A Square Enix acaba de dar aos fãs o vislumbre mais claro até agora de como Final Fantasy 7 Remake Intergrade rodará no aguardado Nintendo Switch 2. A empresa publicou um vídeo oficial comparando lado a lado as versões do jogo para Switch 2, PlayStation 5, Xbox Series X e PC.
O vídeo, que foca em um trecho da sequência de abertura do jogo renderizada em tempo real, parece ter como objetivo principal mostrar que o console híbrido da Nintendo, apesar de ser menos potente, consegue entregar uma qualidade visual surpreendentemente próxima à dos consoles de mesa mais robustos.
Switch 2 impressiona visualmente, mas há um porém
À primeira vista, o comparativo é impressionante para o Switch 2. Em muitos momentos do vídeo, é difícil notar diferenças significativas entre as quatro versões. As texturas, a iluminação e os modelos dos personagens se mantêm bastante consistentes em todas as plataformas. As únicas diferenças mais notáveis aparecem em closes muito específicos, como na textura do chão quando Cloud aterrissa (aos 48 segundos), onde as versões de PS5, Xbox e PC exibem um pouco mais de detalhe.
No entanto, há um detalhe crucial: o vídeo de comparação da Square Enix roda a 30 quadros por segundo (fps). Isso significa que ele não permite comparar a fluidez do jogo em cada plataforma.
A questão da taxa de quadros (FPS)
Enquanto o PS5 e o PC possuem modos de desempenho que permitem rodar Final Fantasy 7 Remake Intergrade a 60fps (ou mais, no PC), a Square Enix já confirmou oficialmente que a versão de Switch 2 rodará a “estáveis 30 quadros por segundo”. Portanto, se o vídeo de comparação fosse exibido a 60fps, a diferença na fluidez entre as versões seria muito mais evidente.
O segredo está na iluminação, diz o diretor
Apesar da limitação na taxa de quadros, a qualidade visual alcançada no Switch 2 é notável. O diretor do jogo, Naoki Hamaguchi, revelou recentemente que o segredo para o bom resultado foi não comprometer a iluminação. Segundo ele, a equipe priorizou manter o sistema de iluminação do PS5 no Switch 2, pois isso era crucial para preservar as expressões dos personagens e evitar que o jogo parecesse “barato”. A otimização, então, foi focada em outras áreas, como efeitos de névoa e pós-processamento.
Relatos de quem já testou o jogo no Switch 2 confirmam que o port é sólido e mantém um bom nível de detalhe gráfico no console portátil. A versão de Final Fantasy 7 Remake Intergrade para Switch 2 e Xbox Series X|S será lançada em 22 de janeiro de 2026.
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.
Contato: matheus@nosbastidores.com.br