A confirmação da morte da brasileira Juliana Marins, de 26 anos, encontrada sem vida nesta terça-feira (24) em um vulcão na Indonésia, transformou a corrente de esperança que mobilizou o Brasil em uma onda de luto e indignação. Após quatro dias de angústia, a notícia do desfecho trágico gerou manifestações de tristeza de diversas celebridades, mas também um forte sentimento de revolta nas redes sociais, onde muitos internautas culpam a demora e a suposta negligência das equipes de resgate locais pela morte da jovem.
A família de Juliana confirmou o falecimento em um comunicado. “Hoje, a equipe de resgate conseguiu chegar até o local onde Juliana Marins estava. Com imensa tristeza, informamos que ela não resistiu”, dizia a nota, que também agradecia por todo o apoio recebido. Juliana ficou presa em um penhasco de difícil acesso por mais de 70 horas, sem água, comida ou abrigo, após sofrer uma queda durante uma trilha no Monte Rinjani.
O luto e a comoção dos famosos
Artistas que haviam se engajado na campanha por um resgate ágil voltaram às redes para lamentar a perda. A atriz e apresentadora Tatá Werneck, uma das mais ativas na mobilização, expressou sua dor: “Sinto muito, sinto muito mesmo. Aos prantos aqui”, escreveu. A influenciadora Romana Novais também se manifestou: “Que tristeza! Acabou com meu dia”.
A atriz Luana Xavier enviou uma mensagem de conforto espiritual. “Envio do fundo do meu coração todas as minhas orações para que a passagem da Ju para o outro plano seja feita com todo o amparo da espiritualidade”, publicou. Carol Peixinho também deixou seu pesar: “Muito triste! Que Deus conforte toda a família”.
A revolta com a demora no resgate
Paralelamente ao luto, um sentimento de raiva tomou conta de muitos brasileiros que acompanharam o caso. A percepção de que a operação de resgate foi lenta e ineficiente alimentou a indignação. “Só para deixar claro: ela não morreu, a equipe da Indonésia deixou morrer. Se tivessem feito isso no primeiro dia, ela estaria viva”, desabafou uma internauta, em um comentário que reflete o pensamento de muitos.
A frustração é compartilhada por outros. “Eu tinha um pouquinho de esperança, mas se imaginar que ela estava há tanto tempo exposta ao clima e tudo mais, senti desespero”, disse outra seguidora. “Todos nós tínhamos uma esperança! Que Deus possa confortar o coração de toda a família!!”, lamentou uma terceira, expressando o sentimento coletivo de uma esperança que se desfez.