logo
  • Início
  • Notícias
    • Viral
    • Cinema
    • Séries
    • Games
    • Quadrinhos
    • Famosos
    • Livros
    • Tecnologia
  • Críticas
    • Cinema
    • Games
    • TV
    • Quadrinhos
    • Livros
  • Artigos
  • Listas
  • Colunas
  • Search

Crítica | Em Chamas - Um Excelente Exemplar do Cinema Sul-Coreano

Gabriel Danius Gabriel Danius
In Capa, Catálogo, Cinema, Críticas•16 de novembro de 2018•9 Minutes

Pode não parecer de início, mas Em Chamas (Lee Chang-dong) não é apenas um filme de drama, é também um filme de mistério, lembrando em alguns momentos um suspense de primeira em que há um segredo central e dessa forma desenvolvendo toda a trama principal. O protagonista é Jong-su (Yoo Ah In), um rapaz simples e solitário que encontra por acaso uma antiga amiga chamada Hae-mi (Jong-seo Jeon). Logo os dois voltam a sair juntos, há um inicio de relacionamento entre os dois, e uma terceira pessoa aparece para assim compor o trio de amigos que se encontram ocasionalmente.  

O aparecimento desse terceiro elemento, até então desconhecido, muda tudo o que a trama havia proporcionado ao telespectador, e essa mudança é que deixa o longa mais fascinante ainda. A chegada de Ben (Steven Yeun, o Glenn de Walking Dead), traz de início certa harmonia para Hae-mi e Jong-su, mas na mesma proporção que Ben é apresentado como um homem de múltiplas facetas – cozinha, é rico, têm muitos amigos e faz muitas viagens – Hae-mi e Jong-su são apresentados como pessoas pobres, com problemas familiares e vivem entre o tédio do dia a dia e de prazeres momentâneos.

Até a chegada de Ben, o diretor Lee Chang-dong (Poesia) trabalha a hipótese do longa ser apenas um drama sobre relacionamentos e em alguns momentos parece até mesmo um filme sobre amizade, o diretor perde um bom tempo desenvolvendo essa amizade, primeiro entre os dois personagens centrais e depois com o amigo recém chegado. Nesse tempo vai nos mostrando também como é a relação deles com suas famílias, além de dar um ar de mistério em relação ao personagem de Ben. Mas é aí que vem a espetacular mudança de roteiro.

Essa mudança consiste no sumiço de Hae-mi e o diretor começa a focar na busca de Jong-su em tentar descobrir o que aconteceu com sua amiga. Há várias possibilidades apontadas pelo roteiro, ou ela fez uma viagem ou algo de mais sério aconteceu com a garota. É fantástico o jeito que Lee Chang-dong trabalha essa mudança repentina, pois o suspense começa a tomar conta do filme e até passa-se a criar certos momentos de tensão, feitos para nos mostrar qual o paradeiro dela. Claro que toda essa transformação em relação a atmosfera vem da criação de um possível vilão.

Seria errado cravar quem é o assassino e até mesmo se foi assassinato, ou simplesmente Hae-mi fugiu ou sumiu por algum outro motivo. O diretor não diz com certeza quem é esse assassino, deixa uma duvida no ar se aquilo seria a imaginação do protagonista ou se era real. Lee Chang-dong  acerta em criar esse um possível vilão (se levar em conta que existe um). O vilão é muito bem construído, a começar pelo sorriso cativante que diz muito sobre o personagem, com seu carisma passa a imagem de ser um homem legal, bacana e acima de qualquer suspeita. A todo instante surge com aquele sorriso de bom amigo prestes a ajudar a quem precise. A questão a se colocar é qual o motivo de tanta alegria. Há duas possibilidades: ou seria ele uma pessoa muito feliz ou seria ele apenas um dissimulador. 

Essa questão da duvida é que engrandece Em Chamas. Até a chegada do final havia uma possibilidade de certeza em relação a quem era o assassino, mas foram tantas dicas dizendo o contrário que fica no ar uma discussão de quem realmente cometeu tal crime. O final aberto é uma decisão fantástica tomada pelo diretor, ele fecha o ciclo dos personagens, mas não diz o que foi tudo aquilo apresentado até então, diferente, por exemplo, do filme Os Suspeitos em que há a duvida em quem cometeu o crime e o diretor resolve nos mostrar quem o cometeu de fato. Aqui não há essa decisão e ela é acertada, ajuda a deixar um clima de duvida que faz com que o telespectador esmiúce tudo que foi presenciado até o momento. 

Essa ousadia, não apenas em relação ao final, mas também em transformar uma história tão simples em algo tão elaborado e diversificado é trabalho do diretor e do ótimo roteiro, ambos assinados por Lee Chang-dong (no roteiro com participação de Haruki Murakami). A forma com a qual trabalha a narrativa pode fazer com que pareça ser um filme parado, ou até mesmo enrolativo e chato, mas nada disso é verdade. Tudo que é apresentado na trama faz algum sentido e serve para ajudar a desenvolver os personagens e a dar uma noção do que está acontecendo. Em alguns momentos utilizam de métodos que ajudam a enganar o telespectador jogando para um lado ou para o outro o real motivo do desaparecimento de Hae-mi.

A mensagem de Em Chamas existe, mesmo não parecendo haver uma. Esta mensagem está oculta e é carregada e levada em conta com relação à vida de todos os personagens que aparecem. Há, por exemplo, a questão da solidão não apenas dos cidadãos da Coréia do Sul, mas também o isolamento em relação à Coréia do Norte, dois países com o mesmo nome, mas separados por questões políticas, há também um tom de perigo, demonstrado com uma cena em que Trump aparece falando na tv. E ainda há a vida cotidiana dos personagens, todos vivem solitários, sem se relacionar e mesmo quando se relacionam é de modo superficial. 

O diretor trabalha belamente o conceito de  solidão. Ben é irreverente, vive encontrando com amigos e tem bastante dinheiro para alguém de sua idade, em contraponto aos dois protagonistas que são sozinhos, sem amigos e vivem sem dinheiro O melhor amigo de Jong é um bezerro e quando vai às reuniões de amigos de Ben vive na dele, sem proferir uma palavra. O sorriso de Ben contrasta bastante com o de Jong-su, pois não há do que dar risada sem motivo aparente, Jong vive no mundo dele de solidão e abandono. 

O cinema sul-coreano sabe como ninguém trabalhar narrativas, sendo em Oldboy (Park Chan-wook) ou mesmo no recente O Lamento (Hong-jin Na), histórias bem amarradas e diversificadas, sempre colocando um toque de suspense durante a trama e possivelmente com um final arrasador que muda toda a trajetória dos personagens criada até então. Dificilmente se encontra uma produção do país com problemas em relação a narrativa o que mostra como as produções sul-coreanas só crescem no cenário cinematográfico. Em Chamas é apenas mais um exemplar de como o país está a frente em muitos quesitos nesse cenário cultural. 

*Esse filme foi visto durante a 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Em Chamas (Beoning, Coréia do Sul – 2018)

Direção: Chang-dong Lee
Roteiro: Jungmi Oh, Chang-dong Lee, Haruki Murakami (livro)
Elenco: Ah-In Yoo, Steven Yeun, Jong-seo Jeon, Soo-Kyung Kim, Seung-ho Choi, Seong-kun Mun
Gênero: Drama, Mistério
Duração: 158 min

Gabriel Danius

Jornalista e cinéfilo de carteirinha amo nas horas vagas ler, jogar e assistir a jogos de futebol. Amo filmes que acrescentem algo de relevante e tragam uma mensagem interessante.

Mais posts deste autor

Add comment

  • Prev
  • Next
Posts Relacionados
Famosos
É oficial! Vini Jr. pede Virginia Fonseca em namoro com surpresa romântica em Madrid

É oficial! Vini Jr. pede Virginia Fonseca em namoro com surpresa romântica em Madrid

É oficial! Vini Jr. pediu Virginia Fonseca em namoro com surpresa romântica em…


by Matheus Fragata

Games
5 Dicas essenciais para o lançamento de Battlefield 6 amanhã (10/10)

Funcionários da EA criticam pressão agressiva por IA, citando ‘código falho’ e medo de demissões

Funcionários da EA criticam pressão da empresa para usar IA 'pra tudo'. Relato…


by Matheus Fragata

Games
Review | Pokémon Legends: Z-A traz imperdível mecânica de batalha presa à vícios de design

‘Pokémon Z-A’ é o maior lançamento físico nos EUA desde ‘Zelda: Tears of the Kingdom’


by Matheus Fragata

© 2025 Bastidores. All rights reserved
Bastidores
Política de cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}