logo
  • Início
  • Notícias
    • Viral
    • Cinema
    • Séries
    • Games
    • Quadrinhos
    • Famosos
    • Livros
    • Tecnologia
  • Críticas
    • Cinema
    • Games
    • TV
    • Quadrinhos
    • Livros
  • Artigos
  • Listas
  • Colunas
  • Search

Crítica | Chumbo Grosso - O filme policial mais hilário já feito

Lucas Nascimento Lucas Nascimento
In Capa, Catálogo, Cinema, Críticas•3 de fevereiro de 2018•4 Minutes

Com o sucesso arrasador de Todo Mundo Quase Morto no Reino Unido e por algumas fanbases nos EUA, a carreira de Edgar Wright preparava-se para decolar. Seu próximo projeto retomaria a parceria com Simon Pegg e Nick Frost, em mais uma sátira ácida de um gênero popular de Hollywood, preenchendo o segundo capítulo da Trilogia do Cornetto: Chumbo Grosso, provavelmente o mais hilário filme policial já feito.

Novamente roteirizado por Wright e Pegg, a trama nos apresenta a Nicholas Angel (Pegg), o melhor e mais inteligente policial que Londres já viu, cujas habilidades incríveis lhe garantem uma reputação sem precedentes no país. Na verdade, Angel é tão eficiente em seu trabalho que acaba envergonhando o restante do preguiçoso departamento, que acaba se vendo na necessidade de se livrar do sujeito para que suas próprias imagens não fiquem tão degradas. Angel é então transferido para a pacífica vila de Sandford, na cidadezinha do interior de Gloucestershire. De início parece um desperdício da grande habilidade de Angel, já que a cidade tem uma taxa de crime baixíssima, até o momento em que começa a desvendar uma sinistra conspiração que envolve todos os moradores.

O que separa os filmes da trilogia do Cornetto de outras paródias do gênero é o fato de Wright tratar seu filme como um do gênero específico: Todo Mundo Quase Morto era um filme de zumbi, e que hora e outra era até mesmo capaz de provocar tensão e pavor, da mesma forma com que Chumbo Grosso funciona muito bem como um filme de ação. A chave para o sucesso cômico está em encontrar os absurdos das diversas situações e a autorreferência, como o fato de o empolgado parceiro de Angel, Danny Butterman (Nick Frost), ser um aficionado pelo gênero e constantemente referenciar filmes como Caçadores de Emoção e Bad Boys 2, chegando ao ponto de simular cenas específicas de um destes durante um tiroteio.

A conspiração que envolve os moradores de Sandford é outro quesito genial, já que vira de ponta cabeça toda a minuciosa e detalhada investigação de Angel, que tece uma rede de acontecimentos muito lógica para explicar os acontecimentos e a onda de assassinatos que assola a vila… Até termos a revelação de que tudo aconteceu por outro motivo, muito idiota e hilário. Aliás, a presença de Timothy Dalton como um dos antagonistas aqui é divertidíssima.

De cara, já é impressionante observar a diferença brusca entre os personagens que Pegg interpreta. O banana desleixado Shaun dá espaço ao mega organizado e até robótico Nicholas Angel, com quem o ator fornece uma seriedade e disposição física notáveis, principalmente durante as cenas de ação, onde Wright revela-se um conhecedor nato. Das perseguições a pé até corridas de carro pelo campo, Wright é dono de uma câmera agitada e uma montagem frenética que é habil em unir dois planos e passar a impressão de continuidade ininterrupta (algo que ele faz muito bem no humor também, como a chegada de Angel que é demarcada por jump cuts inteligentes), ao mesmo tempo em que é capaz de impressionar com a eficiência, quase um Bourne mais humorado.

Chumbo Grosso talvez seja o melhor exemplar da trilogia, oferecendo um longa que funcione de forma eficiente como um filme policial e que atinge picos de brilhantismo no quesito paródia.

Chumbo Grosso (Hot Fuzz, Reino Unido – 2007)

Direção: Edgar Wright
Roteiro: Edgar Wright e Simon Pegg
Elenco: Simon Pegg, Nick Frost, Timothy Dalton, Jim Broadbent, Rafe Spall, Paddy Considine, Olivia Colman
Gênero: Comédia
Duração: 121 min

Lucas Nascimento

Estudante de audiovisual e apaixonado por cinema, usa este como grande professor e sonha em tornar seus sonhos realidade ou pelo menos se divertir na longa estrada da vida. De blockbusters a filmes de arte, aprecia o estilo e o trabalho de cineastas, atores e roteiristas, dos quais Stanley Kubrick e Alfred Hitchcock servem como maiores inspirações. Testemunhem, e nos encontramos em Valhalla.

Mais posts deste autor

Add comment

  • Prev
  • Next
Posts Relacionados
Games
Microsoft nega boato de que grandes varejistas estão removendo produtos Xbox

Microsoft exige margem de lucro recorde do Xbox; meta já causou cortes e cancelamentos

Microsoft exige margem de lucro de 30% do Xbox, acima da média. Medida já…


by Matheus Fragata

Games
Joker, de Persona, chega hoje como DLC grátis em 'Sonic Racing: CrossWorlds'

Joker, de Persona, chega hoje como DLC grátis em ‘Sonic Racing: CrossWorlds’

Joker, da série Persona, já está disponível como personagem grátis em Sonic…


by Matheus Fragata

Sem classificação
'Pokémon TCG Pocket' anuncia 'Mega Rising', nova expansão com Mega Pokémon ex

‘Pokémon TCG Pocket’ anuncia ‘Mega Rising’, nova expansão com Mega Pokémon ex


by Matheus Fragata

© 2025 Bastidores. All rights reserved
Bastidores
Política de cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}