A Konami e a Bloober Team vão refazer a angustiante jornada original de Harry Mason pela cidade enevoada. Após o sucesso crítico e comercial do remake de “Silent Hill 2” (lançado em outubro de 2024), foi anunciado oficialmente que o primeiro jogo da icônica série de terror de 1999 também receberá uma recriação completa, pelas mãos do mesmo estúdio polonês.
Um anúncio minimalista para um projeto gigante
A revelação foi feita de forma surpreendente e minimalista, encerrando o showcase “Konami Press Start” na noite desta quinta-feira, 12 de junho. Sem um trailer elaborado, o anúncio consistiu em uma única tela preta com os dizeres “Silent Hill em desenvolvimento”, ao lado dos logotipos da Konami e da Bloober Team.
O que confirmou que se tratava do remake do primeiro jogo foi a trilha sonora: o inconfundível e melancólico tema principal do “Silent Hill” original, composto por Akira Yamaoka, tocou durante a exibição, gerando uma onda imediata de empolgação e nostalgia entre os fãs que acompanhavam a transmissão.
O sucesso de “Silent Hill 2” abriu o caminho
A decisão de refazer o primeiro jogo é um passo lógico e uma consequência direta do sucesso da parceria anterior. O remake de “Silent Hill 2”, lançado no ano passado, foi um sucesso, superando as expectativas de muitos que duvidavam da capacidade da Bloober Team de lidar com um material tão psicologicamente complexo. Com uma recepção positiva da crítica (alcançando uma média de 87 no Metacritic) e ótimas vendas, o projeto deu à Konami a confiança necessária para continuar investindo na revitalização de sua mais famosa franquia de terror.
Embora o estúdio polonês seja conhecido por seus próprios jogos de terror, como “Layers of Fear” e o vindouro “Cronos: The New Dawn”, o trabalho em “Silent Hill 2” os elevou a um novo patamar de reconhecimento, provando sua habilidade em modernizar um clássico com respeito e competência técnica.
A busca de Harry Mason pela filha perdida
Para quem não conhece, o primeiro “Silent Hill” é um marco do gênero survival horror. Diferente do segundo jogo, que tem um foco mais introspectivo e psicológico na culpa de seu protagonista, o primeiro título é uma história mais direta de busca e mistério. Os jogadores assumem o papel de Harry Mason, um homem comum que, após um acidente de carro, se vê preso na cidade fantasmagórica de Silent Hill enquanto procura desesperadamente por sua filha adotiva desaparecida, Cheryl.
O jogo foi pioneiro em criar uma atmosfera de terror opressora, usando a famosa névoa (originalmente uma solução para as limitações de hardware do primeiro PlayStation) para criar uma sensação de isolamento e perigo constante. A jornada de Harry o coloca no meio de um culto apocalíptico e de manifestações grotescas que desafiam a realidade.
O futuro da colina silenciosa
Ainda não há uma janela de lançamento para o remake de “Silent Hill”, e é provável que o projeto ainda esteja em fase inicial. A Bloober Team também está trabalhando em sua própria propriedade intelectual, “Cronos”, que tem lançamento previsto para 2025, o que indica que os fãs talvez precisem ser pacientes.
A ordem dos remakes pode parecer estranha – refazer o segundo jogo antes do primeiro –, mas a estratégia da Konami agora parece clara: reconstruir a trilogia clássica que definiu o terror nos games. Com a experiência e a fé conquistadas no projeto anterior, a Bloober Team tem, desta vez, o apoio e a expectativa da comunidade para trazer de volta o início de tudo.