Novos documentos internos do reboot cancelado de Perfect Dark vazaram online, oferecendo aos fãs o vislumbre mais detalhado até agora do que o ambicioso exclusivo do Xbox poderia ter sido. A documentação, obtida pelo site MP1st, inclui artes conceituais, detalhes da história e a revelação de um sistema de jogabilidade central chamado “Sistema de Adrenalina”.

As novas informações surgem meses após o chocante cancelamento do jogo pela Microsoft, em julho de 2025, e aprofundam o mistério e a frustração em torno de um dos projetos mais aguardados da nova geração de consoles.

O ‘Sistema de Adrenalina’ e a jogabilidade

A documentação interna detalha o que seria o pilar da jogabilidade de Perfect Dark: o Sistema de Adrenalina. Nesse sistema, a adrenalina seria um recurso finito que o jogador poderia regenerar. Com a barra cheia, a espiã Joanna Dark teria acesso a uma série de habilidades especiais, como:

  • Cura instantânea.
  • Aumento do dano causado e redução do dano recebido.
  • Desvio de balas em câmera lenta.
  • Maior precisão de mira e velocidade de movimento.

O sistema sugere uma jogabilidade de ação intensa e estratégica, onde o gerenciamento de recursos seria fundamental para a sobrevivência.

Uma ficção científica ecológica e episódica

Além da jogabilidade, os documentos revelam a direção de arte e a estrutura do jogo. As artes conceituais mostram cenários de “ficção científica ecológica”, incluindo uma versão futurista da cidade do Cairo. A documentação também faz referência a uma “1ª Temporada”, o que sugere que o jogo poderia ter sido lançado em um formato episódico, com a história se desdobrando ao longo do tempo.

A conturbada história do cancelamento

Este vislumbre do que Perfect Dark poderia ter sido torna seu cancelamento ainda mais frustrante para os fãs. O reboot do clássico da Rare foi anunciado com grande alarde em 2020 e chegou a ser destaque no Xbox Summer Showcase do ano passado. No entanto, em julho de 2025, em meio a uma onda de demissões, a Microsoft anunciou o fechamento do estúdio The Initiative e o cancelamento do projeto.

No início deste mês, uma reportagem do jornalista Jason Schreier, da Bloomberg, revelou que a editora Take-Two (de GTA) esteve em negociações para salvar e publicar o jogo, mas o acordo fracassou por divergências sobre a propriedade da franquia a longo prazo. O fracasso do acordo resultou em demissões também no estúdio parceiro, o Crystal Dynamics, selando o destino do aguardado retorno de Joanna Dark.

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