A aclamada primeira temporada da série Alien: Terra, da FX, chegou ao fim com uma cena final tensa e ambígua, que deixou todas as “peças de xadrez no tabuleiro” para o futuro. Agora, o criador da série, Noah Hawley, veio a público para analisar o significado daquele momento e falar sobre o futuro da produção, admitindo que o final foi projetado como uma “prova de conceito” e que a renovação para uma segunda temporada ainda depende da resposta comercial do público.

Em uma nova entrevista ao The Hollywood Reporter, Hawley deu uma aula sobre a construção da cena final e foi brutalmente honesto sobre a realidade de fazer uma série de TV de ficção científica de grande orçamento.

Um final triunfante, mas enganoso

A cena final reúne todos os personagens sobreviventes, incluindo o Xenomorfo, em uma sala, em um impasse tenso. O momento culmina com a sintética Wendy (Sydney Chandler) declarando: “Agora nós governamos”. Hawley explica que, embora a frase soe “triunfante e inspiradora”, ela é enganosa.

“Este capítulo está fechado, mas as tropas Yutani estão desembarcando. O equilíbrio de poder mudou. Essas crianças não têm ideia do que está por vir”, provocou o showrunner. “Corta para 10 minutos depois… o que vai acontecer? Então, eu gosto dessa urgência em tempo real.” Para ele, a aparente vitória dos protagonistas é apenas o prelúdio de uma ameaça ainda maior.

A alegria anarquista de Boy Kavalier

Um dos pontos altos da cena é a reação de Boy Kavalier (Samuel Blenkin), que olha para Wendy com um sorriso de orgulho. Hawley explica a motivação do personagem, a quem descreve como um “Disruptor” e um “anarquista”.

“Acho que há algo nesse momento em que ele percebeu que não apenas criou esse produto da imortalidade, mas que sua melhor invenção é essa máquina autoconsciente”, disse Hawley. “Se você é Peter Pan e quer a morte dos adultos, quão maravilhoso é que as crianças vão governar agora? (…) Há um deleite no fato de que ela está pegando a caixa de fósforos e pronta para queimar tudo.”

A espera pela segunda temporada

Questionado sobre o futuro da série e um antigo plano de cinco temporadas, Hawley foi honesto sobre a realidade da indústria. Ele explicou que a renovação depende de a série justificar seu alto custo.

“Tudo isso é um experimento de prova de conceito para ver se pessoas suficientes no planeta querem assistir a uma série de TV sobre Alien para justificar o custo de uma segunda e terceira temporadas”, afirmou. Ele disse que espera receber uma resposta do estúdio “nos próximos meses”, para saber se deve “conseguir outro emprego ou voltar a trabalhar”.

Mostrar menosContinuar lendo