimento para levar a internet até a lua é de US$ 14,1 milhões, de acordo com um post feito pelo site oficial da NASA.

Todo esse desenvolvimento faz parte do programa Artemis, que irá levar um homem e uma mulher para a Lua até 2024. Após essa data, haverá planos para que uma base lunar seja erguida até 2028, e assim, que seja estabelecida vida sustentável até o ano de 2030.

O que você achou desta publicação?

Avatar

Publicado por Gabriel Danius

Jornalista e cinéfilo de carteirinha amo nas horas vagas ler, jogar e assistir a jogos de futebol. Amo filmes que acrescentem algo de relevante e tragam uma mensagem interessante.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

0

Comente!

Crítica | O Rei Macaco – Uma Aventura Mágica – desafiando os limites

Confira o que estreia na Netflix em novembro