O renomado cineasta Peter Jackson, o diretor por trás da trilogia O Senhor dos Anéis e do remake de King Kong em 2005, juntou-se ao Imperial War Museum, em Londres há vários anos e começou a produção de um documentário sobre a Primeira Guerra Mundial.

Este é um caso um tanto parecido com Dunkirk, pois assim como este foi um tópico importante para o diretor britânico Christopher Nolan, já que o seu avô era veterano da Segunda Guerra Mundial, o avô britânico de Jackson também lutou na Primeira Guerra Mundial, assim como o tio de sua esposa, Fran Walsh.

O documentário batizado de They Not Grow Old (“Eles não envelhecerão”, em tradução livre) mistura gravações inéditas e gravações de áudio dos arquivos de filmes guardados no Imperial War Museum com tecnologia de ponta que inclui imagens coloridas e nítidas convertidas para o formato 3D. Jackson passou por mais de 100 horas de filmagem e 600 horas de arquivos de áudio de soldados britânicos.

O que o vencedor do Oscar por Senhor dos Anéis criou aqui é uma experiência imersiva em que os soldados britânicos, que lutaram na Primeira Guerra Mundial há 100 anos, fornecem a narração narrativa no documentário, nos permitindo ouvir suas histórias em suas próprias palavras.

They Not Grow Old está atualmente com uma aprovação de 98% no site Rotten Tomatoes.

O documentário estreia nos EUA no dia 27 deste mês.

Comente!