O co-CEO da DC Studios, James Gunn, ofereceu aos fãs uma nova e reveladora visão sobre seus planos de longo prazo para o Universo DC (DCU). Em uma participação recente em um podcast, o cineasta confirmou que existe uma grande história planejada para durar cerca de uma década, mas enfatizou que o roteiro não está escrito em pedra: o plano é “muito flexível” e já passou por mudanças.
A principal razão para essa flexibilidade, segundo Gunn, é sua regra de ouro: ele não dará sinal verde para nenhum projeto até que o roteiro esteja em um nível que ele ame, mesmo que isso signifique alterar o cronograma original.
Um plano de uma década, mas com flexibilidade
Em uma nova participação no podcast 2 Bears, 1 Cave, Gunn abriu o jogo sobre o processo de criação do novo DCU. Ele contou que, desde o início, apresentou um “plano básico” aos executivos da Warner Bros. Discovery, que foi posteriormente detalhado com uma sala de roteiristas.
“Tínhamos um plano básico, mas então contratei um grupo de roteiristas (…) e nós meio que elaboramos a história toda”, explicou Gunn. “Agora, algumas coisas mudaram desde então, por vários motivos. Mas a essência da grande história é a mesma.” Ele reafirmou a ambição do projeto: “É como uma década, talvez um pouco menos.”
A regra de ouro: ‘um roteiro que eu ame’
A principal razão para essa flexibilidade, segundo o cineasta, é sua prioridade máxima com a qualidade. “Minha outra regra é: não vou dar sinal verde para nada sem ter um roteiro que eu ame”, declarou. “E houve outras coisas que ainda não funcionaram. Você tem que ser capaz de ter o panorama geral em mente, mas também estar disposto e ser capaz de mudar sempre que precisar.”
Essa filosofia explica por que a lista de projetos confirmados hoje parece um pouco diferente da que foi anunciada no lançamento do Capítulo Um, “Deuses e Monstros”. Alguns projetos podem ter sido engavetados ou adiados por não terem atingido o padrão de qualidade exigido pelo novo chefe.
A espinha dorsal que conecta ‘Superman’ e ‘Peacemaker’
Gunn deu um exemplo claro de como essa grande história já está se conectando através dos projetos. “Foi isso que começou em Superman, continua em Peacemaker, vai para o próximo filme do Superman e continuará a partir do filme seguinte”, disse ele, mostrando que há uma espinha dorsal narrativa que liga as produções.
Enquanto o plano de uma década continua a evoluir, a fase atual do DCU segue a todo vapor. A segunda temporada de Peacemaker está sendo exibida semanalmente, enquanto os próximos grandes lançamentos para o cinema, como Supergirl, Lanternas e a sequência Superman: O Homem do Amanhã, já estão em produção.