O fenômeno global “Guerreiras do K-Pop” (K-Pop Demon Hunters) está no centro de uma controvérsia cultural no Reino Unido. Uma escola cristã na Inglaterra, a Lilliput Church of England Infant School, em Dorset, enviou um comunicado aos pais e responsáveis de alunos com idades entre quatro e sete anos, pedindo que as crianças não cantem as músicas do hit da Netflix nas dependências da escola, devido a preocupações com referências a demônios.
A medida visa respeitar as famílias que consideram os temas da animação incompatíveis com sua fé.
Músicas vão contra o ‘ethos cristão’
De acordo com a BBC News, a nota inicial da escola explicava que alguns membros da comunidade se sentiam “profundamente desconfortáveis” com as letras do filme, que se tornou o título original mais assistido da história da Netflix.
A equipe da escola explicou que demônios são associados a “forças espirituais opostas a Deus e à bondade” e que, portanto, era necessário defender o “ethos cristão” da instituição, pedindo aos pais que incentivassem os filhos a “não cantarem essas músicas na escola por respeito àqueles que consideram os temas incompatíveis com sua fé”.
Escola diz que não condena o filme, mas prega o respeito
Apesar da proibição inicial, o diretor interino da escola, Lloyd Allington, enviou uma carta de acompanhamento na segunda-feira (17), esclarecendo a postura da instituição. Ele afirmou que a escola não está pedindo aos pais para dizerem que o filme é errado, mas sim para promover a tolerância religiosa:
“Queremos garantir que não estamos pedindo aos pais para dizerem a seus filhos que há algo de errado em gostar do filme ou de suas músicas, se isso se alinhar com suas próprias crenças, e esta não será a mensagem que compartilharemos na escola. Nosso papel será simplesmente ajudar as crianças a entender que alguns de seus colegas podem ter visões diferentes e explorar como podemos respeitar e apoiar esses colegas na defesa de sua fé.”
O diretor também mencionou ter recebido feedback positivo de alguns pais, que apontaram que as canções do filme promovem valores como trabalho em equipe e bondade.
A ironia do sucesso
A controvérsia contrasta com o enredo do filme. Guerreiras do K-Pop segue o trio de K-pop Huntr/x, que secretamente caça e combate forças demoníacas, e foi aclamado pela crítica. O filme não apenas bateu recordes de visualização na Netflix, como sua trilha sonora passou semanas no top 10 da Billboard, conquistando cinco indicações ao Grammy. A série, que tem uma sequência já em desenvolvimento, é um fenômeno global que agora encontra a resistência do choque cultural.
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.
Contato: matheus@nosbastidores.com.br

