Salve leitores, hoje farei um Top 15 pessoal dos melhores Pokemon lendários. Até o fechamento dessa matéria, estávamos nos 807 Pokemon. De cara eu já sei que haverá muitas tretas, pois deixei grandes nomes de fora. Mas para tentar compensar, farei algumas menções honrosas. Não considerarei as ultra criaturas como lendárias. Também considerarei lendários e míticos como sendo a mesma coisa. Sem mais delongas, vamos à lista.

Menções honrosas:

– Rayquaza

Do tipo dragão e voador, surgiu na terceira geração. Rayquaza foi o responsável por acabar com a luta entre Kyogre e Groudon. É considerado o guardião do céu. Possui uma mega evolução. Sua estrutura é semelhante à de Shenlong, o dragão realizador dos desejos de Dragon Ball. Sem sombras de dúvida é um dos melhores pokemon de toda a franquia, e por isso vai minha menção honrosa a ele.

– Arceus

O Deus pokemon, do tipo normal. De acordo com as lendas de Sinnoh, ele emergiu de um ovo e deu forma a tudo que existe no mundo. Todos louvem Arceus. Até o surgimento de Primal Groudon e Primal Kyogre, ele era o pokemon com maior status do jogo. Nosso Deus do mundo pokemon fica com uma menção honrosa por ter sido o progenitor de tudo e o motivo de você estar lendo este artigo.

– Zekrom

Um dragão elétrico, que dá nome ao jogo de sua geração (Black&White). Zekrom corresponde ao Yin (energia negativa) e controla trovões. Não é tão popular quanto alguns outros pokemon, mas também é bem querido, principalmente por jogadores mais competitivos do jogo, pois ele é excelente para as batalhas. Grande rival de Reshiram, merece uma menção honrosa.

E agora sim, vamos aos 15.

15) Zapdos

Um pokemon elétrico e voador. Sua tipagem o previne da fraqueza a elétricos e fica imune a ataques tipo Terra, a única fraqueza dos elétricos. É um dos três pássaros lendários da primeira geração, tem toda a pelagem em formato de raios. Dizem que Zapdos surge quando uma nuvem de tempestade se divide em duas.

14) Lugia

Este provavelmente tem uma boa parte de popularidade devido ao filme Pokemon: O Filme 2000 – O Poder de Um, Lugia é um Pokemon psíquico e voador, tem Ho-oH como seu rival, e sempre quis superá-lo em poder. Ele se mudou para o mar após um raio atingir sua torre em que vivia antigamente. Apesar de lembrar, ele não é do tipo Dragão, o que não o impede de ser bem poderoso.

13) Keldeo

Keldeo é um dos aprendizes do trio Virizion, Cobalion e Terrakion. Dos tipos Água e Lutador, ele é um pokemon de excelente status e forte competitivamente. Seu design de unicórnio é bastante elegante e dá um ar de fofura a ele, mas não se engane: Keldeo é extremamente poderoso e pode causar um estrago aos oponentes. No TCG, ele já foi campeão mundial ao lado do Blastoise, em 2015.

12) Reshiram

O pokemon marca registrada do N, Reshiram é um Pokemon dos tipos Dragão e Fogo da franquia. Ele é rival de Zekrom e sempre estão brigando por terem ideias divergentes em relação à criação de Unova. Tem um dos status mais poderosos da franquia inteira. É irônico que um pokemon com asas e voe não seja do tipo voador, o que faz com que ele receba dano super efetivo de ataque tipo Terra, como Earthquake.

11) Victini

Uma fofa criatura dos tipos Psíquico e Fogo. Apesar de sua aparência encantadora, Victini é um Pokemon bastante poderoso, tendo seus ataques de fogo com muito mais destaque que os psíquicos. Um bom exemplo disso é seu movimento V-Create, que apenas ele pode aprender e é devastador em batalha. Ele é capaz de produzir energia infinita e compartilhar com aqueles que ele gosta. No anime, ele usou um Helping Hand em um Tepig, e o mesmo foi capaz de nocautear um Samurott.

10) Mew

O primeiro lendário fofo da franquia, Mew é um pokemon psíquico puro, foi um dos heróis do filme Pokemon O Filme: Mewtwo contra-ataca. Ele é descrito como tendo a genética de todos os pokemon (provavelmente dos 150 primeiros pokemon). Talvez por isso ele tenha uma vasta gama de ataques que consegue aprender. Ele é capaz de ficar invisível e evitar ser percebido, mesmo se aproximando das pessoas exceto para o sharingan e rinnegan do Lycanroc (Dusk Form e Midnight Form). Para quem não sabe, existe uma maneira de se capturar um Mew level 7 no jogo de Pokemon red. Você pode ver aqui ou aqui como capturá-lo.

09) Deoxys

Ele é um pokemon fruto do DNA de um vírus que sofreu uma mutação repentina com um feixe de laser no qual foi exposto. Com isso, surge o Deoxys. Possui diversas formas, sendo: normal, ataque, defesa e velocidade. Cada uma delas modifica os status dele favorecerem uma ou duas em especial. Tem um design muito bonito e ataques poderosos, como o Psycho Boost. Boatos dizem que Elon Musk na verdade criou a Space X com o intuito de capturá-lo.

08) Tapu Koko

Um pokemon elétrico e fada. Tapu Koko é um dos quatro guardiões da região de alola, sendo mais especificamente o protetor da ilha de Melemele. Eles sempre estão de olho pela região para assegurar que as Ultra Criaturas não invadam a ilha e possam causar uma grande destruição. Tapu Koko usa os cascos de seus braços como uma forma de defesa absoluta quando vai ser atacado, além de ter ataques extremamente poderosos e ser muito rápido. Com um design que lembra um pouco culturas indígenas, não há como não colocá-lo no top15.

07) Marshadow

Também da Sol e Lua, Marshadow é um pokemon fantasma e lutador, o primeiro a ter essas duas tipagens. Ele tem uma personalidade de alguém curioso e que evita aparecer em público. É extremamente poderoso, apesar de sua aparência e tamanho. Foi o vilão principal de Pokemon O Filme: Eu Escolho Você, onde foi bem explorado o quanto ele pode ser assustador e devastador. Com esse balanço de fofura e poder, o coloco em 7º lugar.

06) Ho-oH

Um pokemon Fogo e Voador da segunda geração, mas que curiosamente foi o primeiro pokemon lendário a aparecer no anime (se destacarmos a abertura), mesmo estando apenas na época dos 150. Ho-oH tem penas que podem brilhar em sete cores diferentes de acordo com a incidência da luz, e boatos dizem que seu lar é o pé de um arco-íris.

05) Entei

Começando o Top5, temos um dos cachorros lendários da Gold&Silver. Entei é um poderoso cão de fogo que surgiu com Ho-oH, que o ressucitou de uma morte, onde um raio caiu numa torre e matou-o junto a outros dois cães, que depois se tornariam Suicune e Raikou. Entei herdou o poder do fogo causado pelas chamas provocadas com o raio que caiu nessa torre. Ele é um dos poucos Pokemon capazes de usar o Extreme Speed, que traduzido fica “Velocidade Extrema”. Este ataque, segundo Brock, no anime, é quando a velocidade de um pokemon vai ao extremo.

04) Darkrai

Um dos pokemon favoritos de muitas pessoas não poderia deixar de estar no Top5. Darkrai é um pokemon noturno com extremo poder, tendo um tom macabro típico de seu tipo. Ele persegue humanos e pokemon em seus territórios fazendo com que tenham pesadelos terríveis. Inclusive a passiva dele no jogo é o Bad Dreams, onde ele rouba um pouco do HP do pokemon oponente se este estiver dormindo.

03) Kyogre

E entramos agora no pódio. Kyogre é um pokemon do tipo água puro. É um dos guardiões de todo o mundo, sendo responsável por criar os mares do que hoje conhecemos como Terra. Devido a isso, a Equipe Aqua queria usá-lo para expandir os mares. Tem como rival Groudon, um pokemon tipo terra. E quem ajudou a apaziguar a rivalidade dos dois foi Rayquaza. Ele possui uma outra forma, chamada Primal Kyogre (ou Kyogre Primitivo) onde os status dele superam os de Arceus.

02) Giratina

Não podia haver um top5 sem ao menos um dragão. E nada mais justo que ele ser o segundo colocado. Giratina é um pokemon fantasma e dragão. É dito que ele vive num mundo invertido em relação ao nosso e considera esse como seu lar. Dizem que o Devorador de Mentes em Stranger Things é uma criação do Giratina. Seu universo é estranho e distorcido, e a sensação de silêncio e paz é grande nesse local, ideal para Giratina que é extremamente violento e não conseguiria conviver no nosso mundo sem causar uma grande devastação.

01) Mewtwo

O último pokemon da pokédex dos 150 (Mew é 151, então não entra na lista dos 150 tecnicamente). Extremamente poderoso, do tipo psíquico puro, ele é o antagonista do filme Pokemon O Filme: Mewtwo contra-ataca. Seu nome significa “Segundo Mew”, pois ele foi feito para ser um clone do Mew.  Sua popularidade é tão alta que ele, assim como Charizard, possui duas mega evoluções, sendo uma também psíquico puro e a outra psíquico e lutador, ambos com status total de 780, acima de Arceus com seus 720. Definitivamente ele merece o posto de primeiro colocado.