O novo lançamento da Fromsoftware mostra mais uma vez a força e a solidez que a empresa alcançou e conquistou nos últimos anos. Mesmo com uma proposta “experimental”, o jogo atingiu excelentes índices de vendas (mais de 3 milhões de cópias vendidas em apenas 3 dias após o lançamento) e de jogadores online simultaneamente (média de mais de 250 mil players simultâneos na Steam). Mas mesmo com esse sucesso todo, o jogo teve uma recepção mista entre os jogadores, porque será?
Primeiramente é preciso entender que Nightreign não tenta ser “Elden Ring 2”, ou “Dark Souls 4” ou qualquer jogo “tradicional” da Fromsoftware. Ao invés de termos uma experiência de RPG de ação com evolução gradual na história, no poder do personagem, desbloqueio gradual de novas áres e novos chefes, tudo isso atráves de horas e mais horas de gameplay, aqui Nghtreign te entrega uma experiência com elementos Battle Royale (sim!!!) e Roguelike, tudo isso misturado com a dificuldade e a gameplay habituais e conhecidas da Fromsoftware.
Ao iniciar a Expedição, é formada uma equipe com três jogadores (sim, jogue em equipe!!!), e os jogadores podem escolher uma entre seis (e posteriormente oito) classes diferentes, cada uma com um estilo de gameplay. Neste momento, o primeiro dia da expedição começa, e a equipe é jogada em um canto do mapa, e precisa rapidamente identificar e visitar os locais de interesse, que deixarão os personagens da equipe mais fortes, com equipamentos mais resistentes, e com mais frascos de cura.
A noite se aproxima
Conforme o dia vai passando, a temida e famigerada “Névoa da morte” (tão presente nos jogos battle royale) vai fechando o mapa, até o momento que o mapa é fechado em um pequeno círculo, a noite chega, e a batalha contra o chefão do primeiro dia se inicia.
Caso a equipe tenha êxito em derrotar o chefão do primeiro dia, a névoa se dissipa e o segundo dia começa, no qual novamente é possível explorar os pontos de interesse, inclusive enfrentar inimigos e mini-chefes que anteriormente pareciam muito difíceis, até que novamente a névoa feche e concentre toda a equipe no pequeno círculo do mapa onde tem a batalha contra o chefão do segundo dia. Ao derrotar o chefão do segundo dia, a equipe é transportada para uma espécie de “lobby de preparação”, onde é possível fazer mais alguns ajustes no personagem pela última vez, para daí sim enfrentar o grande chefe da Expedição, o Lorde da Noite. As batalhas contra os Lordes da Noite são o puro suco de Fromsoftware, épicas e extremamente difíceis, nas quais qualquer vacilo e todos os membros da equipe morrem e a Expedição acaba.
Toda essa experiência “narrada” acima leva entre 30 a 60 minutos do início ao fim, dependendo da habilidade e destreza da equipe, então as decisões devem ser tomadas rapidamente. Esse ritmo “agitado” da gameplay é um fator que pode ter desagradado os fãs mais antigos da Fromsoftware acostumados com experiências e explorações mais demoradas e cadenciadas, por outro lado o fato de toda a experiência completa atingir no máximo uma hora é um fator bastante atrativo para a imensa parcela de jogadores acostumados com os gêneros Roguelike e Battle Royale. Outro ponto que não agradou uma grande parcela dos fãs ‘tradicionais’ da Fromsoftware é o fato do jogo ter sido pensado e planejado para uma experiência multiplayer, já que os demais jogos da Fromsoftware sempre se especializaram em entregar uma experiência singleplayer do início ao fim, dando a opção do usuário solicitar ajuda apenas nas batalhas de chefe. Em Nightreign até é possível jogar sozinho offline, tendo que fazer tudo por conta própria, mas a experiência é mais completa e bem menos complicada tendo a experiência cooperativa. Porém, vale um adendo: entrar em uma partida cooperativa com outras 2 pessoas desconhecidas pode dar muito certo ou muito errado, pois vai depender do nível de experiência das pessoas que entrarem na sala com você. Se você der a sorte de cair em uma sala com algum jogador experiente (ou se você for o jogador experiente da sessão), fica mais fácil otimizar o tempo e se direcionar aos locais corretos para deixar os personagens da equipe mais fortes no menor tempo possível. Agora, caso junte-se com jogadores inexperientes que ainda não entendem muito bem como o jogo funciona, a chance de cada jogador ir pra um canto diferente do mapa e ferrar a expedição é enorme. Portanto o mais indicado é se juntar com dois amigos, assim todo mundo fala a mesma língua. Infelizmente o jogo não possui nenhum sistema de chat por voz ou por texto, o que reforça ainda mais a ideia de que o ideal é juntar-se com os amigos em chamada de voz via Steam/Discord/PSN/etc e desfrutar da experiência se comunicando o tempo inteiro.
Em termos de conexão e lags, jogar com pessoas que estejam em localidades próximas (como estarem em um mesmo país) é bastante tranquilo, a experiência é bastante fluida e não dá pra sentir nenhum lag ou atraso no decorrer da expedição. Porém se entrar na partida alguém que esteja fisicamente mais longe, aí pode ocorrer pequenos “saltos no tempo”, como aquela situação na qual você vai bater em um inimigo que está na sua frente mas de repente ele aparece bem mais distante.
Para os platinadores de plantão, é importante mencionar que Elden Ring Nightreign possui algumas missões secundárias, como coletar as lembranças de todas as oito classes de personagens disponíveis no jogo. Para isso é preciso jogar algumas vezes com todas as classes. Outra coisa que precisa ser dita é que o jogo possui ao todo oito Lordes da Noite diferentes. O primeiro Lorde da Noite a ser derrotado é obrigatório, não importe quantas expedições você falhe e inicie novamente, aparecerá sempre o mesmo. A partir do momento que o primeiro é derrotado, o jogo desbloqueia mais outros seis Lordes, e desta vez você pode enfrentar na ordem que preferir. E quando ao menos quatro Lordes são derrotados, é desbloqueado o oitavo e último. Então para quem não liga pra platina e quer “apenas finalizar” o jogo, não é necessário derrotar todos os oito chefes, mas se você pensa em platinar, tem que passar por todos os oito desafios.
Para grandes fãs
Agora, trazendo um pouco mais da minha experiência pessoal, eu sou um grande fã da Fromsoftware, platinei quase todos os jogos da empresa (ainda me falta Sekiro e Demon’s Souls), e mesmo Nightreign trazendo uma proposta bastante diferente dos jogos anteriores e mais conhecidos da empresa, a minha jogatina até o momento tem sido bastante divertida. Com pouco mais de 30 horas de gameplay eu ainda não tive nem de longe a sensação de “estar enjoando” e cada vez que eu falho na tentativa de matar um Lorde da Noite, dá vontade de já iniciar uma nova expedição. E quando eu finalmente derroto um Lorde da Noite, instantaneamente dá vontade de partir para o próximo.
Como os pontos de interesse no mapa são gerados de maneira procedural, cada expedição acaba sendo totalmente diferente da outra, desde a coleta de frascos de cura, equipamentos, e a melhoria de nível do personagem. Outro elemento que traz um fator mais dinâmico para a gameplay são as relíquias, pequenas “jóias” que são coletadas ao final de cada expedição (até mesmo nas expedições que não são bem-sucedidas) e que quando são equipadas ao personagem, contém alguns atributos e características que acompanharão o personagem desde o início da expedição. Por exemplo, é possível obter relíquias que quando equipadas fazem com que a primeira arma do seu personagem já venha com algum elemento imbuído (como Fogo, por exemplo), desta forma, se você planeja derrotar um Lorde da Noite que tenha fraqueza a Fogo, basta equipar essa relíquia no seu personagem e você já terá uma arma imbuída com o elemento fogo desde o início, poupando o trabalho de ter que sair feito louco pelo mapa atrás de dar a sorte de encontrar uma arma que já venha desta forma.
O jogo também traz alguns “fan services” para os amantes dos outros jogos da empresa, trazendo alguns chefes icônicos da trilogia Dark Souls, e trazendo também alguns trajes (itens apenas cosméticos) que fazem referência a personagens bastante populares da trilogia, como o traje do Solaire, do Havel, e do “cebolão” de Catarina. E apesar de uma certa parcela de jogadores não ter aceitado Nightreign com todo o seu coração, é inegável que o jogo é um sucesso, e a Fromsoftware já prometeu que trará atualizações com melhorias. Uma atualização já foi lançada tornando a vida do corajoso jogador singleplayer um pouco menos ingrata, e já prometeram que em breve virá uma atualização permitindo jogar em duplas, já que no momento só é possível jogar em trios ou sozinho. E uma DLC também já está prometida para lançar ainda esse ano, trazendo bastante conteúdo inédito.
De uma maneira geral, posso falar com tranquilidade que Nightreign é um jogo divertido, dinâmico, frenético, e difícil. As lutas contra os oito Lordes da Noite (todos eles chefões totalmente novos pensados exclusivamente para este jogo) são exatamente aquilo que todo fã de Soulslike gosta, e até mesmo aquele jogador que inicialmente torceu o nariz para essa mistura mirabolante de Battle Royale com Roguelike e Soulslike, bastam algumas horas de gameplay e entendimento de como a dinâmica do jogo funciona, para que a “impressão ruim” fique no passado, e que venham pela frente dezenas de horas de gameplay. Então escolha a sua classe favorita, junte-se com dois amigos, e prepare-se para enfrentar as difíceis noites que virão pela frente.
Agradecemos a cópia gentilmente cedida para a realização desta análise.
Texto escrito por Raphael Granado.