O primeiro trailer da nova série Star Trek: Starfleet Academy foi divulgado neste sábado (26), durante a San Diego Comic-Con, e sinaliza uma mudança de tom significativa para a icônica franquia de ficção científica. A prévia, focada em um novo grupo de jovens cadetes, sugere uma abordagem mais centrada nos dramas pessoais, amizades e romances, em contraste com o estilo mais militar e procedural das séries clássicas.

Com estreia prevista para o início de 2026 na Paramount+, a série é a grande aposta do estúdio para o futuro da franquia e para a conquista de uma nova geração de fãs.

“Mais sonhos, menos dever”: uma nova abordagem

O trailer é narrado pela personagem da atriz vencedora do Oscar, Holly Hunter, que interpreta a chanceler da Academia da Frota Estelar. Em seu discurso de boas-vindas aos novos alunos, ela os incentiva a “sonharem sem limitações”. As imagens que acompanham a fala mostram um elenco majoritariamente jovem, da Geração Z, em momentos de união, flerte e descobertas.

A descrição oficial da série reforça essa nova pegada, afirmando que os cadetes irão “navegar por amizades florescentes, rivalidades explosivas, primeiros amores e um novo inimigo”. A abordagem, que a crítica já apelidou de “mais sonhos, menos dever”, parece ser um cálculo do estúdio para adaptar o universo de Star Trek a um público mais jovem.

A grande aposta para o futuro da franquia

Starfleet Academy chega em um momento de transição para a saga. Séries recentes como Discovery, Picard e as animações Lower Decks e Prodigy chegaram ao fim. Além disso, a atual capitânia da franquia, a aclamada Strange New Worlds, já foi renovada para sua quinta e última temporada. Com isso, a nova série sobre a Academia se torna a principal esperança da Paramount+ para dar continuidade ao universo de Star Trek.

Um elenco que une veteranos e novatos

Além do elenco jovem e de Holly Hunter, a série contará com nomes de peso. O ator Paul Giamatti interpretará um vilão alienígena recorrente. A produção também trará de volta um rosto querido pelos fãs de longa data: Robert Picardo, que reprisará seu papel como o Doutor, da série Star Trek: Voyager. Tatiana Maslany (Orphan Black) também está confirmada como convidada especial.

Comandada pelos co-showrunners Alex Kurtzman e Noga Landau, Starfleet Academy já foi, inclusive, renovada para uma segunda temporada antes mesmo de sua estreia, um sinal da imensa confiança do estúdio em sua nova e ousada aposta para o futuro da Frota Estelar.

Mostrar menosContinuar lendo