Um vídeo que mostra uma passageira norte-americana agredindo física e verbalmente uma mulher brasileira dentro de um avião da companhia Southwest Airlines viralizou nas redes sociais nas últimas horas, gerando uma onda de indignação. As imagens, gravadas por outros passageiros, registram o momento de tensão, que inclui xingamentos, puxões de cabelo e cuspes.
A agressão e a intervenção da tripulação
A gravação, que já circula em diversas plataformas, começa em um momento de alta tensão, quando a passageira brasileira, de blusa cinza, arranca o celular da mão da outra mulher, uma norte-americana que veste roupa preta e um boné vermelho. A reação da americana é imediata e extremamente agressiva.
Ela parte para cima da brasileira, desferindo tapas e puxando seus cabelos com força. “Não vou sentar perto dessa gorda”, grita a agressora em inglês, afirmando que só soltaria o cabelo da outra com a presença da polícia. Passageiros ao redor tentam intervir e separar a briga, sem sucesso inicial.
Em seguida, a tripulação da Southwest Airlines intervém. Comissários de bordo conseguem segurar os braços da agressora para trás, mas, impedida de continuar com a agressão física, ela começa a cuspir repetidamente na direção da brasileira. Um dos comissários age rapidamente, virando a cabeça da mulher para o lado oposto para evitar que ela continue a cuspir na vítima. Durante todo o confronto, a passageira brasileira permanece sentada, em uma postura notavelmente calma, e não revida às agressões.
A resposta da companhia aérea
O comportamento da agressora resultou em sua expulsão do voo. Em nota oficial, a Southwest Airlines confirmou o incidente e elogiou a atuação de sua equipe. “O cliente envolvido no incidente foi retirado do voo e teve o embarque negado”, informou a companhia.
“Parabenizamos nossa equipe pelo profissionalismo durante o incidente. Deixaremos a responsabilidade para as autoridades locais em relação a qualquer questão adicional”, concluiu o comunicado. A companhia não informou qual era a rota do voo nem a data exata em que o incidente ocorreu, mas os vídeos começaram a ganhar força na internet nesta quarta-feira, 18 de junho.