Criador de Deadpool e Cable, Liefeld detalha desentendimentos com a editora e critica o tratamento dado aos criadores de quadrinhos pela Marvel Studios.
Motivo da saída
Rob Liefeld, renomado artista e cocriador de Deadpool e Cable, anunciou o fim de sua parceria com a Marvel após mais de três décadas. A decisão veio após uma série de desentendimentos com a editora e a Marvel Studios, que ele detalhou em um episódio de seu podcast Robservations e em entrevista ao The Hollywood Reporter.
A gota d’água para Liefeld foi a estreia do filme Deadpool & Wolverine em Nova York, em julho de 2024. Ele afirmou que se sentiu desrespeitado por não ter sido convidado para a afterparty, evento que ele estava acostumado a frequentar. Além disso, ele mencionou que Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, o ignorou no tapete vermelho e que suas fotos com a equipe criativa do filme foram excluídas.
“Era para me envergonhar, diminuir, me derrotar”, desabafou Liefeld em seu podcast.
Insatisfação com o reconhecimento na Marvel
Liefeld revelou que sua insatisfação com a Marvel começou ainda em 2023, quando a editora concedeu status de cocriador de Wolverine ao editor Roy Thomas, decisão que desrespeitaria o legado de Len Wein, criador original do personagem.
Em junho de 2024, Liefeld enviou um e-mail à Marvel solicitando um crédito mais significativo em Deadpool & Wolverine, além de acesso a estreias e eventos promocionais. Ele argumentou que os criadores de quadrinhos merecem maior reconhecimento por suas contribuições. No entanto, segundo Liefeld, a resposta da Marvel foi negativa e seus representantes foram maltratados.
A Marvel, por sua vez, concedeu a ele e a Fabian Nicieza o crédito padrão de “Deadpool criado por” no final do filme. Além disso, a produção fez uma homenagem a Liefeld nomeando uma loja no cenário da luta principal como Liefeld’s Just Feet — uma piada interna sobre a dificuldade do artista em desenhar pés.
Apesar desses reconhecimentos, Liefeld se sentiu indesejado nos bastidores da Marvel Studios, diferente da experiência que teve nos primeiros filmes de Deadpool, produzidos pela 20th Century Fox. Ele elogiou Ryan Reynolds e Joe Kelly por elevarem o personagem ao sucesso global, mas criticou Feige por não valorizar os criadores de quadrinhos como deveria.
Comparação com a DC Studios
Liefeld destacou a diferença entre o tratamento da Marvel e da DC Studios em relação aos criadores. Ele elogiou James Gunn, que frequentemente leva roteiristas e artistas para os sets de filmagem e os menciona em entrevistas. Em contraste, ele acredita que Feige poderia melhorar o relacionamento com os criadores de quadrinhos, tornando o reconhecimento mais frequente e significativo.
Apesar da ruptura, Liefeld ainda promoveu o lançamento de Deadpool & Wolverine e organizou exibições para fãs. Ele admitiu que estava relutante em compartilhar sua frustração publicamente, mas a resposta positiva do público ao seu podcast o encorajou. Seu último trabalho para a Marvel, Deadpool Team-Up #5, chega às bancas nesta semana, marcando o fim de uma era para o artista na editora.