logo
  • Início
  • Notícias
    • Viral
    • Cinema
    • Séries
    • Games
    • Quadrinhos
    • Famosos
    • Livros
    • Tecnologia
  • Críticas
    • Cinema
    • Games
    • TV
    • Quadrinhos
    • Livros
  • Artigos
  • Listas
  • Colunas
  • Search

Crítica | Quem Você Pensa que Sou - Um bom drama francês

Gabriel Danius Gabriel Danius
In Capa, Catálogo, Cinema, Críticas•30 de setembro de 2019•7 Minutes

Claire Millaud (Juliette Binoche) é uma mulher que foi abandonada pelo marido, ela logo se encontra com outro homem, no qual pensa em se relacionar, mas nisso acaba conhecendo, por telefone em uma conversa curta, o jovem Alex (François Civil), o colega de quarto de sua paixão momentânea e que logo se transforma em um amor à primeira vista.

O principal barato de Quem Você Pensa que Sou (Safy Nebbou) é o jeito com que a história dialoga com a realidade. É inteligente o jeito com que o diretor coloca uma mulher de 50 anos se relacionando, pela internet, com uma rapaz mais novo que ela. Essa é uma questão inegavelmente relevante para a personagem, que saiu de um relacionamento conturbado e procura um novo amor, e encontra em Alex o homem ideal. Claire acredita que caso assuma essa relação, ela não seja bem vista pelas pessoas, por ela ser uma mulher mais velha que o rapaz. Essa questão é debatida em vários momentos da trama, em que Claire fica se penitenciando em querer encontrar Alex, mas ao mesmo tempo procrastinando por acreditar que aquele nunca fosse o momento certo. 

Esse é outro tema bastante interessante e que poderia ter um tratamento mais profundo em relação ao que é contado. Claire claramente perde uma grande oportunidade em sua vida, pois encontra alguém com quem se sente bem conversando, mas que deixa de lado por ficar imaginando o que as pessoas fossem falar dela, e assim deixa de viver um grande amizade, ou até mesmo um grande amor que poderia se tornar algo a mais lá para a frente. Porém, isso acontece não apenas pelo medo de Claire, mas soma-se o medo da idade com a questão principal e a mais relevante do longa. 

Claire Millaud cria no facebook um perfil falso, com o nome de Clara, visualiza o perfil de Alex e começa a ver quais as suas principais qualidades, e quais os seus hobbies e gostos que mais o atraem, sendo assim coloca tudo que mais interessa em Alex em seu perfil falso, e tão logo começa a papear com o rapaz pela rede social, acabam por conversar por telefone, e assim o contato está feito. Em tempos que a internet é usada para fazer contatos, ou até mesmo para as pessoas se relacionarem digitalmente, é uma discussão válida ao que o longa se propõem, pois Clara não é exatamente a pessoa que Alex acredita que ela seja, porém Clara é apenas alguém que Claire gostaria que existisse, ou possivelmente que ela gostaria de ser. 

Essa questão de Claire se sentir atraída e não ir em busca de se encontrar com Alex, é algo que tem a ver bastante com a solidão nessa idade da vida, pois ela é uma mulher sozinha, vive de relacionamentos superficiais e foi abandonada pelo marido, portanto há um medo natural em se relacionar novamente com outra pessoa, por isso Claire usa como desculpa a questão da idade para não se encontrar pessoalmente com Alex. E fica também a questão no ar, se Claire se relacionou com ele porque estava apaixonada ou porque simplesmente queria alguém para conversar e não se sentir sozinha.

O jeito com que a narrativa é contada é um acerto, apresentando a personagem e sua vida, e depois inserindo os seus dramas particulares de uma forma que enriquece a trama. Os dois plot twists, ambos perto do final, são bem trabalhados e conseguem alcançar o objetivo de surpreender o público, pois é bastante inesperado o jeito que ocorrem, principalmente o primeiro plot, que realmente é de deixar de boca aberta, tamanha é a surpresa. Essas duas viradas de roteiro servem para dar uma direcionada para o final, pois há um momento que a história não tem mais para onde ir, e a relação dela com Alex esfria bastante, então esse primeiro plot serve bastante para dar uma pré-finalizada no filme.

Juliette Binoche (Deixe a Luz do Sol Entrar) é o grande atrativo do longa, e sem ela, possivelmente, não seria a mesma coisa. A atriz veio a calhar em uma trama que debate a solidão nessa faixa de idade dos 50 anos. Com grandes papéis no currículo não é de se impressionar que esteja em alta, trabalhando em inúmeras produções sempre com muito afinco e determinação. Juliette Binoche traz alma para a personagem de Claire, e faz com que a atenção do público não se perca com a protagonista isolada em cena.

Quem Você Pensa que Sou funciona como um drama que debate várias situações que uma pessoa vive em uma fase da vida. De maneira sensível e séria debate questões relevantes. e o diretor Safy Nebbou mantem o foco na trama sem inventar questões que possam atrapalhar o andamento do longa. Em alguns momentos há um problema sério de ritmo no jeito que a trama é levada adiante, mas isso é algo que não deixa o filme ruim, apenas cansativo em alguns momentos. É certamente um bom drama francês sobre relações e suas dificuldades em criar laços afetivos, e que na internet não é necessário se criar uma relação duradoura para toda a vida.

Quem Você Pensa que Sou (Celle que vous croyez, 2019)

Direção: Safy Nebbou
Roteiro: Safy Nebbou, Julie Peyr, Camille Laurens (Livro)
Elenco: Juliette Binoche, Nicole Garcia, François Civil, Marie-Ange Casta, Guillaume Gouix, Charles Berling
Gênero: Drama, Romance
Duração: 100 min.

Mostrar menosContinuar lendo

Gabriel Danius

Jornalista e cinéfilo de carteirinha amo nas horas vagas ler, jogar e assistir a jogos de futebol. Amo filmes que acrescentem algo de relevante e tragam uma mensagem interessante.

Mais posts deste autor

Add comment

  • Prev
  • Next
Posts Relacionados
Famosos
Gaby Amarantos revela ter feito 'super chuca' com 300 litros de água para emagrecer

Gaby Amarantos revela ter feito ‘super chuca’ com 300 litros de água para emagrecer

A cantora Gaby Amarantos revelou que fez uma 'super chuca' (enema) com 300…


by Matheus Fragata

Viral
Curso universitário acusa Tolkien de racismo por retratar Orcs e gera fúria

Curso universitário acusa Tolkien de racismo por retratar Orcs e gera fúria

Um curso na Universidade de Nottingham alega que os Orcs de 'O Senhor dos…


by Matheus Fragata

CapaCinema
Superman: James Gunn revela novas cenas do filme após CinemaCon

Warner Bros. Discovery pode ser vendida; Netflix e Comcast na disputa

Warner Bros. Discovery anunciou que está avaliando uma venda completa da…


by Matheus Fragata

© 2025 Bastidores. All rights reserved
Bastidores
Política de cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}