em

Ranking | Melhores Filmes sobre a Lenda de Rei Arthur

melhores filmes lenda rei arthur

Com  a recente estréia da nova famigerada adaptação da lenda do Rei Arthur pelas mãos peculiares de Guy Ritchie, nos soou bastante cabível em tentar realizar aqui um possível ranking das melhores adaptações que essa tão famosa e rica lenda recebeu no cinema. Algo a salientar que desde já que alguns dos filmes aqui não são de verdade grandes filmes das melhores qualidades (alguns até que são), mas que são pra mim os que melhor traduziram a história e os mitos da história de Arthur e todos os personagens que o cercam de forma bem sucinta apesar de suas questionáveis falhas. Mas vamos lá:

  1. MERLIN

Já vou começar trapaceando por aqui e colocando o que foi originalmente uma minissérie de dois episódios de grande sucesso, mas que depois foi lançada em DVD como um filme em duas partes. E aqui acompanhamos a história da lenda Arturiana em um mundo onde a fantasia e magia existem, tudo visto pela ótica de Merlin com um ÓTIMO Sam Neill interpretando o personagem titulo e onde o acompanhamos em sua jornada de se tornar um grande feiticeiro e ajudar salvar a Bretanha do mal que a aflige. Não é lá essas coisas, e o filme equilibra uma tonalidade bem leve para uma audiência mais jovem, mas por vezes não tem medo algum de tratar de incesto e bons jarros de sangue em algumas de suas cenas de batalhas. Uma boa (e longa) aventura pela lenda Arturiana para toda a família acompanhar e se entreter, e até talvez se emocionar.

  1. LANCELOT, O PRIMEIRO CAVALEIRO

Um bem conhecido clássico divisor de opiniões, é um tanto estranho ver um Lancelot com Richard Gere cabeludinho e bem encorpado o interpretando, e o filme está LONGE  de ter um dos roteiros mais bem acabados e sutis (além do que as únicas coisas da Lenda Arturiana aqui presentes são os três personagens protagonistas e seu triângulo amoroso, e a presença do reino de Camelot, de resto…). Mas é bravo ver  um diretor como Jerry Zucker vindo dos clássicos Apertem os CintosO Piloto Sumiu e GhostDo Outro Lado da Vida entregar um filme de caráter bem diferente pelo que ele era geralmente conhecido por. E o filme possui um inegável charme com Sean Connery no papel do senhor Rei Arthur e o filme consegue divertir e ser um bom passatempo em grande parte.

  1. AS BRUMAS DE AVALON

Outro filme daqui que sofre de uma falta de sutileza, mas não pode julgar tanto já que se trata de um filme feito diretamente para a televisão, então certas artimanhas de estilo televisivo seriam de se prever aqui. Mas é inegável ver que Uli Udel consegue entregar uma boa escala para sua adaptação da obra de Marion Zimmer, e fazer certo jus ao nos fazer sentir total empatia pela personagem de Morgana com uma ótima performance de Julianna Margulies e sua trágica jornada em tentar ajudar seu irmão Arthur a salvar um reino sofrendo uma invasão Barbara e ainda uma guerra civil de intrigas e paganismo religioso. Mas um filme de material que poderia e merecia ser muito melhor aproveitado, mas que possui esse charme melodramático que o torna interessante de se acompanhar até o fim.

  1. OS CAVALEIROS DA TÁVOLA REDONDA

O mais próximo que a lenda de Arthur chegou de receber um tratamento de um clássico épico Hollywoodiano. É uma adaptação BEM livre e solta da história original, mas que consegue manter vários dos familiares elementos do mesmo. Irônico que o titulo realça cavaleiroS, mas o protagonista do filme e a jornada que acompanhamos é a de Lancelot de um charmoso e carismático Robert Taylor em sua prova de lealdade e grande admiração pela figura de Arthur. E mais uma vez, é um filme inegavelmente divertido de se acompanhar até o final, graças tanto ao carisma do protagonista quanto a aura de aventura e ação medieval que o filme proporciona em seu tom total clássico hollywoodiano.

  1. CAMELOT

E olhem só, até um musical a lenda Arturiana veio a receber. É um tanto peculiar em sua abordagem e não são todas as músicas que são bem memoráveis, mas o elenco está 100% TOTALMENTE entregue e se torna tudo interessante de se acompanhar. Uma versão musical alegre e pomposa de uma trágica história? Por que não?!

  1. A ESPADA ERA A LEI

Se teve um musical, tinha que ter animação também. E essa conseguiu ser até hoje um dos clássicos mais amados da Disney. Não só por focar na infância de Arthur e as desventuras de sua juventude terminando de forma inusitada no humilde e corajoso menino se vendo se tornando um rei. Mas por ter entregue uma encarnação TÃO divertida e inusitada de um feiticeiro Merlin sábio e extremamente engraçado e divertido com seus ensinamentos de magia que terminam em altas confusões. Pode não ser um filme perfeito, mas é inegavelmente encantador!

  1. PERCEVAL, O GAULÊS

Bom, ta aí uma coisa que não se vê todo dia. Quem poderia imaginar que um diretor tão cultuado como Eric Rohmer também veio dar sua versão da lenda Arturiana. Não é um de seus mais bem lembrados filmes, mas é um trabalho bem interessante do diretor em querer brincar com seu uso de linguagem e a relação com a imagem que parece criar aqui um formato de peça com tonalidades digna de um quadro renascentista, algumas toques pitorescos tão característicos de sua filmografia, na jornada de um jovem Perceval em busca de ser um cavaleiro de Arthur, que conta ainda com diversas passagens conhecidas da história de Arthur. Um filme que talvez não seja o fácil ou até mais leal à lenda, mas com certeza INTERESSANTÍSSIMO de se conhecer e analisar!

  1. MONTY PYTHON EM BUSCA DO CÁLICE SAGRADO

Bem, lealdade ao material de origem aqui não vai valer muito. Já que estamos lidando aqui com uma das MELHORES comédias de todos os tempos e que pega de base a lenda do Rei Arthur para tirar um sarro e se divertir horrores com as peculiaridades que só Monty Python consegue criar sobe a tutela de Terry Gilliam. E talvez seja uma adaptação bem leal das loucuras violentas que os cavaleiros de Arthur devem ter sofrido em sua busca incessante pelo santo Graal!

  1. LANCELOT DO LAGO

Assim como alguns filmes dessa lista, contamos com mais um onde vemos a história da lenda de Arthur, aqui remodelada de forma até bem leal por vários momentos, pela ótica de um bravo Lancelot enfrentando os seus sentimentos profundos por Guinevere e provando sua lealdade para com o rei Arthur. Tudo isso construído no melhor estilo monofônico ala Nouvele Vague marca registrada de Robert Bresson, e com uma certa secura em realmente demonstrar a viiolência medieval dos sangrentos combates, e lida com os personagens de forma muito mais humana e psicológica. Um excelentíssimo e subestimado filme!

  1. EXCALIBUR

Um verdadeiro aglomerado dos mais conhecidos elementos da jornada e lenda de Arthur, condensados aqui em um filme de fantasia revestido por uma aura poética e lírica mas com um nível assombroso de realismo e violência. Mas com um encanto épico que ressoa a cada cena que mostra os limites da imaginação que se pode ter da lenda Arturiana, ao mesmo tempo que é integralmente leal a ela. Uma obra de arte, ou uma bulhufas pretensiosa? Seja o que for, talvez seja mesmo a mais rica, visualmente e narrativamente versão que a lenda de Arthur teve no cinema até hoje!

Então, faltou algum filme sobre a lenda Arturiana que te fascina e não está aqui? Ou conseguimos capturar os melhores bem aqui? Deixem sua opinião sem falta e não deixem de conferir esses filmes caso não tenham conferido ainda!

O que você achou desta publicação?

Avatar

Publicado por Raphael Klopper

Estudante de Jornalismo e amante de filmes desde o berço, que evoluiu ao longo dos anos para ser também um possível nerd amante de quadrinhos, games, livros, de todos os gêneros e tipos possíveis. E devido a isso, não tem um gosto particular, apenas busca apreciar todas as grandes qualidades que as obras que tanto admira.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

0

Comente!

Lista | 10 Novas Interpretações de Filmes Antigos