logo
  • Início
  • Notícias
    • Viral
    • Cinema
    • Séries
    • Games
    • Quadrinhos
    • Famosos
    • Livros
    • Tecnologia
  • Críticas
    • Cinema
    • Games
    • TV
    • Quadrinhos
    • Livros
  • Artigos
  • Listas
  • Colunas
  • Search

Crítica | A Guerra de Anna - Marcas de um Conflito

Gabriel Danius Gabriel Danius
In Capa, Catálogo, Cinema, Críticas•3 de junho de 2020•5 Minutes

A Segunda Grande Guerra Mundial já foi tema de diversas produções no cinema, muitas delas abordando o seu viés político, os seus conflitos e toda a brutal violência que resultou em milhões de mortes em todo o mundo, principalmente na Europa. Em A Guerra de Anna (Aleksey Fedorchenko) a ideia é a de apresentar o calvário pelo qual a jovem Anna que dá nome ao longa e que irá precisar ficar centenas de dias se escondendo em uma chaminé não usada em um escritório nazista.

 É um foco bastante diferente se pensado o que já foi visto em produções sobre a Segunda Guerra Mundial e um jeito diferente de se contar os dilemas pelos quais os judeus sofreram na mão dos nazistas. Filmes como Jojo Rabbit (Taika Waititi) e A Menina que Roubava Livros (Brian Percival) também abordam o gênero de uma forma não convencional, colocando a protagonista presa em um local e mostrando os desdobramentos do conflito enquanto ela é mantida no local, mas são produções muito mais interessantes e tocam a narrativa com muito mais brilho, além de trazerem muito mais atrativos para a trama, pois conseguem abrir um debate sobre o tema, algo que A Guerra de Anna não faz.

A narrativa contada pelo diretor Aleksey Fedorchenko se passa quase que inteiramente dentro do local que a garota se mantém escondida, com exceção do início do filme em que ela ainda não está escondida no lugar. Na realidade, o diretor se prende demais ao roteiro para contar a história da menina que é bastante dramática, tinha tudo para ser emocionante e com altas doses de suspense e tensão, até porque uma garotinha judia presa em um local cheio de nazistas é uma grande trama e por si só já desempenha uma história fascinante. Mas o diretor a conta de um jeito tão sem emoção e com vários furos que acaba perdendo o brilho que teria na mão de outro cineasta.

Outro fator é que o longa é chatíssimo e isso é culpa da direção em tornar uma narrativa que tinha tudo para ser interessante em algo maçante e sem ação. Há alguns momentos que o diretor tenta dar alguns toques de tensão e suspense a trama, dando o entendimento de que Anna seria pega pelos nazistas, mas nada mais do que isso, a ação não ia além destas cenas. A garotinha não fazia nada a mais além de ficar andando pelo recinto procurando o que comer e o que beber e olhando o que os oficiais nazistas estavam fazendo no local. Éum filme tão sonolento que é difícil ficar com os olhos abertos e facilmente se pega no cochilo com o jeito que o cineasta conta a narrativa, e isso é algo ruim, pois perde toda a atenção do público.

Também incômoda são os trechos não contados da história são cortes abruptos por assim dizer, e que deixam o longa mais superficial, como o início em que o roteiro não mostra a família da menina sendo fuzilada, apenas a mostram já morta e precisando fugir do local. Uma cena estranha que não apresenta os fatos como ocorreram, como ela sobreviveu e também em relação ao final aberto, que se bem trabalhado seria bastante interessante, mas que foi muito mal aproveitado, deixando pontas e que ficam dúvidas de seu real destino.

Em suma, A Guerra de Anna serve mais para quem curte ver filmes sobre o período da Segunda Grande Guerra que vitimou tantas pessoas, mas que não vai a fundo em discutir fatos ou em outras ocasiões mais relevantes, e nisso ele peca ao deixar os fãs do gênero na mão.

A Guerra de Anna (Voyna Anny, Rússia – 2018)

Direção: Aleksey Fedorchenko
Roteiro: Aleksey Fedorchenko, Nataliya Meshchaninova
Elenco: Marta Kozlova, Lyubov Vorozhtsova, Vladimir Sapin, Aleksandr Vakhov
Gênero: Drama
Duração: 74 min.

Mostrar menosContinuar lendo

Gabriel Danius

Jornalista e cinéfilo de carteirinha amo nas horas vagas ler, jogar e assistir a jogos de futebol. Amo filmes que acrescentem algo de relevante e tragam uma mensagem interessante.

Mais posts deste autor

Add comment

  • Prev
  • Next
Posts Relacionados
GamesCapaGamesCríticas
Review | Digimon Story: Time Stranger é um JRPG com coração de ouro e pernas de chumbo

Review | Digimon Story: Time Stranger é um JRPG com coração de ouro e pernas de chumbo

Digimon Story: Time Stranger traz uma das melhores jornadas da saga, mas…


by Matheus Fragata

Cinema
Jesse Eisenberg revela planos inusitados para conhecer Mark Zuckerberg antes de “A Rede Social”

Jeremy Strong fala sobre viver Mark Zuckerberg na sequência de ‘A Rede Social’

Jeremy Strong elogiou o roteiro da sequência de 'A Rede Social' e falou sobre…


by Matheus Fragata

GamesSéries
Modders removem mais de mil linhas 'inúteis' de diálogo de God of War Ragnarok

Vazamento revela chamada de elenco para a série ‘God of War’ da Amazon

Vazou a chamada de elenco da série 'God of War' da Amazon. Descrições revelam…


by Matheus Fragata

© 2025 Bastidores. All rights reserved
Bastidores
Política de cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}