O diretor de Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, Matt Shakman, revelou o motivo por trás de uma das maiores surpresas do filme: a ausência do vilão Fantasma Vermelho, interpretado pelo aclamado ator John Malkovich, que aparecia nos trailers mas teve sua participação quase que inteiramente cortada da versão final. Em uma nova entrevista, o cineasta explicou que a decisão foi puramente narrativa, para dar um ritmo melhor ao início da história.
Os fãs que foram aos cinemas notaram que o vilão, que prometia ser uma das primeiras ameaças da equipe, aparece apenas em breves relances durante uma montagem de abertura. Shakman confirmou que, originalmente, o filme começaria com uma longa cena de ação focada no personagem.
Uma abertura com “muito material”
Em entrevista ao podcast Phase Hero, o diretor explicou que a ideia inicial era mostrar a história do Quarteto Fantástico já em andamento, com quatro anos de carreira. “Queríamos que os personagens parecessem habitados”, disse Shakman. “Parte disso foi mostrar tudo o que eles fizeram ao longo do caminho: construir a Fundação Futuro, derrotar o Fantasma Vermelho, o Pensador Louco, o Homem-Toupeira.”
A cena de abertura original seria um confronto direto com o vilão de Malkovich. “Tivemos uma abertura com muita ação em torno do Fantasma Vermelho. Tivemos uma atuação incrível de John Malkovich”, elogiou o diretor. “Tínhamos o Fantasma Vermelho tentando roubar um foguete com seus macacos, e Reed [Richards] tentando derrotá-lo e enganando-o.”
O motivo do corte, segundo ele, foi o ritmo. “Era simplesmente muito material quando tentávamos chegar àquele momento atual em que o mundo deles muda quando a gravidez [de Sue Storm] acontece”, explicou, revelando que preferiu acelerar a introdução para chegar mais rápido ao cerne emocional da trama do filme.
A “atuação incrível” de John Malkovich
Shakman fez questão de elogiar o trabalho de John Malkovich, deixando claro que o corte não teve relação com a qualidade da performance. A revelação de que existe uma cena de ação completa e uma “atuação incrível” do ator como o vilão soviético certamente alimentará uma campanha dos fãs para que as cenas deletadas sejam divulgadas no futuro.
Quarteto Fantástico: Primeiros Passos está em cartaz nos cinemas e marca a estreia da Primeira Família da Marvel no Universo Cinematográfico Marvel (MCU). O filme é estrelado por Pedro Pascal, Vanessa Kirby, Ebon Moss-Bachrach e Joseph Quinn.