Dezesseis anos após protagonizar um dos momentos mais estranhos e inesquecíveis da história dos talk shows, o ator Joaquin Phoenix revisitou sua infame entrevista com o apresentador David Letterman. Em uma conversa com Stephen Colbert, sucessor de Letterman, na noite desta terça-feira (15), o vencedor do Oscar por Coringa pediu desculpas pelo episódio e confessou que, apesar de ter sido um “sucesso” para seu projeto, a experiência foi “horrível” e “uma das piores noites” de sua vida.

O episódio em questão aconteceu em 2009, quando Phoenix apareceu no programa de Letterman como parte de uma grande pegadinha para o seu pseudodocumentário (mockumentary) Eu Ainda Estou Aqui, dirigido por Casey Affleck. Na época, o ator chocou o mundo ao surgir com cabelo e barba desgrenhados, falando de forma monossilábica e anunciando que estava abandonando a carreira de ator para se tornar um rapper.

A pegadinha, o “rapper” e o colapso forjado

A performance de Phoenix foi tão convincente que muitos acreditaram que ele estava passando por um colapso mental genuíno. A verdade só foi revelada meses depois, com o lançamento do filme. Agora, em sua conversa com Colbert, o ator admitiu que a intenção era exatamente essa: chocar o apresentador e o público.

“Eu só quero que o Dave [Letterman], tipo, acabe comigo. Eu só quero que seja realmente perigoso”, disse Phoenix sobre sua intenção na época. Ele revelou que chegou a avisar a produção do programa de que se tratava de uma performance, para que não houvesse pânico nos bastidores. “Eu sempre quis obter essa reação e ver como eu mesmo reagiria a isso”, explicou.

O arrependimento e o novo pedido de desculpas

Apesar de a “pegadinha” ter funcionado para os propósitos do filme, Phoenix hoje olha para o episódio com arrependimento. “Foi muito desconfortável”, admitiu. “Eu me arrependo, nunca mais farei isso. Me desculpem.”

Quando Colbert brincou que David Letterman poderia estar assistindo à entrevista naquele momento, o ator olhou para a câmera e se desculpou diretamente com o antigo apresentador. “Pode ser, e eu só preciso dizer que sinto muito”, disse. “Foi estranho porque, de certa forma, foi um sucesso [para o projeto], e também foi uma das piores noites da minha vida.”

Vale lembrar que o próprio Joaquin Phoenix já havia pedido desculpas a Letterman em um retorno ao seu antigo programa, algum tempo depois, já fora do personagem. Na ocasião, ele disse: “Eu presumi que você saberia a diferença entre um personagem e uma pessoa real, mas peço desculpas”. A nova declaração, 16 anos depois, mostra que o episódio, embora tenha se tornado um momento icônico da cultura pop, deixou marcas profundas no próprio ator.

Mostrar menosContinuar lendo