Uma extensa reportagem investigativa publicada neste sábado, 7 de junho, pelo site Air Mail, e repercutida por veículos como Page Six e Us Weekly, traz à tona graves acusações de má conduta sexual contra o ator e músico Jared Leto. Nove mulheres acusam o vencedor do Oscar, de 53 anos, de um padrão de comportamento predatório, incluindo flertes e investidas inapropriadas contra menores de idade ao longo de vários anos.
O “segredo aberto” de Hollywood: as acusações detalhadas
A reportagem do Air Mail, uma publicação digital conhecida por seu jornalismo aprofundado, sugere que o comportamento de Leto era um “segredo aberto há muito tempo” em Los Angeles. As alegações pintam o retrato de um artista que usaria sua fama e influência para se aproximar de mulheres muito jovens, em festas e encontros casuais.
Um representante de Jared Leto, procurado pela publicação, “negou expressamente” todas as acusações feitas contra o ator e vocalista da banda 30 Seconds to Mars.
Relatos de menores de idade: “predatório, aterrorizante e inaceitável”
Várias das acusações detalhadas na matéria vêm de mulheres que afirmam ter sido abordadas por Leto quando eram menores de idade. A DJ Allie Teilz é uma das que se pronunciou publicamente, reafirmando uma denúncia que fez pela primeira vez em 2012. “Fui assediada e traumatizada por esse cretino quando tinha 17 anos”, declarou. Ela alega que Leto “sabia” sua idade, mas “não se importou”, descrevendo suas ações como “predatórias, aterrorizantes e inaceitáveis”. Teilz ainda escreveu em um post antigo: “Você não está realmente em Los Angeles até que o Jared Leto tente forçar com você nos bastidores… Usando um kilt… E um gorro de neve”.
Uma segunda acusadora anônima alega que conheceu Leto em um café em 2006, quando ela tinha 16 anos, e que as conversas entre eles “se tornaram sexuais”. “Ele perguntava coisas como: ‘Você já teve namorado? Você já chupou um pau?'”, relatou. A modelo Laura La Rue compartilhou uma experiência semelhante de 2008, quando tinha 16 anos e Leto, 36. “Ele perguntou quantos anos eu tinha. Eu disse: ‘Tenho 16 anos. Quantos anos você tem?'”, afirmou, observando que o astro pediu seu número mesmo assim.
Uma terceira mulher relatou uma troca de mensagens sugestivas com o ator quando ela era menor, que teria se intensificado após ela completar 18 anos. Ela alega que, em uma visita à casa de Leto, ele expôs seu órgão genital, começou a se masturbar, segurou a mão dela e a colocou sobre ele, dizendo: “Quero que você cuspa nele”.
As festas em Los Angeles e a suposta “caça” a jovens mulheres
A reportagem também descreve o ambiente das festas promovidas por Jared Leto em sua casa em Los Angeles. Uma fonte afirmou que jovens mulheres eram supostamente “recrutadas” para participar dos eventos, que teriam uma proporção desequilibrada de “60 mulheres muito jovens para quatro ou cinco homens”. Segundo essa fonte, o foco das festas parecia ser, de alguma forma, encorajar as meninas a tirarem a roupa e mergulharem nuas na piscina do ator.
As acusações contra Jared Leto surgem na esteira do movimento #MeToo, que expôs um padrão de comportamento predatório por parte de homens poderosos em Hollywood. A seriedade e o número de relatos presentes na reportagem do Air Mail colocam o ator, vencedor do Oscar por “Clube de Compras Dallas”, sob intenso escrutínio público e podem ter um impacto profundo em sua carreira e legado.