Antes de se tornar um dos produtores mais requisitados da música pop, com sucessos nas paradas de artistas como Ed Sheeran, Katy Perry e Justin Bieber, Benny Blanco enfrentou um início de carreira marcado por perrengues e noites sem um teto sobre a cabeça. Em uma entrevista reveladora à revista InStyle nesta semana, o músico, de 36 anos, detalhou as dificuldades que enfrentou em Nova York para perseguir seu sonho.
O peso do sonho: o iMac G5 e as noites na rua
No início dos anos 2000, enquanto dava seus primeiros passos como DJ e produtor, Blanco, que abandonou o ensino médio para se dedicar à música, não tinha os recursos que tem hoje. A tecnologia da época tornava o trabalho ainda mais desafiador. “Como não tinha um notebook, ele e seus amigos precisavam carregar um computador de mesa iMac G5 para todas as festas”, relata a publicação.
O icônico computador da Apple, pesado e nada portátil, era sua principal ferramenta de trabalho. Após as apresentações, a logística de voltar para casa, na Virgínia, era inviável. A solução era improvisar. Blanco contou que, no fim da noite, ele e seus parceiros “dormiam na estação de trem, em um parque, ou até no McDonald’s na Times Square”. Tudo isso, sem o conhecimento de seus pais. “Tá de brincadeira? Minha mãe teria ficado maluca se ela soubesse que eu estava dormindo num banco no parque”, admitiu.
A descrença da família e o “plano B”
Mesmo quando as coisas começaram a dar certo, a família de Blanco, especialmente sua mãe, Sandra, mantinha um pé atrás. O produtor relembrou com bom humor a dificuldade em convencer sua mãe da seriedade de sua carreira, mesmo quando já trabalhava com superestrelas.
“Eu dizia: ‘Mãe, vou para o estúdio com Britney Spears’. E ela falava: ‘Você não vai, não’. E eu respondia: ‘Eu juro, mãe!’. Era assim”, contou Blanco, referindo-se à sua colaboração no hit “Circus” (2008). “Mesmo quando minhas músicas fizeram sucesso, minha mãe dizia: ‘Tá, mas qual é seu plano B?'”, relembrou, ilustrando a preocupação familiar com a instabilidade da indústria musical.
Do banco do parque ao topo das paradas
A persistência de Benny Blanco valeu a pena. Na última década e meia, ele se consolidou como uma força por trás dos bastidores da música pop. Sua lista de créditos como produtor e compositor é um verdadeiro “quem é quem” da indústria, incluindo nomes como Ed Sheeran, BTS, Eminem, Maroon 5, Rihanna, Kesha, Halsey e Christina Aguilera.
Sua colaboração profissional mais notória, no entanto, evoluiu para um romance. Blanco trabalha com a cantora e atriz Selena Gomez há mais de uma década, co-escrevendo e produzindo alguns de seus grandes sucessos, como “Same Old Love” e “Kill ’Em With Kindness”.