logo
  • Início
  • Notícias
    • Viral
    • Cinema
    • Séries
    • Games
    • Quadrinhos
    • Famosos
    • Livros
    • Tecnologia
  • Críticas
    • Cinema
    • Games
    • TV
    • Quadrinhos
    • Livros
  • Artigos
  • Listas
  • Colunas
  • Search

Crítica | The Square - O mundo da arte contemporânea

Redação Bastidores Redação Bastidores
In Catálogo, Cinema, Críticas•25 de outubro de 2017•4 Minutes

*Este filme foi visto na 41ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

The Square talvez não seja o melhor filme do ano até o momento, mas, sem sombra de dúvida, é o longa cujo tema é o mais relevante. Vencedor da Palma de Ouro no último Festival de Cannes, a obra do diretor Ruben Östlund, ao retratar os bastidores do mundo da arte contemporânea e a realidade social da Suécia, o seu país de origem, não só contou uma história de proporções universais, como também realizou um diagnóstico preciso do alarmante processo de desumanização pelo qual a humanidade vem passando nos últimos anos. 

Concebida como uma mistura de A Doce Vida e Depois De Horas, a narrativa propõe ao espectador uma viagem surreal pelos dois polos extremos da economia sueca: a aristocracia ao redor da realeza e os moradores de rua que apodrecem nas calçadas. Quem nos guia por essa estranha viagem é Christian (Claes Bang), o curador-chefe do Museu de Arte Moderna. É através dos seus olhos e da sua trajetória – caracterizada, inicialmente, pela total indiferença em relação ao próximo – que conhecemos um pouco do sistema político e das hipocrisias da nação escandinava.

Ousado, The Square é o filme político por excelência: ao mesmo tempo que apresenta a visão de ambos os lados, nunca esquece de deixar claro qual é posição que defende. Na sua sátira feroz, nada é deixado para trás. O Estado de Bem-Estar Social, tão elogiado internacionalmente, é completamente destruído pelos flagras que a câmera faz dos inúmeros mendigos que habitam as ruas e pelos registros dos assaltos e das comunidades periféricas presentes na trama; assim como ideia por trás dessa política – que é a do auxílio social provido pelo Estado -, também desmantelada pela constante transposição de culpa e responsabilidade por parte do protagonista; e a “arte contemporânea”, juntamente com a sua falta de limites éticos, é ridicularizada violentamente, a ponto de ter uma cena (a do jantar) que ficará na mente do público por muito tempo.

No entanto, isso não é mostrado a partir da subjetividade de alguém que olha de fora, e sim da de um sujeito que é membro ativo desse mundo. Se fosse feito de uma maneira contrária, Östlund incorreria no erro de enxergar a situação com o mesmo preconceito daqueles que denuncia. Mas, ao nos dar a possibilidade de conhecer o outro lado e descobrir que, por trás da aparência arrogante, dos gestos calculados e da aparente indiferença humana, está escondido um pai capaz de sentir empatia, se arrepender e de se preocupar com os outros, nos revela que o personagem é apenas a vítima de uma engrenagem muito maior. Além disso, nos fornece a chave para uma possível conciliação. O diretor sabe que esta não se dá em razão da raiva e do cinismo, mas da compreensão e da aceitação.

Deste modo, acabou por realizar um filme que, repleto de momentos impactantes, imagens inesquecíveis e uma alternância bem-sucedida entre comédia e drama, é profundamente humano. Uma narrativa que, nos revelando o pior de nós, nos lembra também de todas as ações bondosas de que somos capazes. E a mensagem de que, se tivermos a coragem de reconhecer o estado moralmente precário em que nos encontramos, talvez tenhamos a coragem de fazer o que é preciso para alterá-lo completamente.

The Square (Idem, Suécia – 2017)

Direção: Ruben Östlund
Roteiro: Ruben Östlund
Elenco: Claes Bang, Elisabeth Moss, Dominic West, Terry Notary, Marina Schiptjenko, Elijandro Edouard
Gênero: Drama, Comédia
Duração: 220 minutos

Mostrar menosContinuar lendo

Redação Bastidores

Perfil oficial da redação do site.

Mais posts deste autor

Add comment

  • Prev
  • Next
Posts Relacionados
Famosos
Maíra Cardi fecha parque e 'leva Jesus' para festa de 7 anos da filha Sophia

Maíra Cardi fecha parque e ‘leva Jesus’ para festa de 7 anos da filha Sophia

Maíra Cardi celebrou os 7 anos da filha Sophia com uma festa luxuosa em um…


by Matheus Fragata

Listas
5 Documentários imperdíveis e altamente aclamados para ver na Netflix

5 Documentários imperdíveis e altamente aclamados para ver na Netflix


by Patrícia Tiveron

Listas
5 Filmes imperdíveis e aclamados para ver agora na HBO Max

5 Filmes imperdíveis e aclamados para ver agora na HBO Max


by Patrícia Tiveron

© 2025 Bastidores. All rights reserved
Bastidores
Política de cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}