Denis Villeneuve critica Star Wars e descarta dirigir a franquia

Denis Villeneuve, renomado diretor de Duna e conhecido por sua visão cinematográfica singular, revelou recentemente em uma entrevista ao podcast The Town por que não tem interesse em dirigir um filme da franquia Star Wars. Para o cineasta, a série de George Lucas perdeu sua essência após os dois primeiros filmes da trilogia original.

Star Wars saiu dos trilhos em 1983″

Villeneuve compartilhou sua profunda conexão com Star Wars na infância, especialmente com O Império Contra-Ataca (1980), filme que ele considera um marco em sua formação como cinéfilo. No entanto, ele disse que a magia foi perdida com O Retorno de Jedi (1983), destacando os Ewoks como um ponto de ruptura.

“Eu era o público-alvo. Eu tinha 10 anos. Foi para o meu cérebro como uma bala de prata. Fiquei obcecado por Star Wars. […] O problema é que tudo saiu dos trilhos em 1983 com O Retorno de Jedi. […] Acabou sendo uma comédia para crianças”, afirmou Villeneuve.

Ele ainda criticou o que considera a falta de originalidade da franquia nos anos seguintes. “Star Wars se cristalizou em sua própria mitologia, muito dogmático, parecia uma receita, sem mais surpresas. Então, não estou sonhando em fazer um Star Wars porque parece que o código é muito codificado.”

Uma abordagem diferente

Embora Villeneuve seja conhecido por revitalizar franquias e adaptar obras literárias complexas, como em Blade Runner 2049 e Duna, o diretor deixou claro que prefere trabalhar em projetos originais ou independentes. Ele também demonstrou resistência em relação a serviços de streaming como a Netflix. “A tela grande faz parte da linguagem, para compartilhar uma história juntos, para receber a experiência emocional comunitária do cinema em um teatro”, disse ele, reforçando sua crença no cinema como uma experiência coletiva.

Quanto a um possível Duna 3, Villeneuve se mostrou reservado, mencionando apenas que é algo que “poderia fazer”, mas sinalizou sua preferência por explorar projetos únicos e independentes no futuro.

Com essas declarações, Villeneuve reafirma sua dedicação a narrativas cinematográficas que desafiem convenções, mantendo sua posição como um dos diretores mais respeitados de sua geração.

Mostrar menosContinuar lendo

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.

Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.

Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Mais posts deste autor