Furacão Milton agora: tempestade se aproxima

A situação do furacão Milton agora é a de fortalecimento, enquanto avança pelo Golfo do México em direção à Flórida, nesta quarta-feira (09). O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos alertou que o ciclone, que voltou ao status de categoria 5 na tarde de terça-feira (08), pode ser um dos mais destrutivos já registrados para o centro-oeste do estado.

O furacão Milton apresenta ventos sustentados de 260 km/h e ameaça diretamente a região de Tampa Bay, que abriga mais de 3,3 milhões de pessoas. Esta área da Flórida, que não é impactada diretamente por um grande furacão há mais de 100 anos, enfrenta agora o risco de uma maré de tempestade entre 3 e 4,5 metros, segundo as autoridades meteorológicas.

A vulnerabilidade da costa oeste do estado foi evidenciada recentemente pelo furacão Helene, que causou danos devastadores ao atingir a região em setembro, matando várias pessoas devido à maré de tempestade.

Tornados são registrados nos Estados Unidos

O furacão Milton agora se encontra a cerca de 485 quilômetros a sudoeste de Tampa e continua avançando em direção ao nordeste a uma velocidade de 22 km/h. A previsão é de que o furacão toque o solo na noite de quarta-feira ou no início de quinta-feira (10) com seu impacto sentido em várias cidades da costa do Golfo da Flórida.

Além dos ventos intensos e da maré de tempestade, Milton também traz a ameaça de tornados. Um tornado já foi registrado nesta manhã na Interstate 75, uma das principais rodovias que liga o norte e o sul do estado. O Centro Nacional de Furacões alerta que o risco de tornados aumentará nas próximas horas, especialmente nas áreas centrais da Flórida.

As autoridades locais estão em alerta máximo e já emitiram ordens de evacuação para algumas áreas costeiras vulneráveis. Os moradores foram orientados a buscar abrigo seguro e evitar sair de casa, uma vez que os efeitos do furacão podem ser catastróficos. A situação permanece em constante monitoramento, com atualizações previstas ao longo do dia.

Mostrar menosContinuar lendo

Luiz Henrique Oliveira

Nascido no interior de São Paulo, com passagens pelo Maze Blog, Cenapop, UOL, Hit Site e Bolavip Brasil, sempre escrevendo sobre entretenimento.

Mais posts deste autor