A batalha judicial entre o compositor brasileiro Toninho Geraes e a superestrela britânica Adele ganhou um novo capítulo, com acusações que agora transcendem a esfera musical e entram no campo da suposta fraude processual. A equipe jurídica de Geraes protocolou um pedido na Justiça exigindo que Adele assine pessoalmente uma nova procuração para seus advogados no Brasil, na presença de testemunhas autorizadas. A medida drástica, segundo a defesa, é para “garantir que a fraude não vá se repetir”.
A desconfiança surgiu após uma conturbada audiência de conciliação realizada em dezembro de 2024. Na ocasião, que buscava um acordo entre as partes, os advogados de Toninho Geraes questionaram a autenticidade das assinaturas nos documentos de procuração apresentados em nome de Adele e de seu co-compositor, Greg Kurstin.
A audiência da discórdia e a suspeita de fraude
O encontro, que terminou sem consenso, foi marcado por esse imbróglio. Agora, a defesa do compositor brasileiro argumenta que, diante da suspeita sobre os documentos, a única forma de garantir a legitimidade do processo é com uma nova coleta de assinaturas.
“O único método seguro é a coleta dessas assinaturas originais – diante das quais as das procurações, sob suspeita, serão comparadas pelos peritos – presencialmente, ali, na frente de Adele e Greg Kurstin”, explicou Fredímio Trotta, advogado de Toninho Geraes, em contato com um portal de notícias. “Ainda que lá nos Estados Unidos, para garantia de autenticidade […]. Até mesmo para livrar os culpados da primeira fraude de uma eventual responsabilização e condenação”, completou.
Caso a perícia judicial comprove a falsificação das assinaturas anteriores, a defesa pedirá a anulação da audiência de conciliação, que teria que ser refeita, desta vez, com a possível presença dos artistas. O pedido ainda aguarda a análise do juiz responsável pelo caso. A assessoria jurídica de Adele no Brasil foi procurada, mas informou que não vai se pronunciar sobre o assunto.
A batalha judicial por “Mulheres”
O centro de toda a disputa é a acusação de que a canção “Million Years Ago”, de Adele, seria um plágio de “Mulheres”, um dos grandes sucessos de Toninho Geraes, eternizado na voz do sambista Martinho da Vila.
O processo tramita na Justiça do Rio de Janeiro e tem sido marcado por uma série de contratempos e acusações de que a defesa da cantora estaria agindo de má fé para atrasar o andamento do caso. A nova petição, que levanta a suspeita de falsificação de documentos, eleva a tensão do litígio a um novo patamar, mostrando que o compositor brasileiro está disposto a ir até as últimas consequências para que seu caso seja ouvido de forma justa.