logo
  • Início
  • Notícias
    • Viral
    • Cinema
    • Séries
    • Games
    • Quadrinhos
    • Famosos
    • Livros
    • Tecnologia
  • Críticas
    • Cinema
    • Games
    • TV
    • Quadrinhos
    • Livros
  • Artigos
  • Listas
  • Colunas
  • Search

Crítica | Verão de 85 - Drama com toque de tragédia

Gabriel Danius Gabriel Danius
In Capa, Catálogo, Cinema, Críticas•3 de junho de 2021•7 Minutes

Com Alguns Spoilers

Quando iniciou sua carreira como diretor, ainda na década de 90, o francês François Ozon logo começou a despontar e a crítica especializada da época acabou o colocando como um dos jovens promissores cineastas franceses da nova geração. E não estavam errados, pois o diretor tinha realmente talento e um jeito peculiar de se fazer cinema, tanto que dele nasceram produções consagradas, como Potiche – Esposa Troféu e Dentro de Casa, que são exemplos de como Ozon trabalha histórias que tenham uma mensagem forte e que dialoguem com o mundo atual.

Ozon gosta de trabalhar com temas dramáticos e que possam surpreender ao público. É nesse cenário que surge Verão de 85, produção que apresenta muito da linguagem e estética que o cineasta tanto gosta e que tem uma abordagem social, trabalhando a trama de uma forma mais emotiva e delicada.

Seu último trabalho antes de Verão de 85 tinha sido uma produção que abordava o tema da pedofilia, Graças a Deus, e aqui o diretor novamente desfruta de temas atuais. Nesse novo filme não há nenhuma profundidade ou pensando em discutir a relação do casal entre o jovem Alexis Robin (Félix Lefebvre) com David Gorman (Benjamin Voisin).

Um Drama Simples e Eficiente

O longa conta como Alexis encontrou David e o que havia sido um simples encontro casual acaba por se tornar um relacionamento sério, além de mostrar como esse amor acaba por transformar o casal, isso até que uma tragédia ocorre.

O roteiro, que teve participação de Ozon, tentou nos passar, e conseguiu até um certo momento, a sensação de que o mais importante é viver a vida o máximo que puder e o de desfrutar os momentos ao lado de quem você gosta, mesmo que a relação seja momentânea. Aquela velha mensagem de viva intensamente o quanto puder.

É um drama diferente, que parecia ser um romance, mas por algumas escolhas bem estruturadas que acabam por direcionar a narrativa para um drama. A tal tragédia que desde o início é mencionada, ou seja, o espectador já assiste ao filme sabendo que o pior irá acontecer, acaba sendo um elemento diferente para a trama.

A decisão de colocar uma ato trágico na história é uma decisão interessante porque acaba prendendo o público na tela para acompanhar a história e saber o que realmente aconteceu de fato.

Há dois caminhos trilhados neste drama, o da relação entre o jovem casal de se apaixonar e enfrentar conflitos na relação e o pós-tragédia, quando Alexis começa a refletir algumas de suas ações, reflexão essa que não é nitidamente expressada, mas que fica claro em algumas falas do protagonista.

Romance Bem Estabelecido

No longa, igual ao que é apresentado em Me Chame Pelo Seu Nome (Luca Guadagnino), em que os protagonistas vivem um romance às escondidas, no conto de Ozon o casal não oficializa a relação, mas não apenas por medo do que os outros irão dizer do relacionamento, é mais uma questão de guardar um segredo, como se fosse um amor proibido. Na realidade, o roteiro não deixa claro o porque deles esconderem a relação e nem o diretor se esforça em apresentar os motivos para isso.

O objetivo de Ozon é o de mostrar como o relacionamento dos dois acaba por rapidamente desmoronar, mas não por não sentirem amor um pelo outro, e sim por ciúmes por parte de Alexis e por querer causar ciúmes pela parte de David. Isso é mostrado até o segundo ato, quando a partir da tal tragédia o longa passa a oferecer novos rumos para a trama.

É desse ponto, já no terceiro ato, que as coisas começam a ficar mais nebulosas e os conflitos de antes passam a ser ignorados. O foco é na tentativa de emocionar o público causando um choque, choque esse que não existe, já que desde o início sabemos que algo trágico irá acontecer.

Quanto ao romance em si, ele é bem construído, dando aquele ar de amor a primeira vista e que logo se torna uma paixão ardente, transformando o que tinha tudo para ser um relacionamento água com açúcar em algo mais profundo.

Escolhas erradas

Na forma sútil em que Ozon conta sua história que nascem alguns questionamentos relacionados a suas escolhas na hora de trabalhar o roteiro, como o que realmente a trama queria passar para o público além de apenas uma história de amor? É algo que não fica evidente no jeito que a narrativa é montada e tão menos fica evidente o que o cineasta quer fazer de fato com os protagonistas.

Há um certo momento que fica a dúvida dos motivos da tragédia ter acontecido, quem era o culpado e porque ocorreu? São curiosidades que são colocadas como forma de surpreender o espectador, mas que acabam por se tornarem conclusões vazias das situações impostas. Na realidade, o diretor parece não saber para onde quer ir com sua trama, até por isso há um estranhamento no jeito que o longa é tocado a partir do segundo ato.

Verão de 85 é uma bonita história de amor e que alcança as expectativas criadas em torno do filme. É sensível e tocante o jeito que os protagonistas se amam e também no jeito que tão logo se perdem nessa apaixonante relação que se apresenta na tela.

Verão de 85 (Eté 85, 2020 – França)

Direção: François Ozon
Roteiro: François Ozon, Aindan Chambers
Elenco: Félix Lefebvre, Benjamin Voisin, Philippine Velge, Valeria Bruni Tedeschi
Gênero: Drama
Duração: 90 min

Mostrar menosContinuar lendo

Gabriel Danius

Jornalista e cinéfilo de carteirinha amo nas horas vagas ler, jogar e assistir a jogos de futebol. Amo filmes que acrescentem algo de relevante e tragam uma mensagem interessante.

Mais posts deste autor

Add comment

  • Prev
  • Next
Posts Relacionados
ListasGames
GTA 6 adiado para Maio de 2026: 5 Fatos oficiais sobre o jogo mais aguardado da história

GTA 6 adiado para Maio de 2026: 5 Fatos oficiais sobre o jogo mais aguardado da história


by Patrícia Tiveron

Esportes
Mirassol fere São Paulo com goleada e gol-relâmpago

Mirassol fere São Paulo com goleada e gol-relâmpago


by Patrícia Tiveron

Games
'Pokémon Legends: Z-A' confirma que Pokémon fazem cocô; veja a polêmica

Requisito ‘absurdo’ para o Shiny Charm em ‘Pokémon Legends: Z-A’ divide a comunidade

Requisito para o Shiny Charm em Pokémon Legends: Z-A exige 1000 vitórias e…


by Matheus Fragata

© 2025 Bastidores. All rights reserved
Bastidores
Política de cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}