em ,

Woody Allen detesta os títulos nacionais de seus filmes no Brasil: “Terríveis”

O cineasta Woody Allen foi recentemente entrevistado por Pedro Bial no programa Conversa com Bial trazendo diversas histórias curiosas. Uma delas é justamente seu desgosto completo pelos títulos nacionais de seus filmes.

“Sempre quero que os títulos sejam iguais aos que dou. Alguns países dão os mesmos, mas outros me ligam e dizem: ‘Isso não faz sentido aqui’, então dão outros títulos. Geralmente, não gosto dos títulos que outros países dão aos meus filmes”.

“Por exemplo, o que aconteceu com Annie Hall que ficou chamado de Noivo Neurótico, Noiva Nervosa. É terrível”.

Em Love and Death (1975) [Amor e Morte], que se tornou A Última Noite de Boris Grushenko, o cineasta diz: “Esse título também foi usado em alguns lugares da Europa. Para mim, Love and Death é muito melhor. Nesses países, eles não pensaram o mesmo que eu, acharam que as pessoas não iriam assistir e mudaram”. 

Confira um trecho da entrevista:

O diretor ainda explica: “O que eu posso fazer? [Não adianta] Se eu der um título e ninguém no Brasil fizer ideia do que estou falando. Então, os títulos são alterados em outros países”. 

“Algumas distribuidoras mudam os títulos de forma sofisticada. Outras mudam para tentar chegar ao título mais comercial e lucrativo que podem, mas não posso fazer nada quanto a isso”, lamenta.

“Eu sempre brigo pelos títulos e pelos trailers. Você deveria ver alguns dos trailers que fazem em países como o Japão, lançando o filme com os piores anúncios que já vi. Eu fico constrangido de isso representar meus filmes, mas eles sabem o que é melhor no país deles”,  disse Woody Allen, encerrando o assunto.

O que você achou desta publicação?

Publicado por Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema seguindo o sonho de me tornar Diretor de Fotografia. Sou apaixonado por filmes desde que nasci, além de ser fã inveterado do cinema silencioso e do grande mestre Hitchcock. Acredito no cinema contemporâneo, tenho fé em remakes e reboots, aposto em David Fincher e me divirto com as bobagens hollywoodianas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Youtuber é morto durante pegadinha mal sucedida; confira

Bella Ramsey, de Game of Thrones, será Ellie na série de The Last of Us