Na primeira terça-feira de dezembro (4), na Califórnia, um trainee do Google cometeu uma falha bizarra em um treinamento que fez com que a empresa tivesse um prejuízo de cerca de 10 milhões de dólares.

Segundo o Financial Times, o erro aconteceu quando o trainee apertou sem querer uma tecla e encaminhou um anúncio falso para várias páginas da internet e aplicativos. A ideia era a de que os trainees aprendessem a usar o sistema de forma eficaz e sem cometer equívocos. 

Ainda segundo o Financial, o Google disse que iria honrar com pagamento a todos os editores de qualquer anúncio que tivesse sido comprado. Segundo o site de busca mais famoso da internet o erro aconteceu porque o funcionário foi além do pedido no treinamento e acabou comprando anúncios no espaço que oferece um maior retorno monetário para cada clique e esse espaço que o anúncio foi colocado costuma ser replicado por outros sites, aumentando assim o alcance do anúncio.

Oficialmente o Google não confirmou o valor do prejuízo, mas uma fonte ouvida pelo jornal disse que pode chegar a 10 milhões de dólares.