A próxima geração da guerra dos consoles já tem uma data para começar. Dois rumores separados, mas convergentes, de insiders com bom histórico na indústria, apontam que tanto o PlayStation 6 quanto o próximo Xbox estão planejados para serem lançados em 2027. As informações indicam que, embora ambas as empresas estejam mirando no mesmo ano, suas estratégias para o hardware podem ser drasticamente diferentes.

Enquanto a Sony parece seguir um caminho mais tradicional, a Microsoft estaria se preparando para lançar um console híbrido, mais poderoso e caro, com a capacidade de rodar jogos de PC.

O ‘plano’ da Sony para o PS6 em 2027

A primeira informação veio do insider KeplerL2, conhecido por vazar com precisão informações sobre hardware da AMD. Em um fórum online, ele afirmou que o plano da Sony é, de fato, lançar o PS6 em 2027, a menos que ocorram atrasos inesperados. A declaração veio em resposta a uma discussão sobre os comentários do arquiteto do PlayStation, Mark Cerny, que mencionou que novas tecnologias chegariam a “um futuro console em alguns anos”. Para o insider, “alguns anos” significa 2027.

O Xbox híbrido também mira em 2027

No mesmo dia, a especulação ganhou ainda mais força com um relatório do youtuber Moore’s Law is Dead (MLID), que também tem um histórico de vazamentos de hardware. Ele não apenas corroborou a data de lançamento de 2027 para o próximo Xbox, como afirmou ter ouvido de “ainda mais fontes” que a Microsoft está “abertamente dizendo que 2027 é quando o [projeto] Magnus será lançado”, referindo-se ao codinome do processador do novo console.

Xbox mais poderoso e caro, com foco no mercado de PC

A grande revelação do relatório de MLID é a suposta estratégia da Microsoft. O próximo Xbox seria um console-híbrido, mais poderoso e, consequentemente, mais caro que o PS6. A máquina seria projetada para rodar não apenas os jogos do ecossistema Xbox, mas também títulos de outras lojas de PC, desafiando diretamente o mercado de computadores gamer.

“Ele deve ser mais forte que o PS6, mas, ao mesmo tempo, também será mais caro”, explicou o youtuber, que alega ter visto documentos do processador do console. A ideia é que o novo Xbox seja um “aparelho premium” que atraia jogadores de PC.

Enquanto a Microsoft aposta em um híbrido de mesa, a Sony pode estar olhando para o mercado portátil. Em um vídeo anterior, o mesmo insider alegou que a Sony estaria planejando um PlayStation 6 portátil, com capacidade de ser conectado à TV, no estilo do Nintendo Switch. Por enquanto, a única informação oficial é que ambas as empresas já confirmaram que estão trabalhando com a AMD em seus futuros consoles.

Mostrar menosContinuar lendo

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.

Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.

Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Mais posts deste autor