logo
  • Início
  • Notícias
    • Viral
    • Cinema
    • Séries
    • Games
    • Quadrinhos
    • Famosos
    • Livros
    • Tecnologia
  • Críticas
    • Cinema
    • Games
    • TV
    • Quadrinhos
    • Livros
  • Artigos
  • Listas
  • Colunas
  • Search

Crítica | O Jovem Karl Marx - Propaganda e ingenuidade cinematográfica

Redação Bastidores Redação Bastidores
In Catálogo, Cinema, Críticas•24 de outubro de 2017•4 Minutes

*Este filme foi visto na 41ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Bastam alguns minutos de projeção para saber quase todas as etapas do desenvolvimento narrativo de O Jovem Karl Marx. Não há a menor necessidade de conhecer a história de vida do biografado para prever que acompanharemos a típica trajetória do homem talentoso e inquieto que sacrifica muitas coisas e  se coloca contra  pessoas próximas – ou a sociedade em geral – para se tornar um sujeito auto-realizado e historicamente relevante; ou que testemunharemos clichés cinematográficos como o uso de fade-out depois de um personagem desmaiar e o ajuste do desfoque quando ele acorda, justamente no momento em que a câmera subjetiva que recria o seu ponto de vista é dominada pela figura de sua futura parceira.

Todavia, há um elemento diferente que faz com que a obra de Raoul Peck se destaque negativamente das demais. É um fato conhecido que as cinebiografias (ou recortes biográficos) constituem um dos subgêneros mais formulaicos. Obviamente, há obras dessa natureza que são caracterizadas por experimentação e ousadia formal – os recentes O Formidável e Rodin, filmes sobre determinados períodos nas vidas de Jean-Luc Godard e Auguste Rodin, respectivamente, são bons exemplos. Porém, a maioria delas segue o formato narrativo/estético convencional e a cartilha de mostrar as diferentes facetas da pessoa retratada, contrapondo o sucesso profissional com os defeitos comportamentais.

O Jovem Karl Marx vai pela via contrária. Não me entendam errado, o longa é genérico e banal em todos os sentidos, no entanto, ele se nega a mostrar qualquer aspecto negativo da personalidade do famoso teórico comunista. Tanto ele quanto Friedrich Engels são homens geniais, à frente do tempo, ambiciosos, corajosos, ousados, carinhosos, engraçados, responsáveis e preocupados com a paz universal. Não há nada em suas respectivas personalidades que deponha contra nem mesmo um defeito capaz de nos convencer que estamos vendo a história real de dois seres humanos.

Inicialmente, isso pode ser confundido com um erro, mas, ao passo que a narrativa vai se desenrolando, torna-se claro que não estamos diante de uma obra artística preocupada com aquilo que nos é mostrado ou interessada em problematizar as questões que Marx e Engels abordaram em seus textos. Na verdade, o seu objetivo é outro e tem muito mais a ver a com a propagando política descarada. Peck, Pascal Bonitzer e Pierre Hodgson não querem desvendar o homem. Pelo contrário. Desejam ilustrar o mito, com todas as verdades e mentiras que acompanham as mitificações.

Deste modo, é impossível levar a produção a sério, tanto da perspectiva histórica quando artística. A recriação de época e o elenco são competentes (August Diehl, de Bastardos Inglórios, é um daqueles atores hipnóticos, dos quais é difícil desgrudar os olhos) e até há boas ideias (como as primeiras cenas em que Marx e Engels interagem, que recria parcialmente a lógica de uma comédia romântica), porém, o evidente caráter propagandístico e a parcialidade com que retrata um dos fundadores do comunismo são imperdoáveis. O filme parece ter sido feito muito mais pelo agente publicitário de algum partido político do que por um artista preocupado com a realidade concreta.

O Jovem Karl Marx (Der Junge Karl Marx, O Jovem Karl Marx– 2017)

Direção: Raoul Peck
Roteiro: Raoul Peck, Pascal Bonitzer e Pierre Hodgson
Elenco: Auguste Diehl, Stefan Kornaske, Vicky Krieps, Olivier Gourmet, Hannah Steele, Alexander Scheer
Gênero: Biografia, Drama
Duração: 118 minutos

 

Redação Bastidores

Perfil oficial da redação do site.

Mais posts deste autor

Add comment

  • Prev
  • Next
Posts Relacionados
Famosos

Virginia revela lembrancinhas de luxo da festa de Maria Flor: ‘Ô lembrancinha cara!’


by Matheus Fragata

Games

Preparem os Pip-Boys: ‘Fallout 4’ é confirmado para o Nintendo Switch 2 em 2026

Fallout 4 chegará ao Nintendo Switch 2 em 2026 na 'Anniversary Edition', com…


by Matheus Fragata

Cinema
Johnny Depp interpretará Satanás em novo filme

Johnny Depp retorna a Hollywood como Scrooge em nova versão sombria de ‘Um Conto de Natal’

Johnny Depp retorna a Hollywood em grande estilo como Ebenezer Scrooge em nova…


by Matheus Fragata

© 2025 Bastidores. All rights reserved
Bastidores
Política de cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}