O modo multiplayer de Call of Duty: Black Ops 6 conseguiu atingir um patamar bastante polido para um FPS competitivo. Seu ritmo acelerado é característico da franquia e seus pontos fortes focam no gunplay muito satisfatório (os sons das armas de modo geral, tanto atirando quanto recarregando), no sistema Omnimovement divertido e dinâmico, nos mapas bem construídos (em sua maioria), na volta do Prestige clássico e num sistema de Perks claro.

Considerando os diferentes tipos de jogador, podemos resumir o jogo de algumas formas:

Para fãs de CoD / veteranos de Black Ops: É provavelmente uma compra certa. A sensação de Call of Duty clássico está viva, no entanto é importante estar preparado para as possíveis frustrações com o SBMM (Skill-Based Matchmaking).
Para jogadores casuais / assinantes do Game Pass: A proposta de valor é excelente e a jogabilidade é divertida. É importante estar ciente de que o ambiente online pode ser intenso e talvez pouco acolhedor no início.
Para jogadores voltando a jogar Call of Duty: É um bom jogo para retornar, oferecendo uma mistura de familiaridade (sistemas de progressão) e novidades (dinâmica de movimento).
Para novatos: Vale a pena experimentar através do GamePass, já que ele reduz o risco financeiro caso não venha a gostar do jogo.

Contudo o jogo não está isento de falhas. A forte presença de combate caótico a curta distância, resultante da mistura entre o movimento rápido e o design dos mapas, pode ser desagradável. O matchmaking baseado em habilidade permanece controverso e impacta negativamente a consistência da experiência online para muitos jogadores, além do launcher problemático que é um incômodo muitas vezes (além dos infinitos shaders).

O Novo Ritmo de Combate: Omnimovement e Gunplay

A inovação mais interessante de Black Ops 6 é o sistema de Omnimovement. Este sistema muda a forma como os jogadores atravessam o campo de batalha, permitindo correr (sprint), deslizar (slide) e mergulhar (dive) em qualquer direção, independentemente da direção da câmera. É possível encadear estes movimentos, após um mergulho por exemplo, e manter a capacidade de mirar em 360 graus enquanto está deitado (prone).
Paralelamente ao Omnimovement, o gunplay (a sensação ao disparar as armas) é muito elogiada. As armas têm uma sensação fenomenal, pesadas e realistas, cada uma com características distintas. O combate é rápido, com um “Tempo Para Matar” (TTK) relativamente baixo, característico de Call of Duty.

Uma das maiores “novidades” em Black Ops 6 é a volta do sistema clássico de Prestige. Os jogadores progridem até ao nível 55 e, a partir daí, têm a opção de entrar em Prestige. Isso significa voltar o nível do jogador para 1, mas permite manter os desbloqueios de armas e equipamentos. O sistema de Perks também foi reformulado, estão agora organizados em classes distintas, que podem ser amplamente categorizadas como focadas em dano, furtividade e utilidade. Equipar três Perks da mesma classe concede um bônus adicional, recompensando a especialização e incentivando os jogadores a pensar sobre o seu papel na equipe. Este sistema é elogiado pela sua clareza e facilidade de navegação em comparação com os sistemas às vezes confusos de outros jogos.

O multiplayer de Call of Duty: Black Ops 6 cumpre a promessa de uma experiência FPS polida, rápida e gratificante, destacando-se pelo seu excelente gunplay e mecânicas de movimento inovadoras. Revitaliza com sucesso a sensação Black Ops com a volta de funcionalidades como o Prestige clássico. É um forte candidato a melhor multiplayer de CoD dos últimos anos, especialmente para os fãs de ação frenética, mas a experiência online pode revelar-se inconsistente.

Call of Duty: Black Ops 6 – Análise do Battle Pass

O serviço oferecido na Season 3 conta com 3 opções de compra. A mais simples permite o acesso ao sistema de recompensas e Tokens (explicado mais a frente), sem qualquer bônus ou item incluído. Seu preço é 1100 CP (equivalente a R$45,90 na loja do jogo).
Já a segunda opção de compra inclui 20 Tokens disponíveis imediatamente, pelo preço de 2400 CP (equivalente a R$91,90).

Por fim, a opção mais completa não pode ser comprada com CP, custa 30 dólares (R$164,90 na Steam do Brasil) e inclui ainda mais itens além dos 20 Tokens, como 1100 CP, 5 itens BlackCell instantâneos e a 13 itens BlackCell exclusivos adicionados à lista de recompensas do serviço. Diferentemente do Battle Pass anterior presente no Call of Duty Modern Warfare, as recompensas estão distribuídas em páginas. Cada página contém 7 recompensas, cada uma custando 1 Token. Tokens são conquistados através de tempo de jogo, experiência. Conforme você joga, conquista Tokens e pode então desbloquear as recompensas do Battle Pass.

São 15 páginas ao todo, sendo que a sétima recompensa de cada página só pode ser desbloqueada se as outras 6 da mesma página já foram desbloqueadas. Além disso, para ter acesso à próxima página é necessário desbloquear em torno de 4 recompensas da página anterior. Este sistema é um pouco mais linear do que o sistema de “mapa” do CoD MW, que permitia que o jogador fizesse sua própria “trilha” entre as diferentes páginas a fim de ter um pouco mais de liberdade de escolha sobre as recompensas que desbloquear em primeiro lugar.

Os itens BlackCell são muito bonitos, utilizam a conhecida combinação de cores preto e dourado, com elementos flutuantes ao redor das armas e roupas dos operadores. Os armamentos sempre entregam uma performance diferenciada na jogabilidade, com pouco recuo, alta taxa de tiros por minuto e dano aumentado (variando entre os diferentes tipos de armamento). Entre as recompensas existem diversos Stickers, bônus de XP, skins, emotes, sprays, emblemas, entre outros cosméticos.

Veredito Final: Para fãs do jogo o Battle Pass não é obrigatório, mas faz toda a diferença na sensação de recompensa por jogar. Estimula o gosto por jogar pois além de entregar itens poderosos para ir melhor nas partidas, estimula a busca pelas próximas recompensas das páginas seguintes. Outro argumento para a compra é o fato de poder utilizar os itens conquistados no CoD Warzone, por ser um jogo separado e duradouro, ele mantém os itens conquistados em Battle Passes de diferentes CoD, como o Black Ops e o Modern Warfare, provendo sobrevida aos itens mesmo após a chegada de um novo jogo Black ops no futuro.

Texto escrito por Frederico Fernandes com base no código de temporada recebido para realizar esta análise.

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Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.

Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.

Contato: matheus@nosbastidores.com.br

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