Os planos-sequência são uma das formas mais puras da realidade no Cinema. A técnica de plano-contínuo ou tracking shot como é conhecida nos EUA envolve capturar sequências inteiras dentro de um só plano. A câmera pode deslizar entre cenários, observar diversas ações e até mesmo acompanhar mudanças de estações e de dias caso os truques da produção sejam muito bem trabalhados.

Como não há cortes, o plano é o mais próximo da realidade por funcionar de forma muito similar a qual nós vemos a realidade ao nosso redor. 

Michel Gondry é um dos diretores entusiastas da técnica chegando a trabalhar fervorosamente diversas ilusões ópticas no videoclipe premiado da banda The Chemical Brothers em Let Forever Be que você pode conferir logo abaixo:

Entre uma carreira de sucesso no cinema conseguindo emplacar o clássico moderno Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças, Gondry partiu para a televisão trabalhando no canal Showtime na série Kidding realizando possivelmente seu ápice completo de encenação. 

Felizmente, o canal foi bastante generoso em mostrar como toda a cena foi feita com um vídeo dos bastidores em sincronia com o material gravado. A cena mostra a completa transformação do apartamento conforme alguns anos passam. Observe todo o trabalho de sincronia dos contrarregras em organizar e desmontar o cenário a cada volta que o câmera dá.

Confira abaixo e tente não ficar de queixo caído: 

Comente!