logo
  • Início
  • Notícias
    • Viral
    • Cinema
    • Séries
    • Games
    • Quadrinhos
    • Famosos
    • Livros
    • Tecnologia
  • Críticas
    • Cinema
    • Games
    • TV
    • Quadrinhos
    • Livros
  • Artigos
  • Listas
  • Colunas
  • Search

Crítica | Last Order: Final Fantasy VII - Animação Completamente Desnecessária

Guilherme Coral Guilherme Coral
In Capa, Catálogo, Cinema, Críticas•20 de janeiro de 2018•4 Minutes

Por muito tempo houve uma grande polêmica sobre Last Order fazer ou não parte da compilação de Final Fantasy VII (os spin-offs do game principal). Devido às suas diversas contradições com a história do jogo base, muitos não o consideram material canônico. No aniversário de vinte anos da franquia, contudo, foi emitido oficialmente que Last Order não é parte da compilação, sendo considerada apenas uma interpretação dos fatos que levariam a FFVII.

O OVA (original vídeo animation) oscila entre dois tempos distintos. O primeiro, o presente, é a caçada por Zack Fair e Cloud Strife pelas tropas de Shinra, enquanto Tseng, comandante dos Turks, supervisiona a operação. O segundo é um flasback do próprio Tseng sobre os eventos ocorridos em Nibelheim e que acabaram levando para a caçada em questão. Tudo isso enquanto o comandante demonstra certo questionamento e aversão à ideia de matar Zack.

No flashback vemos a famosa cena na qual Sephiroth, vilão principal do game original, destrói a cidade de Nibelheim e, em toda a sua loucura, segue até a câmara de Jenova. É durante essa subtrama que se encontram as maiores contradições de Last Order. Esses vão desde diálogos até momentos chaves da trama que alteram o sentido de toda a obra que sucede tais eventos.

Enquanto isso, o desenrolar do tempo presente se dá através de diversas cenas de ação intercaladas com Zack conversando com Cloud que está desacordado graças aos experimentos nele realizados. Vemos ambos escapando das tropas até chegar na cena já conhecida, na qual ambos estão de carona na caçamba de um caminhão. O OVA termina abruptamente em outro ponto chave da narrativa de Final Fantasy VII e poderia ter continuado por mais alguns minutos por fins não só dramáticos como de compreensão da obra. Ao invés disso gerou ainda mais confusão sobre o que teria ocorrido.

A animação em si possui traços que acabam tirando a expressividade de diversos personagens, além de diferenciá-los do game original. Isso é bastante visível em Cloud quando está em transe. Além disso, nos momentos de maior ação, há uma distorção desconfortável dos personagens, diminuindo muito a qualidade do desenho. Com isso, se torna difícil, de fato, nos aproximarmos de cada um deles. Somente aqueles que jogaram o game original, ou outro de seus spin-offs, como Crisis Core, conseguirão obter maior imersão e, ainda assim, com bastante esforço

A trilha sonora utiliza algumas faixas de FFVII, ao mesmo tempo que introduz novas. Estas são, inclusive, utilizadas em Crisis Core: Final Fantasy VII, que efetivamente conta toda a história do OVA, indo mais além. Dito isso, ao jogar Crisis Core, Last Order acaba soando como seu primo menos favorecido, quase um resumo extremamente básico sobre um dos trechos do game. Sendo assim, é preferível, caso a pessoa não tenha como jogar esse jogo, assistir suas cutscenes em alguma plataforma de streaming (como o Youtube), ao passo que conseguirá maior profundidade do que esses vinte e cinco minutos do anime.

Last Order é, em última instância, inteiramente desnecessário. Ele não acrescenta nada de novo no universo de Final Fantasy VII e acaba distorcendo diversos fatos. Todos os eventos ocorridos já são retratados no game original, com leves exceções, que são posteriormente trabalhados com maestria em Crisis Core. Não é à toa que esse anime foi oficialmente excluído da compilação.

Last Order: Final Fantasy VII (idem, Japão –2005)
Direção: Morio Asaka, Tetsuya Nomura
Roteiro: Kazushige Nojima, Kazuhiko Inukai, Morio Asaka
Elenco: Ken’ichi Suzumura, Toshiyuki Morikawa, Takahiro Sakurai, Ayumi Ito, Junichi Suwabe, Keiji Fujiwara, Taiten Kusunoki
Duração: 25 min.

Mostrar menosContinuar lendo

Guilherme Coral

Refugiado de uma galáxia muito muito distante, caí neste planeta do setor 2814 por engano. Fui levado, graças à paixão por filmes ao ramo do Cinema e Audiovisual, onde atualmente me aventuro. Mas minha louca obsessão pelo entretenimento desta Terra não se limita à tela grande - literatura, séries, games são todos partes imprescindíveis do itinerário dessa longa viagem.

Mais posts deste autor

Add comment

  • Prev
  • Next
Posts Relacionados
Listas
5 Séries em destaque para ver na Netflix esta semana

5 Séries em destaque para ver na Netflix esta semana


by Patrícia Tiveron

Listas
As 3 melhores séries do Prime Video para maratonar este fim de semana

As 3 melhores séries do Prime Video para maratonar este fim de semana


by Patrícia Tiveron

Esportes
O leão rugiu no clássico: Vitória vence o Bahia por 2 a 1 e ganha fôlego contra o Z-4

O leão rugiu no clássico: Vitória vence o Bahia por 2 a 1 e ganha fôlego contra o Z-4


by Patrícia Tiveron

© 2025 Bastidores. All rights reserved
Bastidores
Política de cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}