Babi Cruz, esposa e cuidadora do sambista Arlindo Cruz, abriu o coração em depoimentos para a biografia “O Sambista Perfeito”, de Marcos Salles, e fez revelações profundas sobre a nova fase de sua vida e o estado de saúde do marido. Na obra, ela não apenas justifica sua decisão de iniciar um novo relacionamento, como também atualiza o público com a triste notícia de que o artista, hoje com 66 anos, não responde mais a estímulos.
A vida de Babi e de sua família mudou completamente em abril de 2017, quando Arlindo Cruz sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) grave, que o deixou com sequelas severas e dependente de cuidados integrais. Em um dos trechos do livro, ela fala sobre a decisão de assumir um novo namoro em 2023 com André Caetano, fato que gerou muitas críticas na época.
“Não sou separada, não sou viúva”: a justificativa para um novo amor
Babi explica no livro que sua atitude foi uma resposta a um profundo sentimento de solidão e esgotamento. “Não sou separada, não sou viúva, nem solteira. Tenho um marido com o diagnóstico de inconsciência definitiva, que não volta mais, […] E esse estado civil, pela lei, não existe”, declarou ao autor, descrevendo o limbo em que se encontrava.
Ela conta que, antes de tomar a decisão, desabafou com os filhos sobre o sofrimento que vinha enfrentando. “Ninguém viu o meu sofrimento, a minha solidão, a minha depressão. Conheci o buraco mais fundo do que o fundo do poço”, relatou. “Meus filhos diziam: ‘Mãe, você vai morrer e meu pai vai ficar aí’. Eu só tomava água, café, remédio para depressão e fumava cigarro. Foram cinco anos e meio dormindo sozinha.”
A triste atualização sobre a saúde de Arlindo
Outro capítulo da biografia traz uma atualização sobre o quadro clínico do sambista. Babi Cruz revela que, infelizmente, o artista regrediu em sua recuperação e já não demonstra as mesmas reações de antes.
“Ele deixou de responder aos estímulos como quando teve aquele período maravilhoso de balbuciar algumas palavras. Tivemos momentos lindos dele segurando copo, segurando biscoito…”, lembrou. “Hoje não temos mais isso do Arlindo. Hoje ele está bem dentro do mundinho dele, do universo dele. Bem distante”, lamentou Babi, em um depoimento comovente sobre a condição atual do marido.
A luta de Arlindo Cruz pela vida é longa. Desde o AVC, ele passou por mais de 14 cirurgias, sendo cinco na cabeça, e enfrentou inúmeras internações. As revelações de Babi na biografia oferecem um olhar íntimo e honesto sobre a dura realidade de uma família que convive com as consequências de uma doença tão devastadora, ao mesmo tempo em que tenta encontrar formas de seguir em frente.