O Brasil sendo um dos 5 maiores países do mundo, guarda em si uma quantidade absurda de culturas, etnias e diferenças culturais.

Às vezes, nem quem é brasileiro e mora no Brasil a vida toda, conhece todas as culturas e mistura existente no Brasil.

Muito menos as do tipo mais moderno que nasceram a poucos anos e foram negligenciadas e demonizadas por serem de uma região mais pobre.

E foi dessa maneira que surgiu o gênero do funk no Brasil, com uma origem muito pobre e das favelas, o funk apareceu e se mostrou poderoso no Brasil, transformando muitas pessoas de origem humilde em famosos artistas pelo país todo.

Nesse artigo vai ser falado mais especificamente sobre o passinho dos maloka que surgiu no funk e se tornou uma febre no Brasil inteiro, e hoje em dia é uma marca registrada do gênero de música e dança do funk.

Nesse artigo você também vai ler:

  • Qual o significado de maloka?
  • História do termo maloka
  • O que é o passinho dos maloka e onde surgiu?
  • De quem é a frase “pega visão”?
  • Qual a principal mensagem que as frases maloka pretendem passar?

Qual o significado de maloka?

A palavra maloka é uma palavra derivada do termo “maloqueiro”, uma palavra depreciativa para se referir a meninos da periferia ou da favela como ladrões, baderneiros e vândalos.

Assim que começou uma busca por representatividade cultural dentro das favelas e periferias pelo brega-funk como um real gênero de música que pode representar uma coisa boa e fazer sucesso num país como o Brasil.

Por isso começaram a usar o termo maloka, para mostrar que nem todo garoto da favela é um ladrão ou um traficante.

História do termo maloka

Surgido em Recife nas periferias em meio a bailes funk, apareceu com uma derivação do gênero brega-funk, trazendo essa novidade. No começo para vídeos de música, foram de pouquinho em pouquinho nascendo os famosos “passinhos”.
eles começaram a crescer e se espalhar pelas comunidades de Recife, então nos bailes funk começou a ser usado em batalhas de dança.

Criando assim as batalhas de passinho, onde é mostrado a conexão com a batida da música, criatividade e desenvoltura corporal.

Sem nenhuma vergonha, esse movimento cultural e musical foi crescendo cada vez mais, saindo das favelas e alcançando todo o Brasil e se tornando parte da cultura de grupos sociais mais humildes financeiramente.

Vários cantores de funk, vendo esse crescimento em torno da dança, começaram a usar grupos de dança para representar essa parte da música nos seus videoclipes.

Esse foi um incentivo muito grande para que mais e mais jovens se aprofundassem no mundo da dança e pudessem mostrar que, do lugar de onde eles vieram, eles também têm cultura.

Por ser um ritmo muito novo, assim como o samba na sua época e o axé, o passinho dos maloka ainda é visto de uma maneira muito marginalizada, criando um estereótipo de bandido naqueles que o praticam.

Dessa maneira, os próprios jovens adeptos desse estilo, lutam para quebrar essas barreiras e estigma que paira em cima da cabeça deles.

O que é o passinho dos maloka e onde surgiu?

Como disse anteriormente, surgiu em bairros da periferia na região metropolitana de Recife. Essa dança faz muito uso da virilha e dos braços lembrando movimentos sexuais.

Um dos passos mais famosos e que viralizou dentro e fora do Brasil é a sarrada. Junto com ela tem passos como ombrinho, laço e a puxada.

Apesar de parecer estranho e deselegante para aqueles que não estão acostumados, caso queiram entender, podem usar de referência o filme “Ritmo Quente” Com Patrick Swayze e Jennifer Grey.

No próprio nome do filme em inglês, Dirty Dancing, que em tradução literal seria “dança suja (ou pervertida)” tem uma dança bastante marcante. No filme a protagonista Frances se interessa por Johnny Castle que acaba levando-a para conhecer um baile.

Nesse baile, a dança, também de conotação sexual, é muito mal vista pelos hóspedes do hotel no qual Frances está. Contudo é amada pelos funcionários do hotel, que em seus momentos de folga se juntam para dançar e se divertir.

O mesmo acontece com o brega-funk e o passinho dos maloka, extremamente marginalizado e desprezado pelo o que podemos considerar a classe elitista brasileira, que dita isso como uma coisa feita por pessoas ruins e não uma forma de dança.

De quem é a frase “pega visão”?

De uma origem muito incerta, pega visão é uma gíria usada para pedir a atenção da outra pessoa, na intenção de deixar a pessoa mais atenta.

Muito usado nas músicas de brega-funk e funk também, pois estes gêneros possuem uma linguagem mais informal, permitindo assim o uso de mais gírias que o comum.

Essas gírias nas músicas demonstram também qual a origem da pessoa que canta a música. Por ser uma gíria muito usada no Rio de Janeiro e na Bahia, caso você escute uma música com essa gíria, é bem capaz que ela seja dessas regiões ou esteja muito envolvida nesse meio artístico.

Como por exemplo, na música “Pega Visão” do grupo Bonde da Stronda, lançado em 2014, onde eles usam essa gíria para mostrar para os outros não se meterem com eles.

Qual a principal mensagem que as frases maloka pretendem passar?

As frases de maloka surgiram na internet e muitos daqueles que fazem uso do estilo Mandrake usam essas frases para mostrar seus sentimentos e pensamentos no momento.

Frases como: Faça das suas cicatrizes as suas marcas de vida ou Me afastando de quem não me soma!

Todas essas frases para foto maloka tem sempre algum assunto interno como Deus, progresso pessoal, dinheiro, sucesso e visão para o futuro. Também existem frases para casais que compartilham do mesmo estilo.

Como por exemplo: Não vejo a hora de poder dizer: conseguimos ou A minha fiel eu não troco por nada nesse mundo. Ela me quis sem nada, agora vai me ter com tudo.

Esse tipo de estilo de frase também faz uso de muitos emojis para representar o sentimento que quer ser passado.

Redação Bastidores

Perfil oficial da redação do site.

Mais posts deste autor