Assim como grande parte da classe artística, em algum ponto, o escritos Stephen King caiu no vício de entorpecentes em sua carreira prolífica. Durante os anos viciado em álcool e cocaína, King escreveu It: A Coisa , além de alguns volumes de A Torre Negra, Cujo, Louca Obsessão, Cemitério Maldito e Christine: O Carro Assassino. O autor, inclusive, nem se lembra de ter escrito algumas de suas obras pelo período sob influência, com Tommyknockers sendo uma dessas histórias.

Na década de 80, o vício de King era grande a ponto de ele precisar enfiar algodão no nariz para impedir que gotas de sangue caíssem em sua máquina de escrever. Ele ficava sóbrio aproximadamente 3 horas por dia nessa época, tanto que sua esposa se acostumou a encontrá-lo desmaiado em poças de vômito.

O alcoolismo de King também acabou rendendo pano de fundo para diversas de suas histórias. Na biografia Haunted Heart, de Lisa Rogak, ele admitiu ter pensamentos violentos em relação a seus filhos enquanto bebia. Essas ideias foram alguns dos incentivos para King se tratar, e também foi a inspiração principal para o Jack Torrance de O Iluminado – que coloca no centro da história um pai ameaçando sua família.

Porém, por conta do sucesso que ele obteve com obras criadas sob o vício, o autor temia deixar suas “aliadas” de lado e se tornar incapaz de criar histórias tão boas como àquelas que fez enquanto drogado. Anos se passaram com essa descida à loucura. Entretanto, uma hora, cansada da condição lamentável que o marido estava, Tabitha King jogou todas as drogas fora, incluindo as garrafas de Listerine por causa do álcool que continha na fórmula. 

Depois de limpar a casa inteira, a mulher reuniu diversos amigos do escritor e fez uma intervenção. Nesse momento, o autor percebeu que estava a poucos passos de perder sua família, seus amigos e até mesmo sua vida. A partir daí, um esforço contínuo foi aplicado para que o autor se desintoxicasse. Isso levou anos e diversas recaídas, mas, no fim, King conseguiu reassumir o controle de sua vida.

A segunda parte de It está em exibição nos cinemas.