Por muitos anos, o Universo Expandido de Star Wars nos entregou icônicas histórias, muitas das quais chegam a rivalizar com os melhores filmes da saga. Foram através dessas que a franquia se manteve viva no imaginário popular durante os longos hiatos entre as trilogias de longas-metragens, possibilitando, ainda, grande aprofundamento de toda a mitologia da saga.

Em quadrinhos, livros, séries ou games, contemplamos desde o surgimento dos Jedi, ou da viagem no hiperespaço, até centenas de anos após a queda do Império, com tramas que fogem da família Skywalker e contemplam novos memoráveis personagens. Nesta lista buscamos elencar quinze desses emblemáticos indivíduos que ajudaram a tornar essa galáxia muito, muito distante tão apaixonante.

Antes de entrarmos na lista em si, contudo, devo ressaltar alguns pontos sobre sua elaboração. Primeiro é que buscamos torná-la bastante variada, abrangendo diferentes obras na medida do possível – ainda assim uma delas irá se destacar em razão da qualidade da história, perceberão, certamente, a qual nos referimos. Segundo, esse artigo contempla a parcela Legends do Universo Expandido. Enfim, em terceiro e último, alguns personagens desta lista acabaram se tornando canônicos, mas decidimos mantê-los em razão da importância das obras originais para Star Wars como um todo.

Dito isso, vamos mergulhar no Universo Expandido (Legends) e conhecer seus inesquecíveis personagens!

****

Star Wars Melhores Personagens Universo Expandido

15. Galen Marek / Starkiller

Apesar de ser bastante popular, a mera presença de Galen Marek, ou Starkiller, nessa lista já é um tanto problemática. Mesmo dentro do universo Legends, Marek é tido como protagonista de uma história elseworld, um típico “o que aconteceria se?”. Isso se dá em razão das duvidosas escolhas tomadas pelo roteiro dos games The Force Unleashed 1 e 2. Apesar disso, Starkiller não deixa de ser um bom personagem, mesmo que com uma construção um tanto falha em determinados pontos, o que acaba garantindo sua posição nesta lista.

Galen foi o secreto aprendiz de Darth Vader entre os episódios III e IV, servindo como sua principal arma, um assassino que cumpre as mais importantes missões a mando do Lorde Sith. Ao ser descoberto por Darth Sidious, Vader finge matar Galen e ordena que seu aprendiz funde uma Rebelião, recrutando alguns importantes indivíduos. A intenção de Vader era que o Imperador se distraísse com o conflito, o que permitiria que ele fosse assassinado mais facilmente. Logo se vê o porquê dessa história ser considerada elseworld!

Star Wars Melhores Personagens Universo Expandido

14. Darth Talon

Uma das personagens mais marcantes da era Legado do universo expandido, Darth Talon foi aprendiz de Darth Krayt e serviu como sua mão até a morte do mestre. Talon é uma figura impiedosa e de lealdade inquestionável, que perseguiu Cade Skywalker, descendente de Luke e Anakin, incessantemente.

Um dos pontos que tornam Talon tão icônica na mitologia de Star Wars é o fato dela ser da raça Twi’lek, uma das poucas do lado negro, considerando que, pela maior parte da história de Star Wars, tal raça fora escravizada pelo Império ou pelos Sith. Apesar de Krayt funcionar como principal antagonista de grande parte das aventuras de Cade Skywalker, é Talon que representa a ameaça direta, rendendo alguns bons duelos durante tais arcos.

Star Wars Melhores Personagens Universo Expandido

13. Satele Shan

Descendente de Bastila e Revan, Satele Shan sempre viveu devendo honrar seu legado. Ela testemunhou o retorno do Império Sith, estando presente em Korriban, planeta natal dos Sith, quando a primeira onda de invasão do Império chegou no espaço da República.

Praticamente todo seu treinamento foi realizado durante a grande guerra que assolou a galáxia e, durante essa mesma, ela se tornou grão-mestre da Ordem Jedi, liderando os outros cavaleiros nas lutas contra as forças invasoras.

Uma exímia lutadora e usuária da Força, Satele Shan é uma das Jedi mais poderosas do universo expandido.

Star Wars Melhores Personagens Universo Expandido

12. Darth Nihilus

Sem dúvidas um dos mais aterradores Sith da saga Star Wars, Nihilus é facilmente reconhecido pela máscara que veste 100% do tempo. Ele é uma ferida na Força, um ser que perdurou em meio a tamanha devastação que passou a, passivamente, absorver a energia vital de todos aqueles ao seu redor.

Através do treinamento de Darth Traya, em Malachor V, o Sith conseguiu focar seus poderes e se tornou um dos membros do triunvirato Sith. Após trair sua mestra, ele, ao lado de Darth Sion, caçou todos os Jedi, praticamente até a extinção. Durante essa sombria jornada, Nihilus dizimou o planeta Katarr, deixando apenas uma sobrevivente da raça miraluka, Visas Marr.

Falando unicamente através de um estranho e incômodo dialeto, ele é uma das figuras mais misteriosas e poderosas que já passaram pelo universo de Star Wars, ajudando Knights of the Old Republic II a se tornar um inesquecível game.

Star Wars Melhores Personagens Universo Expandido

11. Jacen Solo

Filho de Leia e Han Solo, Jacen teve uma infância problemática, com inúmeras tentativas de sequestro. Após treinar com Luke Skywalker, ele se tornou um dos responsáveis por acabar com a invasão dos Yuuzhan Vong à galáxia, vingando a morte de seu irmão, Anakin Solo. Seu status de herói não permaneceu por muito tempo, contudo, visto que, não muito tempo depois, ele acabou caindo para o Lado Negro, se tornando o Sith Darth Caedus. A intenção de Solo, contudo, não era destruir a galáxia e sim trazer ordem a ela, a qualquer custo.

O personagem serviu de inspiração para a criação de Kylo Ren, na trilogia sequel.

Star Wars Melhores Personagens Universo Expandido

10. Jaina Solo

Irmã gêmea de Jacen Solo, Jaina herdou as habilidades de mecânico de seu pai e a sensitividade à Força de sua mãe. Treinada como Jedi, ela foi uma das peças chaves dentro de inúmeros conflitos que assolaram a galáxia após a queda do Império, chegando a ser nomeada Lâmina dos Jedi, em razão de suas ações em batalha, tanto em campo, quanto como parte do esquadrão Rogue. Apesar de quase ter caído para o Lado Negro, Jaina se manteve fiel à ordem Jedi e acabou se tornando Mestre. Sua maior provação, sem dúvidas, foi combater seu próprio irmão, Jacen, ou Darth Caedus.

Rey, uma das personagens centrais da nova trilogia de Star Wars é claramente inspirada em Jaina.

Star Wars Melhores Personagens Universo Expandido

9. Bastila Shan

Nossa impressão inicial de Bastila é que ela não passa de uma Jedi mimada e cheia de si. Conforme avançamos na jornada ao seu lado, no entanto, passamos a reconhecê-la como uma habilidosa Jedi, com poderes praticamente únicos. Shan é capaz de realizar a meditação de batalha, que pode alterar completamente o resultado de um conflito, ao passo que um lado é motivado a lutar, enquanto o outro passa a ser preenchido de temores.

Peça chave da Guerra Civil Jedi, iniciada com a invasão de Revan e Malak, Bastila é uma pessoa repleta de dúvidas e inseguranças, uma personagem extremamente humana, que dialoga com nossos próprios receios na vida.

Star Wars Melhores Personagens Universo Expandido

8. HK-47

Muitos droides já passaram pelas variadas histórias de Star Wars, mas poucos contam com o perverso carisma de HK-47. Companheiro de Revan durante Knights of the Old Republic, o droide assassino se refere a qualquer ser vivo (exceto seu mestre, na maioria das vezes) de sacos de carne (meatbags), enxergando tudo e todos como possíveis alvos. Isso, claro, rende alguns hilários diálogos, repletos de humor negro, nos quais HK-47 ansia por assassinar alguém que prove ser demasiadamente irritante.

Star Wars Melhores Personagens Universo Expandido

7. Nomi Sunrider

Muitas são as histórias de Jedi que caíram para o Lado Negro após passarem por experiências traumáticas. A saga de Nomi Sunrider não é uma dessas histórias, muito pelo contrário – as dificuldades enfrentadas por essa mulher apenas serviram para motivá-la a seguir o caminho da Luz, a levando a se tornar grão-mestre da Ordem.

Sunrider ajudou Ulic Qel-Droma a acabar com a insurgência de Freedon Nadd em Onderon, acabando com os Sith no planeta. Posteriormente ela participou da Grande Guerra Sith, lutando contra Exar Kun e Qel-Droma, que se tornara um Sith. Através de seus poderes, ela foi capaz de acabar com a conexão de Ulic com a Força, encerrando a grande guerra.

Após esse grande conflito, ela foi essencial para reerguer a ordem Jedi, servindo como grão-mestre, tendo seus ensinamentos passados adiante por gerações após gerações.

Star Wars Melhores Personagens Universo Expandido

6. Darth Bane

Darth Bane é um personagem canônico em razão de sua aparição em Clone Wars, mas praticamente toda sua construção é exclusiva das histórias com o selo Legends, por isso ele está presente nesta lista.

Tendo vivido aproximadamente mil anos antes das Guerras Clônicas, Darth Bane foi responsável pela reestruturação da Ordem Sith. Após estudar os holocrons deixados por Revan, Bane enxergou que os problemas dos Sith são, em geral, causados pelas constantes disputas de poder. Tendo isso em mente, ele instituiu a Regra de Dois, que diz que somente podem existir um mestre e um aprendiz Sith por vez, nenhum a mais, nenhum a menos. Isso impediria que os Jedi os destruíssem tão facilmente e permitiria que o Lado Negro focasse quase que exclusivamente nesses dois indivíduos, garantindo a eles poderes consideráveis. De acordo com Bane, todo aprendiz deve destruir seu mestre, tornando os Sith cada vez mais poderosos.

Graças a essa regra, Darth Sidious foi capaz de acabar com os Jedi e a República.

Star Wars Melhores Personagens Universo Expandido

5. Mara Jade

De mão do Imperador a Mestre Jedi, Mara Jade teve uma história mais que conturbada. Criada desde cedo para ser uma assassina do Imperador, sua vida foi virada de cabeça para baixo após a morte de Palpatine – naturalmente que Luke já ganhou certo ódio por parte de Jade em razão dele ter sido o responsável pela morte do soberano. A então assassina passou a ser contrabandista e, em poucos anos, foi forçada a trabalhar junto de Skywalker durante a campanha do grão almirante Thrawn.

Com o tempo, Jade se tornou cada vez mais próxima de Luke e eventualmente se casou com o Skywalker, adotando o sobrenome para si. Treinada nas artes da Força, ela virou seu olhar para a nova ordem Jedi e permaneceu dedicada à causa até o seu trágico fim.

Seja pela sua presença em inúmeras obras do universo expandido, ou pela sua personalidade cativante, Mara Jade definitivamente se tornou uma das personagens mais queridas de Star Wars.

Star Wars Melhores Personagens Universo Expandido

4. Valkorion / Vitiate

Possivelmente o ser mais poderoso de toda a saga, Valkorion / Vitiate atuou como Imperador dos Sith por centenas de anos. Sua capacidade de transitar de corpo em corpo e estar em dois lugares ao mesmo tempo, através da manifestação de sua consciência, faz dele alguém praticamente imortal.

Apesar de liderar os Sith, contudo, sua intenção não é a de criar o caos ou destruir tudo à sua volta e sim criar a sociedade perfeita, algo que ele tentou realizar através do Império Sith, mas que, falhou miseravelmente, algo que ele próprio admite.

Ao reconhecer isso, ele virou sua atenção para o espaço desconhecido, onde criou o Império Eterno, uma sociedade extremamente tecnológica livre dos conflitos de Luz e Escuro. Vitiate, porém, é e sempre será um ditador e seu autoritarismo extingue qualquer chance de se ter uma sociedade justa, igualitária, na qual os cidadãos são plenamente livres. Independentemente de seus objetivos, ele sempre será uma figura a ser combatida.

Star Wars Melhores Personagens Universo Expandido

3. Thrawn

Sim, Thrawn se tornou um personagem canônico através de Rebels, mas isso não apaga sua presença do antigo universo expandido, atual Legends. Apesar de ter a mesma personalidade e modus operandi, suas ações são completamente diferentes na trilogia Herdeiro do Império, principalmente, claro, em virtude da época na qual a história se passa.

Ao contrário de sua aparição na série animada da Disney XD, que se passa antes dos eventos de Uma Nova Esperança, a primeira vez que Thrawn deu as caras em Star Wars foi após a Batalha de Endor, em outras palavras, depois da morte do Imperador. Contra todas as expectativas, o personagem conseguiu virar o jogo a seu favor, mesmo liderando um Império despedaçado. Através da estratégia, conhecendo a fundo seus inimigos, prevendo seus movimentos, ele foi capaz de quase estabelecer um novo regime, chegando perto de dizimar as chances da galáxia ter mais uma República como forma de governo. Justamente por isso ele merece sua posição de destaque nesta lista.

Mesmo com algumas decisões para lá de duvidosas de Timothy Zahn acerca do destino desse personagem, Thrawn para sempre marcou o universo expandido de Star Wars, abrindo espaço para centenas de outras memoráveis histórias.

Star Wars Melhores Personagens Universo Expandido

2. Revan

Revan é uma figura envolta em mistério desde sua primeira aparição em Knights of the Old Republic. De campeão dos Jedi a lorde Sith, ele abalou a galáxia através da maneira como desafiou a ordem Jedi, levando muitos cavaleiros e aprendizes consigo para as Guerras Mandalorianas, que teve a República como vitoriosa em razão de suas estratégias.

Por ter estudado com inúmeros mestres e trilhado os caminhos da Luz e Escuridão, ele entende a Força como poucos. Já foi conquistador e herói, iniciou e terminou a Guerra Civil Jedi, abalando as estruturas da República.

Em sua jornada descobriu a verdadeira ameaça para esse universo, deixou seus companheiros para trás e viajou até as regiões desconhecidas a fim de enfrentar o Imperador Sith, Vitiate, que, não muito tempo depois, invadiria a República, a jogando em uma extensa e catastrófica guerra. Sua história, no entanto, não termina com sua morte, ao passo que ele influenciaria para sempre a galáxia através de sua filosofia.

Star Wars Melhores Personagens Universo Expandido

1. Kreia / Darth Traya

Revan, sem dúvidas, é um dos melhores personagens já criados em Star Wars e toda a sua mitologia apenas faz aumentar a de Kreia, uma personagem verdadeiramente única na saga.

Kreia transitou entre o lado negro e o da luz, treinou brilhantes Jedi e poderosos Sith. Fez parte do triunvirato Sith, que praticamente acabou com a ordem Jedi, apenas para ser traída pelos seus dois aprendizes: Nihilus e Sion.

Em toda a sua busca ela descobriu que a Força, ou o universo em si vai além da luta da luz contra a escuridão, ensinando que atos de bondade podem levar à tragédias e ações cruéis podem, de fato, salvar aqueles que estão perdidos.

Se Kreia pode ser definida por uma característica é pela sua visão – ela enxerga muito além da simplicidade que nos envolve e percebe o que deve ser feito, sabendo exatamente qual o seu papel a ser desempenhado, o que faz dela uma das pessoas mais sábias que já habitaram essa galáxia muito, muito distante.

****

Então, o que acharam? Deixamos alguém de fora? Algum desses não deveria estar nesta lista? Comentem abaixo deixando suas opiniões e suas listas pessoais. Que a Força esteja com vocês.

 

Comente!