A Housemarque, aclamado estúdio por trás de Returnal, finalmente abriu as cortinas de seu novo e misterioso projeto. Durante a apresentação State of Play da Sony nesta quarta-feira (24), foi revelado o primeiro trailer de gameplay de Saros, que também ganhou uma data de lançamento oficial: o jogo chegará exclusivamente para o PlayStation 5 em 20 de março de 2026.
Após um primeiro teaser cinematográfico em fevereiro, a nova prévia ofereceu aos fãs o primeiro vislumbre da ação frenética e do universo de ficção científica que prometem fazer de Saros mais um grande sucesso do estúdio finlandês.
A jogabilidade inspirada em ‘Returnal’
Durante a apresentação, foram exibidos cinco minutos de gameplay de Saros. As imagens confirmaram que o jogo seguirá a fórmula de ação em terceira pessoa que consagrou a Housemarque, com um combate rápido, intenso e repleto de efeitos de partículas na tela, em um estilo que lembra bastante o de Returnal.
O trailer mostrou o protagonista, Arjun Devraj, enfrentando inimigos em um ambiente alienígena, utilizando uma mecânica de ataque que, segundo a imprensa que já testou o jogo, é baseada em quebra-cabeças, exigindo mais do que apenas reflexos rápidos.
A história assombrosa da colônia perdida de Carcosa
Além da ação, o trailer reforçou a premissa sombria e misteriosa de Saros. O jogo é descrito como uma “história assombrosa de uma colônia perdida em Carcosa sob um eclipse sinistro”. O jogador assume o papel de Arjun Devraj, um “poderoso Executor Soltari que não medirá esforços para encontrar quem procura”. O personagem é interpretado pelo ator Rahul Kohli (conhecido por A Missa da Meia-Noite).
O diretor do jogo, Gregory Louden, já afirmou que o objetivo é “criar um estudo de personagem emocionante e poderoso que explore o custo de criar um novo futuro”.
O legado da Housemarque no PlayStation
A expectativa em torno de Saros é imensa, dado o histórico recente da Housemarque. Seu último grande lançamento, Returnal (2021), foi um dos primeiros grandes exclusivos do PlayStation 5 e foi aclamado pela crítica, vencendo múltiplos prêmios de Jogo do Ano. O título foi elogiado por sua jogabilidade desafiadora, narrativa misteriosa e por usar de forma exemplar os recursos do console. Com Saros, o estúdio parece determinado a repetir a dose, entregando mais uma experiência de ficção científica de alta qualidade para os donos de PS5.