Sabemos que hoje o status de youtuber virou sinônimo de profissão. Tendo seu boom ainda nos primeiros anos da década de 2010, os criadores de conteúdo para a plataforma do YouTube fazem de tudo, desde a roteirização até a produção de seus vídeos. Apesar da maioria dos canais serem voltados para o nicho da comédia, existem inúmeras outras vertentes existentes por aí, incluindo resenhas literárias e cinematográficas, páginas de curiosidades e tutoriais de maquiagem. Mas quem começou a viralizar tudo isso?

Em 2006, a comediante Brooke Brodack foi entrevistada pela revista The New Yorker e foi considerada “a primeira youtuber da História”. Brodack começou a postar seus curtos vídeos de comédia em 2005, em seu canal intitulado Brookers. Quase um ano depois, sua página era a mais assinada do site, sendo até homenageada pelo Wall Street Journal em sua coluna de Novos Empreendedores.

Grande parte das produções ocorria em sua casa de família em Holden, Massachusetts. Após ganhar patrocínio da NBC, ela apareceu em diversos programas, incluindo The Tyra Banks Show como jurada para uma competição de vídeos amadores. Em 2007, lançou The Sound of Your Voice, um videoclipe para as Barenaked Ladies que viralizou sem quaisquer precedentes. Entretanto, dez anos depois, ela fechou sua conta no YouTube e deletou sua conta oficial do Twitter, além de deixar o perfil do Instagram privado.

Ainda não se sabe o motivo de ela ter feito isso, mas algo indica que o crescimento exponencial de youtubers pode ter algo a ver com isso. De qualquer forma, Brodack retornou a utilizar seu canal neste ano, produzindo mais vídeos de comédia ainda que seu nome tenha caído relativamente no esquecimento.