logo
  • Início
  • Notícias
    • Viral
    • Cinema
    • Séries
    • Games
    • Quadrinhos
    • Famosos
    • Livros
    • Tecnologia
  • Críticas
    • Cinema
    • Games
    • TV
    • Quadrinhos
    • Livros
  • Artigos
  • Listas
  • Colunas
  • Search

Crítica | A Telenovela Errante - O político e o absurdo

Redação Bastidores Redação Bastidores
In Catálogo, Cinema, Críticas•25 de outubro de 2017•4 Minutes

*Este filme foi visto na 41ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Sem dúvida, as telenovelas, mesmo que cada vez menos marcantes, ainda possuem grande força na América Latina. Talvez o que demarque muito bem essa queda de influência seja um apuro estético cada vez mais “cinematográfico”, no sentido mais técnico da palavra. A imagem de melhor qualidade mascara uma linguagem televisiva, enrustida, incapaz de se entregar à expressividade distinta do cinema. Por isso, o lançamento de A Telenovela Errante, quase vinte anos depois do fim de suas filmagens, tem algo de estranho. Pode parecer muito mais antigo do que verdadeiramente é.

As filmagens do longa foram realizadas no início da década de 90 por Raúl Ruiz, durante uma semana de oficina para atores, e foram terminadas agora, seis anos após a morte do diretor, por sua mulher, Valeria Sarmiento. Dividido em sete dias, o longa traz em cada um deles uma esquete diferente, progressivamente surrealista, mas não menos sarcástica.

Se o tom lembra muito o da sátira, isso se dá pela própria natureza das novelas. O que Ruiz faz, em vez de adotar o cinismo perante o gênero – que poderia revelar uma visão segregadora –, é brincar com a própria estética televisiva, do seu exagero, do seu descompromisso, para produzir ficções, mesmo nos momentos mais absurdos, com um conteúdo crítico bem marcado. No nível mais superficial, realmente, esse humor político pode parecer um pouco desatualizado (já não é mais o mesmo Pinochet, nem o mesmo espírito paira pela América Latina), o que não diminui o exercício de Ruiz.

Desde o primeiro esquete (uma hilária paquera entre uma mulher e o irmão de seu marido, um “socialista”) até a última (praticamente um curta buñueliano), o diretor tenta construir um comentário ácido sobre as contradições da esquerda, a luta armada, o machismo e outros temas caros à cultura latina. A Telenovela Errante é também um experimento de encenação anti-naturalista – a estética realista nunca foi a praia do diretor. Esta abertura permite uma série de jogadas metalinguísticas, com personagens cientes de que estão em uma telenovela, às vezes assistindo a uma telenovela e comentando sobre ela, quando não assistindo a si próprios.

Alinhado com os estudos culturais de recepção da época, o filme traz frequentemente a ideia de um mundo construído a partir da telenovela, e vice-versa, em contato com o público, afirmando uma visão tragicômica da vida. Ao mesmo tempo, não esquece sua vocação cinematográfica, realizando longos planos fixos, valorizando o trabalho dos atores.

Ainda que com alguns roteiros um pouco irregulares e quebram o fluxo da narrativa – raramente coletâneas são perfeitas –, A Telenovela Errante é, mesmo depois de 27 anos, uma obra importante na filmografia de Raul Ruiz que, se não mostra toda a sua grandiosidade como cineasta (para isso, veja Mistérios de Lisboa ou A Cidade dos Piratas, entre tantos outros longas da sua prolífica carreira), revela um espírito de época muito particular e importante para entender a cultura latino-americana hoje. E nenhuma frase poderia melhor exprimir a alma deste filme, senão a que intitula o sétimo e último episódio: “Se não se comportar bem nesta vida, na próxima virá como um chileno. R.R.”.

A Telenovela Errante (La Telenovela Errante, Chile – 2016)

Direção: Raúl Ruiz e Valeria Sarmiento
Roteiro: Raúl Ruiz e Pía Rey
Elenco: Luis Alarcón, Patricia Rivadeneira, Francisco Reyes, Consuelo Castillo, Roberto Poblete, Liliana García, Mauricio Pesutic, Leticia Garrido
Gênero: Comédia, Drama
Duração: 80 minutos

Mostrar menosContinuar lendo

Redação Bastidores

Perfil oficial da redação do site.

Mais posts deste autor

Add comment

  • Prev
  • Next
Posts Relacionados
Famosos
Maíra Cardi fecha parque e 'leva Jesus' para festa de 7 anos da filha Sophia

Maíra Cardi fecha parque e ‘leva Jesus’ para festa de 7 anos da filha Sophia

Maíra Cardi celebrou os 7 anos da filha Sophia com uma festa luxuosa em um…


by Matheus Fragata

Listas
5 Documentários imperdíveis e altamente aclamados para ver na Netflix

5 Documentários imperdíveis e altamente aclamados para ver na Netflix


by Patrícia Tiveron

Listas
5 Filmes imperdíveis e aclamados para ver agora na HBO Max

5 Filmes imperdíveis e aclamados para ver agora na HBO Max


by Patrícia Tiveron

© 2025 Bastidores. All rights reserved
Bastidores
Política de cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}